segunda-feira, 18 de outubro de 2010

RAZÕES PELAS QUAIS JESUS MORREU

Jo. 3.16; 11.51-52; Rm. 14.9


OBJETIVO: Apresentar a mensagem da salvação e do compromisso com Jesus Cristo como o maior valor a ser alcançado na vida.


INTRODUÇÃO: Jesus é um enigma na história. Sua vida, seus milagres, sua mensagem, seus ensinos, seus exemplos... tudo isso é analisado constantemente por milhões de pessoas ao redor do mundo.
Qual a razão de sua morte? Foi ele um mero idealista? Foi um visionário? Foi mal compreendido? A Bíblia apresenta algumas razões muito objetivas pelas quais Jesus morreu.


CONTEXTO: João escreve aos gentios com o intuito de demonstrar que Jesus é o Filho de Deus. Vamos encontrar Senhor Jesus na entrevista com Nicodemos, anunciando a este o grande amor de Deus. No segundo texto vamos encontrar os líderes da religião judaica procurando o momento certo para a prisão e execução de Jesus. No terceiro texto vamos encontrar o apóstolo Paulo demonstrando aos romanos que a vida do cristão em todos os seus aspectos pertence Cristo, pois é Ele o Senhor sobre todos.


TRANSIÇÃO: Quero compartilhar nesta oportunidade algumas RAZÕES PELAS QUAIS JESUS MORREU.


I – CRISTO MORREU POR CAUSA DO GRANDE AMOR DE DEUS.

a – A Bíblia revela Deus com seu Ser cheio de amor.

1. Muitos na história, não lendo a Bíblia com coerência e honestidade, acusa o VT de revelar um Deus cheio de ira enquanto o NT de revelar um Deus bondoso.

2. Toda a Bíblia revela Deus como sendo misericordioso, compassivo e cheio de amor por suas criaturas.
2.1 – Êx. 34:6 ‘’.
2.2 – Nm. 14:18 ‘’.
2.3 – Dt. 4:31 ‘’.
2.4 – Ne. 9:17 ‘’.
2.5 – Sl. 86:5 ‘’.
2.6 – Sl. 86:15 ‘’.
2.7 – Sl. 108:4 ‘’.
2.8 – Sl. 145:8 ‘’.
2.9 – Jl. 2:13 ‘’.

3. Quando Adão e Eva pecam, Deus os expulsa de sua perfeita presença, não por manifestação de ira, mas de seu imenso amor, como que preservando-os para a salvação que haveria de ser providenciada em Cristo Jesus.

b – O amor de Deus não exclui a justiça.

1. O texto de João 3.16 aponta para a maior manifestação do amor de Deus, quando entregou seu único Filho para morrer em lugar dos pecadores.

2. Este mesmo texto revela a justiça de Deus. O pecado não poderia ficar sem punição, por isso Deus entregou Jesus em lugar dos pecadores.
2.1 – Rm. 5.9-10 ‘Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira. ’.

c – O amor de Deus alcança e transforma o pecador.

1. ‘... para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna’.

2. O mesmo Evangelho de João nos ensina que todos quantos recebem a Jesus como seu salvador passam por transformações profundas, definitivas e eternas:
1.1 – São transformados em filhos de Deus.
1.2 – Passam da morte para a vida.

3. O amor de Deus alcança e transforma o pecador!


II – CRISTO MORREU PARA REUNIR A FAMÍLIA DE DEUS.

a – Deus criou a humanidade para ser sua família.

1. Nas Escrituras se percebe com clareza que Deus criou a raça humana para pertencer a Ele e com Ele conviver de forma muito especial.

2. Por razões próprias Deus dotou o homem com a liberdade de permanecer em casa ou experimentar a vida longe de Sua santa presença.

3. O plano de Deus para a humanidade perdura e Ele haverá de ter sua família reunida.

4. Caifás profetiza que a morte de Jesus era o ponto de convergência dos filhos de Deus que estão dispersos pelo mundo.
4.1 – Jo. 11.51-52 ‘’.

b – A família de Deus será reunida.

1. O apóstolo Paulo afirma aos efésios que Cristo convergirá todas as coisas do céu e da terra.
1.1 – Ef. 1. 10 ‘de fazer convergir nele, na dispensação da plenitude dos tempos, todas as coisas, tanto as do céu como as da terra’.

2. Nenhum dos filhos arrolados como pertencentes à família de Deus ficará de fora ou se perderá, antes, todos serão alcançados com a salvação e terão a vida eterna.
2.1 – Jo. 6.39 ‘E a vontade de quem me enviou é esta: que nenhum eu perca de todos os que me deu; pelo contrário, eu o ressuscitarei no último dia’.
2.2 – Jo. 10.28-29 ‘Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão. Aquilo que meu Pai me deu é maior do que tudo; e da mão do Pai ninguém pode arrebatar’.

3. O Decreto de Deus é certo e imutável, porque ele tem por base a eterna e imutável da vontade de Deus, e por isso, há uma certeza do número de eleitos e réprobos conhecidos somente por Deus, os quais não é possível ser aumentado, nem diminuído (Jo 13:18; II Tm 2:19) .


III – CRISTO MORREU PARA SER SENHOR.

a – Com o pecado o homem proclamou seu senhorio.

1. A experiência do pecado na história humana não foi outra coisa que a tentativa do homem em ser o seu próprio senhor.

2. Ilustração: ‘Toda vez que a sua vontade cruza com a vontade de Deus, e você escolhe a sua vontade contra a vontade de Deus, aí você está tentando ser senhor sobre sua vida’.

3. A experiência do pecado continua sendo a mesma a cada queda que temos e expressamos a mesma vontade de Adão e Eva: ‘Eu quero!’.

b – A morte de Cristo traz à tona a submissão voluntária.

1. O contexto de Paulo neste capítulo da epístola aos Romanos aponta para a decisão pessoal do cristão em assumir o senhorio do Senhor sobre sua vida.

2. Paulo não está aqui tratando do senhorio absoluto de Cristo como soberano do universo.

3. Está tratando da disposição do cristão em abrir mão de coisas que até mesmo poderia fazer em função de agradar ao Senhor Jesus como o Senhor de sua vida.
3.1 – Rm. 14.9 ‘’.

4. Ilustração: ‘Toda vez que a sua vontade cruza com a vontade de Deus, e você escolhe a vontade de Deus contra a sua vontade, aí Deus está sendo Senhor sobre sua vida’.

c – A morte de Cristo garante o senhorio final.

1. O senhorio de Cristo é algo que os convertidos experimentam de modo terno e voluntário em suas vidas (e quanta bênção e prazer há nisto!), porém o não convertido vai experimentar de modo visível e final na Sua volta.

2. Pela morte de Cristo lhe foi dado o direito de estar na condição de Juíz e Senhor no destino do universo.
2.1 – Fp. 2.11 ‘’.

3. Ilustração: Tomé, depois de poder checar o fato da ressurreição de Jesus, cai de joelhos aos pés do Senhor dizendo: ‘Senhor meu, e Deus meu’. Jesus, olhando firmemente para Tomé lhe exorta: ‘Bem aventurados os que não viram e creram’. É melhor e mais proveitoso para esta vida e para a vida na eternidade, se dobrar diante do Senhor e receber seu senhorio agora, mesmo não O vendo, do que rejeitá-lo nesta presente vida e no último dia experimentar de forma dura, reprovativa e justa este mesmo senhorio, nas palavras: ‘Apartai-vos de mim malditos’.


CONCLUSÃO: As razões pelas quais Cristo morreu poderiam ser desdobradas em muitas outras expressões.

As razões pelas quais Cristo morreu já alcançaram sua vida?
• O grande e imensurável amor de Deus.
• Ser parte da família de Deus.
• Estar sob o fato de que Jesus é o Senhor.

Creia que a morte de Jesus foi por você.
Receba-o como seu Salvador e Senhor.

Nenhum comentário: