quinta-feira, 25 de setembro de 2008

COMO EU POSSO CRESCER ESPIRITUALMENTE

II Pe. 1.3-7


OBJETIVO: Ensinar que Deus nos predispôs com mecanismos e disciplinas espirituais para crescermos rumo à maturidade.

INTRODUÇÃO: Muitas vezes não é fácil vencer certos obstáculos se não recebermos condições externas.
• Como um deficiente cadeirante poderia entrar em um ônibus se este não for acoplado com plataforma de embarque?
• Um deficiente físico que se utiliza de uma cadeira de rodas, como poderia andar sozinho em boa parte das calçadas de nossa cidade?
• Como poderíamos crescer se o próprio Deus não nos capacitasse com seu poder para isso?

CONTEXTO: O apóstolo Pedro assevera, desde o início desta Epístola, que os cristãos devem desenvolver-se espiritualmente, estar em tal grau de maturidade que não sejam enganados pelos lobos vorazes que sempre rondarão o rebanho (II Pe. 2.1-3).

TRANSIÇÃO: Se o alvo de Deus para cada cristão é que sejamos imitadores de Cristo, como você percebe seu crescimento de forma prática?


I – A PROPOSTA DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL.

a – Deus dá ferramentas para cada cristão crescer espiritualmente.

1. Pedro estimula o desenvolvimento do cristão, mas não às suas próprias expensas, porém afirma que o próprio Senhor habilita seus filhos com ferramentas e meios para alcançar tal fim.
a) II Pe. 1.3 ‘Visto que pelo seu divino poder nos tem sido doadas todas as coisas que nos conduzem à vida e piedade’.
b) II Pe. 1.4 ‘Nos têm sido doadas suas preciosas e mui grandes promessas’.

2. Objetivos das doações das ferramentas de Deus:
a) II Pe. 1.3 ‘que nos conduzem à vida e à piedade’.
b) II Pe. 1.4 ‘Para que por elas vos torneis co-participantes da natureza divina’ (Rm. 8.29).
c) II Pe. 1.4 ‘Para que possais ser livres das paixões que há no mundo’.

3. Fica claro que o crescimento espiritual almejado e possibilitado por Deus ao cristão mediante ferramentas específicas, visa sua libertação e transformação.

4. Cada cristão ‘nasce de novo’ com vida sadia e potencial para a maturidade
a) II Pe. 1.3 ‘Visto que pelo seu divino poder nos tem sido doadas todas as coisas que nos conduzem à vida e piedade’.
b) Ef. 1.3 ‘Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo’.

5. Uma criança sadia pode se desenvolver ou não. Depende do que? (alimentação, disciplinas, exercícios).


II – PORQUE PRECISO CRESCER ESPIRITUALMENTE?

a – Eu preciso crescer espiritualmente porque o pecado ainda continua habitando em mim como força corrosiva.

1. As Escrituras Sagradas falam sobre a pecaminosidade humana desde as primeiras até suas últimas páginas.

2. O pecado é uma enfermidade que atinge a todos os seres humanos, desde a queda de nossos primeiros pais.
a) Rm. 5.12 (NTLH) ‘O pecado entrou no mundo por meio de um só homem, e o seu pecado trouxe consigo a morte. Como resultado, a morte’.
b) I Re. 8.46 (NTLH) ‘Quando pecarem contra ti, pois não há ninguém que não peque, ...’.
c) Rm. 3.23 (NTLH) ‘Todos pecaram e estão afastados da presença gloriosa de Deus’.

3. Basta ler, ver ou ouvir os noticiários para percebermos a maldade que impera e opera dentro do ser humano.

b – Eu preciso crescer espiritualmente porque há falsos mestres e doutrinas enganadoras à minha volta.

1. Na II Epístola o apóstolo, em diversos versículos, nos adverte sobre tais riscos:
a) II Pe. 2.1-3 (NVI) ‘No passado surgiram falsos profetas no meio do povo, como também surgirão entre vocês falsos mestres. Estes introduzirão secretamente heresias destruidoras, chegando a negar o Soberano que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição. Muitos seguirão os caminhos vergonhosos desses homens e, por causa deles, será difamado o caminho da verdade. Em sua cobiça (ARA: movidos por avareza, farão comércio de vós), tais mestres os explorarão com histórias que inventaram’.
b) II Pe. 2.12-14 (NVI) ‘Mas eles difamam o que desconhecem e são como criaturas irracionais, guiadas pelo instinto, nascidas para serem capturadas e destruídas; serão corrompidos pela sua própria corrupção! Eles receberão retribuição pela injustiça que causaram’.
c) II Pe. 2.17-18 (NVI) ‘Esses homens são fontes sem água e névoas impelidas pela tempestade. A escuridão das trevas lhes está reservada, pois eles, com palavras de vaidosa arrogância e provocando os desejos libertinos da carne, seduzem os que estão quase conseguindo fugir daqueles que vivem no erro’.

2. Ao lermos as advertências de Pedro, parece-nos que o mesmo estava diante de uma bola de cristal, como nos contos de fadas, e vendo tudo o que se passa em nossos dias.

c – Eu preciso crescer espiritualmente porque o mundo necessita de cristãos maduros para uma evangelização eficiente.

1. Pedro escreve aos cristãos da Ásia Menor (atual Turquia) incentivando-os a compartilhar por palavras e obras, mesmo em meio a perseguições e sofrimentos, o Evangelho da salvação em Cristo Jesus.

2. Somente cristãos maduros fazem verdadeira diferença na vida das pessoas a sua volta.

3. O mundo a nossa volta espera ver Cristo ser manifesto na vida de cada cristão.


III – O CAMINHO DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL.

a – Todo cristão é chamado e capacitado ao crescimento.

1. O apóstolo Pedro constrói uma escada que deve ser paulatina e continuadamente seguida por cada um de n´s na busca pelo crescimento diário.

2. Não é uma escada que simplesmente começa no início da vida cristã e depois de algum tempo você está em um grau de maturidade e perfeição.

3. É uma escada que deve ser seguida diariamente, e no processo cumulativo, refletirá ao longo de nossa vida no aperfeiçoamento e maturidade cristã.

4. O apóstolo Pedro concita cada cristão reunir toda a diligência, isto é o esforço humano associado às doações divinas.
a) II Pe. 1.5 ‘Por isso mesmo, vós, reunindo toda a vossa diligência...’.
b) Champlim : ‘O esforço humano é aqui ordenado; e, de fato, a inquirição espiritual não poderia existir sem isso. Adicionamos nossa diligência às promessas divinas’.
c) Ilustração: ‘As promessas de emagrecimento fácil divorciadas do esforço dos interessados não resultará em nada além de frustração’.

b – A escada rumo ao crescimento e maturidade.

1. Pedro coloca como sopé desta escada o primeiro princípio ativo na vida cristã, a fé (vs. 5).
a) A fé cristã é a aceitação inicial do amor de Deus, aquela resposta à sua graciosa disposição de nos receber.
b) A fé é a pedra fundamental sobre a qual estão edificadas as virtudes que se seguem.

2. Pedro assenta o segundo degrau como sendo a virtude.
a) A palavra ‘virtude’ é uma palavra rara no grego bíblico e significa ‘excelência’.
b) É um termo usado para denotar o devido cumprimento de qualquer coisa.
• A excelência de uma faca é cortar.
• A excelência de um cavalo é correr.
• Qual a excelência de um homem cristão, senão a varonilidade que é a semelhança de Cristo?
c) Esta excelência não pode ser adquirida a não ser através de encontros pessoais e contínuos com Cristo mediante a fé.

3. O terceiro degrau desta escada do crescimento cristão é dado pelo apóstolo como sendo o conhecimento.
a) Esse ‘conhecimento, (Γνόσις)’, não é apenas intelectual.
b) Não é apenas o aumento das proposições teológicas conhecidas.
c) Este ‘conhecimento’ consiste nas experiências espirituais na vida diária através de um relacionamento de confiança experimental com Deus.

4. O quarto degrau assentado pelo apóstolo é o domínio próprio.
a) O termo grego ‘Έγκρατέια’ é a virtude do domínio próprio que é exercido não somente em relação a comida ou bebida, mas em todos os aspectos da vida.
b) Michael Green : ‘O verdadeiro conhecimento leva para o domínio próprio, pois qualquer sistema que divorcia a religião da ética é fundamentalmente heresia’.

5. O quinto degrau identificado por Pedro é a perseverança.
a) A perseverança é o elemento que testa e comprova a realidade da fé na vida do cristão.
b) ‘O cristão maduro não desiste. Seu brilho firme é como o brilho de uma estrela e não o brilho forte efêmero (e rápido eclipse) de um meteoro’ .

6. O sexto degrau colocado pelo apóstolo Pedro é a piedade.
a) Piedade tem Algo a ver com a seriedade com que o indivíduo conduz sua vida cristã.
b) A piedade indica não mera religiosidade, mas verdadeira devoção e obediência a Deus.
c) Esta piedade, Έυσεβέια, é uma consciência muito prática de Deus em todos os aspectos da vida.

7. O sétimo degrau na escada do crescimento é a fraternidade.
a) A palavra fraternidade tem a ver com o amor aos irmãos.
b) O termo grego usado aqui é Φιλαδελφία, amor entre irmãos.
c) O amor pelos irmãos é uma marca que evidencia o verdadeiro discipulado.
d) I Jo. 4.20 ‘Se alguém disse: Amo a Deus, e odiar a seu irmão, é mentiroso’.

8. O oitavo e último degrau da escada da maturidade apontada por Pedro é o amor.
a) A palavra Άγαπη é o termo que os cristãos cunharam para denotar o amor que Deus demonstrou ter para conosco.
b) É este mesmo tipo de amor que Deus espera receber de nós também, como algo que provém dele mesmo para nós e assim o retornamos à Ele.

c – Continue a crescer.

1. A maturidade não é fruto de religião, mas de relacionamento com Deus e exercício destas e de outras disciplinas espirituais.

2. Dory, a peixinha amiguinha do Marlim, pai do peixinho Nemo: ‘♫ Continue a nadar, continue a nadar’.

3. A melhor maneira de crescer é se envolver na vida da Célula e da Igreja.


CONCLUSÃO: Há áreas em sua vida que ainda precisam ser transformadas e moldadas?
Você se já parece com Jesus em alguma área de sua vida?

Nenhum comentário: