segunda-feira, 28 de novembro de 2011

VERBORRAGIAS DE IMPACTO

Tem se tornado comum, mesmo no meio reformado, o uso da expressão: ‘Deus me deu uma palavra’, como se algo inédito estivesse acontecendo. Verborragias que impactam como se verdade fossem, são prenhes em nosso meio evangélico. Não passam de parlapatórios inúteis.
Dizer ‘a palavra do Senhor veio a mim’ pode soar até mesmo mais espiritual em alguns círculos, mas quero lhe apresentar a ideia de que a palavra do Senhor não vem a ninguém mais em nossos dias. Não que eu seja um herege, um apóstata ou coisa do gênero, mas que como reformados precisamos manter nossas convicções escrituristicamente embasadas, afirmadas nos documentos da Reforma e reafirmadas por cada um de nós em nossa Profissão de Fé. A palavra do Senhor não vem a mais ninguém em nossos dias, porque ela já está completa, encerrada e totalmente revelada. Tudo o que o Senhor tinha a revelar ao seu povo está dito.
Como reformados é preciso assumirmos o compromisso de romper com os modismos desembasados de uma religiosidade humanista sensitiva onde dizer: ‘o Senhor me deu a palavra’ soa como espiritual, mas no fundo encerra a centralização do humano e não a pessoa de Deus.
É preciso que não se perca de vista a tríade acerca da Palavra de Deus dada ao seu povo e descortinada no estudo teológico: Inspiração, Revelação e Iluminação. Seguindo as breves definições do Rev. Júlio Andrade Ferreira em seu livro Conheça sua Fé, pode-se entender que:
a) Revelação, ‘... na Bíblia, é o Deus Criador a desvendar ativamente aos homens o seu poder e glória; sua natureza e caráter; sua vontade, caminhos e planos, a fim de que os homens possam conhecê-lo’ (J. A. Ferreira).
b) Inspiração é o capacitar de Deus a homens que Ele mesmo separou para realizarem o registro da Revelação.
c) Iluminação é a capacitação que o Espírito Santo estende aos cristãos para a compreensão e aplicação das verdades reveladas e inspiradas nas Escrituras.
Pode-se sumarizar nestas três pequenas frases: Ensino da vontade de Deus: Revelação. Registro da vontade de Deus: Inspiração. Aplicação da vontade de Deus: Iluminação.
Revelação e Inspiração foram operações especiais de Deus mediante seu Espírito Santo que, embora tendo validade perene, ficaram no passado. Isto significa que hoje Deus não revela mais nada, significa que Deus não inspira mais ninguém. A partir do evento apostólico a Escritura está encerrada e, resta-nos a iluminação como a ação última de Deus para socorrer o seu povo quanto ao revelado e inspirado.
‘O Senhor me deu a palavra...’ é um acinte à fé reformada. O Espírito ilumina os olhos de nosso coração para termos o pleno conhecimento do que foi revelado e inspirado. Lamentavelmente, presbiterianos, herdeiros da reforma, estão usando expressões como estas do acinte. É hora de parar com isso. Seja um autêntico reformado. Pare com os modismos. Assuma sua fé e doutrina reformada.
(Rev. José Emiliano da Cunha - http://insightsemilianus.blogspot.com/ > http://lagaresnaalma.blogspot.com/).