segunda-feira, 8 de agosto de 2011

PROMOVIDO À POSIÇÃO DE IRMÃO E HERDEIRO



Fm. 1.4-20


OBJETIVO: Ensinar que cada novo convertido realmente a Cristo Jesus é elevado à uma posição de filho, irmão e herdeiro na família de Deus.

INTRODUÇÃO: Quantos aqui esperam ir para o Reino de Deus? Não deviam esperar isto, pois o Reino de Deus já está presente. Precisamos é aprender a viver cada vez mais nesta realidade.

CONTEXTO: Paulo escreve esta carta que se parece mais com um bilhete a um amigo e a envia juntamente com uma Carta para a Igreja de Colossos e outra para a Igreja de Laodicéia através do companheiro de missão, o pastor Tíquico (Cl. 4.8-9).

TRANSIÇÃO: Um escravo fugitivo. Prejuízo ao seu senhor. Uma conversão e as diferenças são niveladas. Quero compartilhar nesta oportunidade sobre o tema: PROMOVIDO À POSIÇÃO DE IRMÃO E HERDEIRO.



I – A IGREJA É A COMPOSIÇÃO DOS CHAMADOS PARA FORA.

a – O que é a Igreja?

1. Paulo escreve esta carta endereçada ao amigo pessoal chamado Filemom, um cristão próspero que morava na cidade de Colossos, na Ásia Menor, atual Turquia.

2. Endereça esta carta também a outras pessoas próximas e à Igreja que se reunia na casa de Filemom.

3. O termo Igreja no português vem do vocábulo grego (Έκκλησία) com o sentido de chamar para fora.

4. A Igreja é o número dos que foram chamados para fora:
2.1 – Chamados para fora do mundo.
2.2 – Chamados para fora do pecado.

5. A Igreja no contexto do Novo Testamento é instituída pelo próprio Senhor Jesus Cristo, tendo Ele mesmo como seu Senhor e Cabeça, e estando destinada à vitória contra o pecado e as hostes do inferno.
3.1 – Mt. 16.18 ‘Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela’.

b – Cada convertido é gerado nova criatura pelo Espírito Santo.

1. As Escrituras ensinam com largueza a operação do Espírito Santo no processo da regeneração do pecador:
1.1 – É o Espírito Santo que convence o pecador do pecado, da justiça e do juízo através do chamado interno.
1.2 – E o Espírito Santo que dá vida interior ao pecador gerando nele uma nova natureza.
1.3 – É o Espírito Santo que processa a conversão no pecador, levando-o ao arrependimento e dando-lhe a fé, com a qual este confia plenamente no sacrifício e perdão oferecidos em Cristo Jesus.
1.4 – É o Espírito Santo que aplica ao coração do pecador a justificação que o Pai estende àquele que com fé confiou em seu Filho Jesus Cristo, como seu Salvador.
1.5 – É o Espírito Santo que aplica ao coração do pecador regenerado a dádiva da adoção, com a qual nos tornamos filhos de Deus e podemos chamá-lo de Abba Pai.
1.6 – É o Espírito Santo que sela o coração do pecador com sua presença e lhe garante ser propriedade inviolável de Deus protegido e guardado para a redenção que se completará no último dia.
1.7 – É o Espírito Santo que, durante toda a vida terrena do pecador regenerado, será o Consolador e Santificador deste, conduzindo-o sempre às transformações especiais da graça, para ser conformado ao caráter de Cristo Jesus.

2. II Co. 5.17 ‘Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!’.

3. Paulo escreve carta a Filemom reconhecendo que esta nova vida era realidade para ele.
3.1 – Fm. 1.4-6 ‘Sempre dou graças a meu Deus, lembrando-me de você nas minhas orações, porque ouço falar da sua fé no Senhor Jesus e do seu amor por todos os santos. Oro para que a comunhão que procede da sua fé seja eficaz no pleno conhecimento de todo o bem que temos em Cristo’.

II – A IGREJA É A COMPOSIÇÃO DOS CHAMADOS PARA A VIVÊNCIA EM FAMÍLIA.

a – A Igreja foi chamada para ser família de Deus.

1. O ensino das Escrituras é que aqueles que foram chamados para a salvação são feitos filhos de Deus.
1.1 – Jo. 1.12 ‘Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus’.
1.2 – Ef. 2.19 ‘Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus’.

2. Pertencer à família de Deus é alto privilégio carregado de bênçãos e prazeres que em nenhuma outra relação do ser em todo o universo poderia jamais ser experimentada.
2.1 – Essa experiência de pertencer à família e vivenciar essa qualidade de vida era presente na vida de Filemom.

b – Relacionamentos saudáveis é parte da saúde da Igreja.

1. Uma família onde a paz e a harmonia reinam em seu seio reflete a vivência de relacionamentos saudáveis, através dos quais cada membro sustenta e suporta os outros em suas necessidades e carências.

2. Pode se ver na Igreja de Colossos e na vida de Filemom as qualidades dessa família de Deus.
2.1 – Fm. 1.7 ‘Seu amor me tem dado grande alegria e consolação, porque você, irmão, tem reanimado o coração dos santos’.

3. O Novo Testamento oferece mais de 40 mandamentos recíprocos ordenando, orientando e instruindo sobre a prática de uma vivência saudável.

4. Através dos mandamentos recíprocos os relacionamentos são aperfeiçoados e carências são supridas.
4.1 – Amem-se uns aos outros – Jo. 13.34.
4.2 – Aceitem-se uns aos outros – Rm. 15.7.
4.3 – Saúdem se uns aos outros – I Co. 16.20.
4.4 – Sujeitem-se uns aos outros – Ef. 5.18-21.
4.5 – Suportem-se uns aos outros – Ef. 4.1-3.
4.6 – Confessem pecados uns aos outros – Tg. 5.16.
4.7 – Perdoem-se uns aos outros – Ef. 4.31-32.
4.8 – Edifiquem-se uns aos outros – I Ts. 5.11.
4.9 – Ensinem uns aos outros – Cl. 3.16.
4.10 – Encorajem uns aos outros – Hb. 3.12-13.
4.11 – Aconselhem-se uns aos outros – Rm. 15.14.
4.12 – Sirvam uns aos outros – Gl. 5.13.
4.13 – Levem os fardos uns dos outros – Gl. 6.2.
4.14 – Sejam hospitaleiros uns dos outros – I Pe. 4.7.
4.15 – Orem uns pelos outros – Tg. 5.16.

5. A Igreja não pode ser vista apenas como um lugar onde pessoas se encontram para oferecer um culto religioso, mas sim como uma família onde as pessoas se amam e se ajudam.

III – A IGREJA É A HERDEIRA DO REINO DE DEUS.

a – Valores do Reino na vida de Filemom e Onésimo.

1. Paulo apresenta uma questão de relacionamento saudável para Filemom assumir e equacionar em sua vida.
1.1 – Enquanto Paulo estava preso em Roma, trabalhou na evangelização de outro preso que por sinal era um escravo fugido das propriedades de Filemom.
1.2 – Uma vez convertido e transformado em irmão na fé e herdeiro do Reino de Deus, Paulo orienta a Filemom a perdoar qualquer prejuízo que tenha tido e receber a Onésimo como irmão amado.
1.3 – Fm. 11-12 ‘0nésimo (cujo nome significa "Útil") não lhe foi de muita utilidade no passado, porém agora vai ser de real utilidade para nós dois. Eu o estou mandando de volta a você, e com ele vai o meu próprio coração’.
1.4 – Fm. 15-16 ‘Você talvez pudesse pensar nisto da seguinte maneira: ele fugiu de você por um curto momento, mas agora poderá pertencer-lhe para sempre não mais apenas um escravo, porém algo muito melhor - um irmão amado, especialmente para mim. Agora ele significará muito mais para você também, porque é não somente um servo, mas também seu irmão em Cristo’.
1.5 – Fm. 18-20 ‘Se ele prejudicou você de alguma forma, ou lhe roubou algo, cobre isso de mim. Eu pagarei (eu, Paulo, garanto isto pessoalmente, escrevendo aqui do meu próprio punho), mas não mencionarei quanto você me deve! Porque na verdade, você me deve até a própria alma! Sim, querido irmão, dê-me alegria com esse ato de amor, e o meu coração cansado louvará ao Senhor’.

2. O Evangelho é um modo de vida tal que as diferenças são niveladas na base do amor de Deus manifestado por em Cristo Jesus e esse mesmo amor é derramado no coração de cada cristão pelo Espírito Santo.

b – A Igreja em todos os tempos é família de Deus.

1. Não podemos olhar para os cristãos do passado como sendo privilegiados e melhores que os de hoje, mas olhar para o potencial que Deus disponibiliza ao seu povo em qualquer lugar e em qualquer época.

2. O mesmo potencial de amor, perdão e congraçamento entre os membros que vemos nas páginas do Novo Testamento, devem estar presentes entre o povo de deus em qualquer época.

3. Ser herdeira do Reino não significa bens materiais, mas qualidade de uma vida transformada que já é realidade para cada convertido a Cristo.
3.1 – O Senhor Jesus ensina que o Reino está dentro de cada um dos súditos e não é algo externo e distante.
3.2 – Lc. 17.21 ‘Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! Porque o reino de Deus está dentro de vós’.

4. O Reino de Deus é o governo de Deus na vida dos seus filhos através de sua Palavra e de seu Espírito Santo.


CONCLUSÃO: Onésimo, que era um escravo, foi promovido à posição de irmão e herdeiro do Reino juntamente com seu senhor Filemom.
Cada cristão possui esta nova posição em Cristo.
É hora de vivemos dentro desta realidade sem fronteiras que possam nos separar.