domingo, 23 de novembro de 2008

COMO SUPERAR AS DIFICULDADES PARA SE ENTENDER A PALAVRA DE DEUS?


II Pe. 3.14-18


OBJETIVO: Apresentar ao cristão o desafio de ir mais fundo no conhecimento da Palavra de Deus.


INTRODUÇÃO: ‘Tudo o que acontece, acontece. Tudo o que, ao acontecer, faz com que outra coisa aconteça, faz com que outra coisa aconteça. Tudo o que, ao acontecer, faz com que ela mesma aconteça de novo, acontece de novo. Isso, contudo, não acontece necessariamente em ordem cronológica’ .


CONTEXTO: O apóstolo Pedro escreve às Igrejas da região da Ásia, hoje atual Turquia, no intuído de prevenir aos cristãos sobre inimigos naturais do Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo: inimigos que se insurgiriam de fora e de dentro do próprio rebanho.
O primeiro grupo se objetivava através da oposição dos judeus que não aceitavam o fato de Jesus ser o Messias e redentor segundo as promessas e profecias das Escrituras.
O segundo se objetivava através da oposição sempre crescente do próprio Império Romano que exigia o culto ao Imperador e a miscigenação sincrética de todas as religiões.


TRANSIÇÃO: Você encontra coisas difíceis de se compreender na Palavra de Deus? Quero compartilhar de forma simples nesta oportunidade sobre o tema: COMO SUPERAR AS DIFICULDADES PARA SE ENTENDER A PALAVRA DE DEUS?

I – VIVER NA ESPERANÇA E SERIEDADE DA FÉ.

a – A Fé Evangélica é o conjunto de verdades reveladas por Deus.

1. Pedro o apóstolo usara de palavras e revelações intensas acerca do novo estado de coisas que estabelecerão a partir da parousia, isto é, da manifestação de Cristo nos ares.

2. Enquanto o cristão aguarda este momento único da virada da história, Pedro os desafia a viver na esperança e na seriedade da Fé Evangélica.

3. A Fé Evangélica não pode ser encarada apenas do ponto de vista intimista e místico, como sendo uma experiência subjetiva, distanciada da realidade e da vida do dia a dia.
a) A Fé Evangélica é o conjunto de verdades reveladas por Deus e que compõem o conteúdo transformador de nossas vidas.

4. Os ensinos da Palavra de Deus quando encarados e interpretados com honestidade são a nossa fé.

b – Porque as Escrituras possuem coisas de difícil compreensão?

1. Para responder esta pergunta simples quero tomar por base um escrito de poucas décadas atrás.
a) ‘Direis que isto de me achar assistindo, assim, entre os de quem me vejo separado por distância tão vasta, seria dar-se, ou supor que se está dando, no meio de nós, um verdadeiro milagre? Será. Milagre do maior dos taumaturgos. Milagre de quem respira entre milagres. Milagre de um santo, que cada qual tem no sacrário do seu peito. Milagre do coração, que os sabe chover sobre a criatura humana, como o firmamento chove nos campos mais áridos e tristes a orvalhada das noites, que se esvai, com os sonhos de antemanhã, ao cair das primeiras frechas de oiro do disco solar’ (Ruy Barbosa, Oração aos moços).

2. Compreendeu de pronto o que ouviu?
a) A compreensão deste texto, pela distância, seja espacial, cultural, lingüística ou estilística se apresenta complexo.
b) Por isso deve o cristão se dedicar a buscar conhecimento e crescimento na compreensão da Palavra de Deus que está em todos esses níveis mais distante que o texto de Rui Barbosa.

3. Ilustração: ‘Entendes o que lês?’.

4. O apóstolo Pedro reconhece que há coisas difíceis de se entender nas Escrituras e que pessoas ignorantes e instáveis deturpam tais ensinos.
a) II Pe. 3.15b-16 (NTLH) ‘Pois o nosso querido irmão Paulo, com a sabedoria que Deus lhe deu, escreveu a vocês sobre este assunto. E foi isto mesmo que ele disse em todas as suas cartas quando escreveu a respeito disso.Nas cartas dele há algumas coisas difíceis de entender, que os ignorantes e os fracos na fé explicam de maneira errada, como fazem também com outras partes das Escrituras Sagradas. E assim eles causam a sua própria destruição’.

c – Estudar as Escrituras exige do cristão esforço intelectual.

1. Cada convertido a Cristo Jesus recebe com a vocação para a vida eterna a vocação ao crescimento e desenvolvimento de sua vida aqui na terra.

2. A cada novo nascimento espiritual, sempre se dará também um novo nascimento social e intelectual, pois o cristão há de crescer e desenvolver faculdades antes talvez adormecidas ou desvalorizadas.

3. Crescer no conhecimento de Cristo equivale a buscar desenvolvimento na compreensão das verdades reveladas, registradas e guardadas nas Escrituras Sagradas.


II – DESVIANDO-SE DAS CILADAS DO INIMIGO.

a – O inimigo inibe o cristão com o pretexto da dificuldade.

1. O apóstolo Pedro exorta para que o cristão não caia no erro dos que deturpam a Palavra de Deus.

2. Muitos se tornam indolentes e preguiçosos no estudo da Palavra de Deus, sob o pretexto de que não vão entender muita coisa do que está escrito. Esta é uma cilada de Satanás para você não crescer no conhecimento de Deus.

b – O inimigo confunde o cristão com interpretações erradas.

1. Mais do que nunca tem se multiplicado o número de seitas e grupos chamados evangélicos no Brasil e no mundo.

2. Esta é mais uma cilada de Satanás para enganar as pessoas e mantê-las longe do Salvador.
a) ‘Se você não puder vencer o inimigo misture-se a ele’.
b) Satanás é chamado nas Escrituras de ‘o enganador das nações’.
c) Mais do que nunca vemos grupos chamados ‘evangélicos’ ensinando e praticando coisas que passam muito longe da verdade de Jesus.

c – O inimigo desanima o cristão com os erros dos insubordinados.

1. Pedro demonstra que muitos insubordinados perverteriam o sentido das Escrituras.
a) II Pe. 2.1-3 ‘No passado surgiram falsos profetas no meio do povo, como também surgirão entre vocês falsos mestres. Estes introduzirão secretamente heresias destruidoras, chegando a negar o Soberano que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição. Muitos seguirão os caminhos vergonhosos desses homens e, por causa deles, será difamado o caminho da verdade. Em sua cobiça, tais mestres os explorarão com histórias que inventaram. Há muito tempo a sua condenação paira sobre eles, e a sua destruição não tarda’.
b) II Pe. 3.16 ‘Suas (de Paulo) cartas contêm algumas coisas difíceis de entender, as quais os ignorantes e instáveis torcem, como também o fazem com as demais Escrituras, para a própria destruição deles’.

2. Insubordinado, no dizer de Pedro é aquela pessoa que se coloca não para dizer o que a Bíblia diz, mas para dizer que a Bíblia diz o que ele diz.


III – APEGANDO-SE À VERDADE E AO CONHECIMENTO.

a – Princípio nº 1: Tome o propósito de ler a Bíblia toda sempre.

1. A melhor maneira de conhecer todo o conteúdo de um livro é ler o mesmo todo diversas vezes, e não apenas frases soltas. Com a Bíblia não é diferente.

2. Leia a Bíblia toda, pelo menos a cada três anos: Um capítulo por dia da semana e dois aos domingos e terá lido a Bíblia toda a cada três anos.

3. Estude um livro todo várias vezes. Leia sobre o autor, data e contexto histórico. Procure compreender partes mais obscuras valendo-se de comentários ou de irmãos experientes no ensino.

4. O apóstolo Pedro nos adverte no capítulo 1 da segunda carta:
a) II Pe. 1.5 ‘por isso mesmo, reunindo toda a vossa diligência’.
b) "Diligência", Spouden, ‘cuidado na execução de alguma coisa’, ‘zelo’; ‘desvelo’; ‘afã’; ‘presteza’.
c) É como se lêssemos: "Por isto mesmo", quer dizer, porque nos foram dados os dons para o crescimento e porque necessitamos de desenvolvimento, "reunindo toda a vossa diligência" crescei.

5. Se nas matérias curriculares de seus estudos para o exercício profissional você se dedica, porque não dedicar tempo e esforço pelo menos igual para o estudo da Palavra de Deus que te garante a vida eterna?

b – Princípio nº 2: Tome o propósito de ser honesto com a Escritura.

1. Não diga o que ela não diz. A Reforma Protestante do século XVI nos deixou o legado de ‘sola scriptura’.

2. Martinho Luthero: ‘Onde a Bíblia fala, eu falo. Onde a Bíblia se cala, eu me calo!’.

3. Ir além das Escrituras é acrescentar ou diminuir o seu conteúdo, e o juízo sobre os que praticam isto já está lavrado:
a) Ap. 22.18-19 ‘Declaro a todos os que ouvem as palavras da profecia deste livro: Se alguém lhe acrescentar algo, Deus lhe acrescentará as pragas descritas neste livro. Se alguém tirar alguma palavra deste livro de profecia, Deus tirará dele a sua parte na árvore da vida e na cidade santa, que são descritas neste livro’.

c – Princípio nº 3: Tome o propósito de ser praticante da Palavra.

1. Tg. 1. 22-25 ‘Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos.Mas o homem que observa atentamente a lei perfeita, que traz a liberdade, e persevera na prática dessa lei, não esquecendo o que ouviu, mas praticando-o, será feliz naquilo que fizer’.

2. Jo. 13.17 ‘Agora que vocês sabem estas coisas, felizes serão se as praticarem’.


CONCLUSÃO: A medida de seu alimento na Palavra equivale ao que você leva da Palavra em seu dia a dia.
Valorize e leia a Palavra de Deus.

terça-feira, 11 de novembro de 2008

COMO SE FIRMAR NO CONHECIMENTO DA PALAVRA DE DEUS?

II Ts. 2. 13 – 17


OBJETIVO: Conduzir o cristão a desejar conhecer e praticar cada vez mais Bíblia como a única Palavra de Deus.


INTRODUÇÃO: Não poucos são os que se aproximam da Palavra de Deus, crêem no Evangelho de Jesus. Porque o percentual de permanência é pequeno?


CONTEXTO: O apóstolo Paulão estava se dirigindo a Igreja da Terssalônica, região pobre da Macedônia, mas onde o terreno espiritual era muito rico. Os que ouviram a Palavra do Evangelho de Jesus Cristo, creram e foram transformados pelo poder de Deus. O segredo é que os tessalônicos se apegaram não à religiosidade cristã, como sendo mais uma alternativa, mas se apegaram à Palavra de Deus como sendo a única regra da verdade.


TRANSIÇÃO: A Escritura é um livro extemporâneo, pois é viva e real para todas as épocas. Dada a grande diversidade de assuntos e questões de época e cultura, há cristãos ou grupos denominacionais que dificultam o conhecimento e a prática da Palavra. Quero, portanto, lhes falar sobre o tema: COMO SE FIRMAR NO CONHECIMENTO DA PALAVRA DE DEUS?


I – SE APEGANDO À PALAVRA DA VOCAÇÃO.

a – Deus nos chama pelo Evangelho.

1. No plano eterno e imutável de Deus, Ele, na sua mui grande sabedoria, resolveu salvar os homens através da pregação do Evangelho (Vocare).

2. Não existe, portanto, outro meio de se alcançar os homens com a salvação, a não ser através da pregação do Evangelho.
a) Rm. 10.13-15 ‘Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Como, pois invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? Assim como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam coisas boas!’.
b) I Co 1.21 ‘Visto como na sabedoria de Deus o mundo pela sua sabedoria não conheceu a Deus, aprouve a Deus salvar pela loucura da pregação os que crêem’.

3. É através do Evangelho que os homens são chamados à salvação e ao conhecimento de Deus e sua vontade.
a) II Ts. 2.14 ‘e para isso vos chamou pelo nosso evangelho, para alcançardes a glória de nosso Senhor Jesus Cristo’.
b) I Ts. 2. 13 ‘Por isso nós também, sem cessar, damos graças a Deus, porquanto vós, havendo recebido a palavra de Deus que de nós ouvistes, a recebestes, não como palavra de homens, mas (segundo ela é na verdade) como palavra de Deus, a qual também opera em vós que credes’.

4. É por isso que Paulo enfatiza nesta carta aos Tessalonicenses que os fiéis daquela igreja haviam sido chamados pelo Evangelho de Jesus.
a) II Ts. 2.13-14 ‘Mas nós devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos, amados do Senhor, porque Deus vos escolheu desde o princípio para a santificação do espírito e a fé na verdade, e para isso vos chamou pelo nosso evangelho, para alcançardes a glória de nosso Senhor Jesus Cristo’.

b – Apego e crescimento na Palavra são sinônimos.

1. Não há como crescer no conhecimento da Palavra se não houver apego do nosso coração, mente e espírito à essa Palavra.

2. Por isso Paulo, ensinando sobre quem poderia ser indicado ao cargo de presbítero nas Igrejas de Creta, exige que os tais deveriam ser homens apegados à Palavra.
a) Tt. 1.9 ‘(Porque é indispensável que o bispo seja) ... apegado à palavra fiel, que é segundo a doutrina, de modo que ela tenha poder tanto para exortar pelo reto ensino como para convencer os que o contradizem’.

3. Quer se firmar no conhecimento da Palavra? Apegue-se a ela.


II – VIVENDO DE MODO PRÁTICO AS VERDADES DO EVANGELHO.

a – O Evangelho é prático.

1. Não é apenas um amontoado de idéias filosóficas, ou um apanhado ideológico.

2. É algo para se conhecer e para se crer. Passa pelo mundo das idéias; mas vai além, torna-se vida, pois é princípio vitalizante.

3. Muitos se aproximam do Evangelho e não permanecem, porque não conseguem se aproximar do lado prático do Evangelho.

b – Toda a Escritura é praticável.

1. Diz Paulo aos crentes de Tessalônica (II Ts. 2.15): ‘Assim, pois, irmãos, estai firmes e conservai as tradições que vos foram ensinadas, seja por palavra, seja por epístola nossa’.

2. Não existe nenhum princípio da Escritura que não seja praticável.
a) Até mesmo textos que dizem que o homem não deve cortar seu cabelo em redondo.
b) Ou que a mulher não deve cortar seu cabelo, são praticáveis.
c) Qual o princípio que está por detrás de cada ensino do passado?
d) Os ensinos do passado não se limitam à letra, mas deve-se buscar o princípio.
e) A letra caduca, mas o princípio é eterno.

3. É nesse perfil de entendimento que o apóstolo Paulo afirma:
a) Rm. 7.6 (ARC) ‘Mas agora fomos libertos da lei, havendo morrido para aquilo em que estávamos retidos, para servirmos em novidade de espírito, e não na velhice da letra’.
b) Rm. 15.4 ‘Porquanto, tudo que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que, pela constância e pela consolação provenientes das Escrituras, tenhamos esperança’.
c) II Tm. 3.16-17 ‘Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente preparado para toda boa obra’.

4. Cada verdade ensinada na Escritura é verdade aceitável e verdade prática.

c – Quanto maior a prática, maior a firmeza.

1. O fator diferencial no conhecimento da Palavra de Deus, é a prática da mesma por parte daquele que a conhece.

2. Apenas conhecer de mente e não praticar não possibilita a eficácia do Evangelho na vida de ninguém, pois conhecer, até o diabo conhece.

3. A Escritura é decisiva quando exige dos fiéis o conhecimento alinhado à prática:
a) Tg. 1.22 ‘E sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos’.
b) Js. 1.8 ‘Não se aparte da tua boca o livro desta lei, antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido’.
c) Sl. 1.2-3 ‘Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores; antes tem seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e noite. Pois será como a árvore plantada junto às correntes de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cuja folha não cai; e tudo quanto fizer prosperará’.

4. Quer se firmar no conhecimento da Palavra de Deus? Torne-se operoso praticante.


III – SENDO RECONHECIDO POR PALAVRAS E OBRAS GERADAS PELO EVANGELHO.

a – Seguindo o modelo bíblico.

1. O modelo bíblico é que tenhamos nossa vida confirmada, autenticada, através da presença do conhecimento e da prática da Palavra de Deus.
a) II Ts. 2. 16-17 ‘Ora, nosso Senhor Jesus Cristo mesmo e Deus, o nosso Pai, que nos amou e nos eterna consolação e boa esperança, pela graça, consolem os vossos corações e os confirme em toda boa obra e palavra’.

2. Só uma pessoa reconhecida por palavras e obras tem autoridade diante das pessoas.

3. Quer se firmar no conhecimento da Palavra de Deus? Torne-se conhecido pela prática da Palavra de Deus.


CONCLUSÃO: Como firmar–se no conhecimento da palavra de Deus?
Apegando-se à Palavra da vocação.
Vivendo de modo prático as verdades do Evangelho.
Sendo reconhecido por palavras e obras geradas pelo Evangelho.
A BASE DO CONHECIMENTO DA PALAVRA.

Ez. 2.8–3.3


OBJETIVO: Despertar o cristão para buscar maior crescimento da Palavra de Deus visando a prática e a divulgação do Livro Santo.

INTRODUÇÃO: O escritor Lew Wallace duvidava da Bíblia e resolveu escrever uma novela, "Ben-Hur", a fim de provar ser falso o cristianismo. Contudo, estudando com atenção as Escrituras, Wallace descobriu nelas justamente o que não pretendia nem esperava. A Palavra de Deus de tal forma lhe transmudou o pensamento que acabou por escrever a novela em alto tributo ao recém achado Senhor.
Para os homens pensantes de todos os séculos, as Escrituras Sagradas assumem posição preeminente acima de todos os outros livros:
a) Isaque Newton referiu-se aos Evangelhos como "a mais sublime filosofia da Terra".
b) Johann Wolfgang Goethe disse: "Para mim os Evangelhos são verdadeiros, desde o princípio até o fim".
c) Benjamin Franklin, Abraham Lincoln, Franklin Roosevelt, D. Pedro II e tantos outros líderes já renderam elevado tributo ao poder do Livro de Deus.


CONTEXTO:Ezequiel estava profe3tizando ao povo que acabara de chegar no cativeiro babilônico por desobediência a Palavra de Deus. A mensagem era se apegar à Palavra de Deus. O Senhor estava ensinando isto diretamente ao profeta.


TRANSIÇÃO: Quero vos falar nesta ocasião sobre o crescimento no conhecimento na palavra valendo-me do seguinte tema: A BASE DO CONHECIMENTO DA PALAVRA.



I – ESTÁ NA ACEITAÇÃO DA BÍBLIA COMO PALAVRA INSPIRADA DE DEUS.

a – ‘Ouve o que eu te digo’ (Ez. 2.8).

1. A Palavra de Deus é inspirada e o apelo dos céus é que a recebamos assim: como Palavra inspirada.

2. Por inspirada, entendemos que o Senhor gerou todas as motivações, deu discernimento e sabedoria especiais aos homens santos do passado para registrarem a verdade eterna.

b – Toda a Escritura é inspirada por Deus.

1. Crescer no conhecimento da Palavra de Deus implica em aceitar toda a Bíblia como Palavra inspirada de Deus, para a revelação da verdade salvadora.
a) ‘A qualificação mais importante exigida do leitor da Bíblia não é erudição, mas, sim, rendição; não perícia, mas disposição de ser guiado pelo Espírito de Deus’. Martin Anstey.

2. É preciso conhecer e aceitar toda a Bíblia.
a) Gostamos de ter e de ler a ‘Caixinha de Promessas’, mas não temos a ‘Caixinha de Deveres’.
b) Queremos ter o Evangelho segundo as nossas conveniências, que no dizer do Rev. Juan Carlos Ortiz, é o 5º Evangelho.
c) Aceitamos o ‘Vinde a Mim’ do Senhor Jesus, mas não gostamos do ‘Tomai sobre vós o meu jugo’.
d) ‘A fé vacilará se a autoridade das Escrituras Sagradas perder sua força sobre os homens. Precisamos render-nos à autoridade da Bíblia, pois ela não pode conduzir mal nem ser mal conduzida’. Agostinho.

3. Não há texto na Escritura que não seja Palavra de Deus inspirada, não há texto que não seja para hoje. Muda-se a forma, o contexto, as circunstâncias, mas o princípio divino é eterno. Cabe a nós discernir e aplicar em nossa vida.

4. Só é possível conhecer a Palavra de Deus de forma empírica e plena se houver a aceitação da mesma como inspirada por Deus.
a) ‘O caminho mais curto para entender a Bíblia é aceitar o fato de que Deus está falando em cada linha’. Donald Grey Barnhouse.


II – ESTÁ NA ACEITAÇÃO DA BÍBLIA COMO VERDADE INERRANTE.

a – Escrita por homens, mas verdade isenta de erros.

1. ’Come o que achares’ (Ez. 3.1).
a) A ordem era comer todo o rolo que representava a revelação do Senhor. Toda a Escritura dada deveria ser o alimento do profeta. Isto significa que toda a Escritura era vital ao profeta. Não havia erro ou perigo para o profeta em comer todo o rolo.
b) É a Escritura inerrante?
c) ‘Em parte alguma pode haver falsidade no sentido literal das Escrituras Sagradas’. Tomás de Aquino.

2. As Escrituras Sagradas, a Bíblia, foi sim escrita por homens, mas isenta de erros. Deus tomou todo o devido cuidado, inspirando e capacitando os homens que Ele mesmo escolheu para fazer o registro da sua vontade.
a) I Pe. 1.21 “sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. Porque a profecia nunca foi produzida por vontade dos homens, mas os homens da parte de Deus falaram movidos pelo Espírito Santo.”
b) ‘Nenhuma ciência é mais bem comprovada do que a religião da Bíblia’. Isaac Newton.
c) A Bíblia é a Palavra de Deus isenta de erros e contradições.

b – Escrita por homens, mas verdade atuante.

1. A Bíblia é sim, na verdade, escrita por homens, mas é, como alguém já disse, a autobiografia de Deus, nos dando a conhecer e nos fazendo conhecidos, quanto a nossa origem, natureza e espécie, e carregada de poder capaz de transformar nossas vidas pelos seus princípios e mandamentos.
a) ‘Todo o conhecimento que você deseja ter está em um único livro: a Bíblia’. John Wesley.

2. Não existe livro tão lido, nem livro com tamanho poder de atuação e transformação como a Bíblia. É o maior best-seller que o mundo já conheceu.
a) ‘A Palavra de Deus ou é absoluta ou é obsoleta’. Vance Havner.
b) ‘A Bíblia é uma mina de diamantes, um colar de pérolas, a espada do espírito; um mapa pelo qual o cristão navega para a eternidade; o roteiro pelo qual anda todos os dias; o relógio pelo qual acerta sua vida; a balança com a qual pesa suas ações’. Thomas Watson.


III – ESTÁ NA ACEITAÇÃO DA BÍBLIA COMO ALIMENTO SUFICIENTE.

a – ‘Rolo escrito por dentro e por fora’ (Ez. 2.10).

1. Indica que não tinha mais espaço para escrever quaisquer outras coisas, demonstrando com isso que a Bíblia é um livro completo, não havendo mais espaço para novas revelações.

2. Toda a revelação que Deus queria que tivéssemos acerca dele e seu plano de salvação e vida, ou de nós mesmos com respeito ao pecado e salvação, ele a estabeleceu na Bíblia.
a) ‘A Bíblia foi o único livro que Jesus citou, e isso nunca como base para uma discussão, mas para resolver uma questão’ (γεγράπται). Leon Morris.

3. A Palavra de Deus é, portanto alimento suficiente para satisfazer as ansiedades mais profundas de nosso ser.
a) ‘A Bíblia dá a si mesma o nome de alimento. O valor do alimento não está na discussão que ele suscita, mas na nutrição que fornece’. Will H. Houghton.

4. É preciso que cada um tome posse da Escritura como o sustento de Deus para sua vida. Quem dela se alimenta terá forças e nutrição para os momentos de solidão, de provações e de necessidade de orientação e direção para a vida.
a) ‘A Bíblia é uma fonte inesgotável de todas as verdades. A existência da Bíblia é a maior bênção que a humanidade jamais experimentou’. Immanuel Kant.


CONCLUSÃO: Você quer conhecer realmente a Palavra de Deus?
É preciso se aproximar dela como Palavra inspirada de Deus.
É preciso se aproximar dela como Palavra inerrante de Deus.
É preciso se aproximar dela como sendo o único e verdadeiro alimento que dá sustento às nossas vidas em todos os âmbitos e seguimentos da existência.