terça-feira, 25 de janeiro de 2011

A MISSÃO EXIGE AMOR INCONDICIONAL A DEUS E AO PRÓXIMO

Mt. 16.24-26


OBJETIVO
: Ensinar que não existe cumprimento da missão sem o amor que busca o próximo para sua salvação e busca a glória de Deus.

INTRODUÇÃO: O ser humano, criado a imagem e semelhança de Deus, recebeu como elemento constituinte desta imagem o atributo do amor. Deus é amor e comunicou ao ser criado a capacidade de amar.
Devido a entrada do pecado na história e na vida humana, impreterivelmente, o ser humano possui um amor egoísta.
Assim, o amor se torna um amor condicional, isto é, sempre ama na perspectiva de receber algo em troca. ‘Eu te amo se...’.
O amor de Deus, no entanto é um amor incondicional. Ele ama por que ama, por que Ele é amor. ‘Eu te amo apesar de...’.
O cristão ao conhecer e receber a Jesus como seu salvador único e pessoal, recebe também a capacidade de amar com o amor de Deus, porque este amor lhe é dado através da pessoa bendita do Espírito Santo.
Para o cumprimento da missão que nos foi dada é preciso que se cultive este amor incondicional. Amar desinteressadamente, sem nada esperar em troca.

CONTEXTO: O Senhor Jesus estava em suas últimas semanas, sabendo que alguns dias a frente estaria sendo morto, como ovelha muda, para cumprir sua missão de resgatar pecadores com o preço de sua própria morte e ressurreição.

TRANSIÇÃO: Ele amou e amou até o fim. Até onde você ama as pessoas no desejo de vê-las alcançadas pelo amor de Deus? Quero refletir nesta oportunidade sobre o tema: A MISSÃO EXIGE AMOR INCONDICIONAL A DEUS E AO PRÓXIMO.

I – AMOR INCONDICIONAL A DEUS SUBENTENDE ENTREGA TOTAL
.

a – O ensino de Jesus sobre o compromisso com o Reino.

1. O Senhor Jesus estava prestes a completar sua missão e estava dando as instruções finais aos seus discípulos.

2. O Senhor visava fortalecer em seus discípulos o fato de que o cristianismo não era mero movimento religioso.

3. Ser um seguidor de Jesus implicava em ter a compreensão do Reino de Deus e ter compromisso total com os valores desse Reino.

4. Os discípulos deixaram trabalho, casas e família para se entregarem completamente à promessa do reino de Deus.

b – Entrega total implica em negar-se a si mesmo.

1. Seguir a Jesus choca-se com a mensagem do evangelho da prosperidade tão propalada pelos evangelistas modernos e que torna a vida cristã tão simples e sem compromisso.

2. Mt. 16.24 ‘Então Jesus disse aos seus discípulos: Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me’.

3. Negar-se a si mesmo é uma decisão radical da alma de deixar tudo e seguir a Cristo totalmente.

4. Seguir a Jesus envolve um custo tremendo de renunciar as vontades dominantes de nossa carne e muitas vezes negar a própria vida, diariamente e para sempre.

5. É deixar o Espírito de Cristo assumir o controle de nosso próprio ser de modo tal que nos tornemos participantes de sua própria natureza.

6. É dizer não ao EU e deixar que Cristo tenha o controle de nosso coração, mesmo quando esse controle conflite com nossos maiores sonhos de realização e felicidade temporal.

7. Ilustração:

O coração se reparte
Em dois recantos de luz;
Um trono, tem numa parte,
Tem noutra parte, uma cruz!

Quando o pecado abandono
E vivo para Jesus;
Cristo se assenta no trono,
Fico EU pregado na cruz.

Mas quando abraço o pecado
E morro para Jesus,
No trono fico EU sentado
E Cristo vai para a cruz.

c – Entrega total implica em tomar a cruz.

1. Mt. 16.24 ‘Então Jesus disse aos seus discípulos: "Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me’.

2. Ver alguém arrastando uma cruz pelos caminhos empoeirados em direção a um lugar de projeção como um monte, era ver um réu assumindo sua culpa e morte.

3. A cruz era uma insígnia de morte, diferentemente do que é hoje.

4. Cumprir a missão de viver e anunciar o Reino de Deus só é possível se a cruz for o centro da vida.

5. Pode parecer romântico e poético falar de cruz, de morte e renúncia do EU, mas é a maior luta que o ser humano pode travar: é a luta do homem consigo mesmo.

6. Tomar a cruz é estar disposto a morrer para si mesmo com todos nos seus desejos e vontades e para o mundo com seu fascínio e glória.

d – Entrega total implica em seguir a Jesus.

1. O Reino de Deus é o bem maior que uma pessoa pode almejar em toda a sua existência.

2. Analogias do valor do Reino:
2.1 – Mt. 13.44 ‘O Reino dos céus é como um tesouro escondido num campo. Certo homem, tendo-o encontrado, escondeu-o de novo e, então, cheio de alegria, foi, vendeu tudo o que tinha e comprou aquele campo’.
2.2 – Mt. 13.45-46 ‘O Reino dos céus também é como um negociante que procura pérolas preciosas. Encontrando uma pérola de grande valor, foi, vendeu tudo o que tinha e a comprou’.

3. Para Jesus e os que o seguiram, o cristianismo implicaria na transformação total da vida daqueles que se tornassem seguidores do Cordeiro.

4. Pessoa alguma jamais será a mesma a partir do dia que realmente se encontrar com Jesus.


II – AMOR INCONDICIONAL AO PRÓXIMO SUBENTENDE DOAÇÃO
.

a – Doação implica de se mesmo a favor do próximo.

1. A missão que o cristianismo propõe tem algo a ver com o mundo a nossa volta, mas prioritária e imprescindivelmente tem tudo a ver com o ser humano.

2. A missão só pode ser cumprida na dimensão do relacionamento intencional com o próximo a nossa volta no intuito de impactá-lo com a mensagem poderosa e transformadora do Evangelho.

3. O cristão se doa a favor do próximo quando abre mão de diversos aspectos de seu tempo:
2.1 – Tempo para oração.
a) A oração para muitos cristãos se tornou apenas o último recurso nas horas de dificuldades, problemas ou doenças.
b) A oração é a respiração da alma.
c) A oração é a comunhão preciosa com o Salvador e, mormente, desejosa de que esta salvação alcance outros a sua volta.
d) Quando se ora intensamente pela salvação de alguém o amor aumenta e a disposição de ir em direção desta pessoa é fortalecida e dinamizada.
2.2 – Tempo de relacionamento intencional.
a) Não dá para ser cristão verdadeiro sem se envolver com pessoas. O verdadeiro cristianismo é relacionamento.
b) O Senhor Jesus é o grande exemplo e modelo de cristianismo. Sentava-se com ricos e sábios, mas também com os simples e maltrapilhos de seus dias, anunciando-lhes a vida do Reino de Deus.
c) Doe de seu tempo para relacionamentos intencionais com pessoas a sua volta.
2.3 – Tempo de evangelismo.
a) Uma das grandes dificuldades de muitos cristãos para evangelizar é porque pensam que precisam ir a algum lugar e se exporem com pessoas estranhas.
b) Evangelismo se faz nos relacionamentos do cotidiano. Basta apenas estar cheio da Palavra de cristo e do desejo de conduzir outros ao Salvador.
c) Lc. 9.26 ‘Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras, o Filho do homem se envergonhará dele, quando vier em sua glória e na glória do Pai e dos santos anjos’.
2.4 – Tempo de discipulado.
a) Discipular é ensinar outros a crerem, a confiarem e a obedecerem a Palavra que tem transformado a sua vida.
b) Mt. 28.20 ‘ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos’.

4. Ame o próximo: se doe em prol da salvação deles.

b – Doação implica em abrir mão de esforço a favor do próximo.

1. Amor em ação através de atitudes simples pode impactar e incomodar pessoas à sua volta levando-os a crerem no Deus que é tudo para você.

2. Ilustração: Um jovem soldado num destacamento do exército todas as noites antes de se deitar, sentava-se em sua cama para ler sua Bíblia e orar. Ao deitar-se sempre se surpreendia com pesadas botas sendo jogadas sobre no escuro. Acordava mais cedo, engraxava e lustrava as botas de seu agressor. Isso provocou quebrantamento no mesmo que quis conhecer Deus que lhe dava uma vida de serviço e amor.

3. A maior forma de se demonstrar amor ao próximo é levando-lhe o evangelho da salvação.

4. Mt. 16.25-26 ‘’.


CONCLUSÃO: Cumpra sua missão:
Ame a Deus e se entregue totalmente a Ele.
Ame ao próximo e se doe em favor de sua salvação
Quanto do mundo você está disposto a perder para seguir a Jesus e ajudar a salvar outras pessoas?

Nenhum comentário: