Tt. 2.1-5
OBJETIVO: Por ocasião do ‘Dia dos Avós’ ensinar que o idoso cristão é um grande exemplo de fé para as gerações que o sucedem.
INTRODUÇÃO: Há uma certa tendência de auto desvalorização na vida do idoso que, ao chegar nas décadas finais olha com certo ar de vazio para o seu significado e para o seu futuro.
Além de suas limitações, a própria família e a sociedade também impõe obstáculos ao idoso.
CONTEXTO: O apóstolo Paulo escreve as Cartas Pastorais no intuito de orientar os jovens pastores para o bom cuidado da Igreja. A carta ao Rev. Tito é curta, contudo eivada de ensinos práticos para a vida do rebanho. Depois de orientar sobre a vida e qualidades pessoais do pastor, o apóstolo orienta sobre os membros da referida Igreja. Neste texto o ensino se volta para as diversas classes de pessoas que compunham o rebanho da Igreja.
TRANSIÇÃO: Como são vistos os idosos em nosso meio? Quero compartilhar nesta oportunidade sobre o tema: A CONDUTA DO IDOSO QUE TEME AO SENHOR.
I – A CONDUTA DO IDOSO QUE TEME AO SENHOR É DE GRANDE UTILIDADE NA FAMÍLIA.
a – Destaques de virtudes relacionais na vivência da família.
1. O apóstolo Paulo destaca tanto nos atributivos aos homens como às mulheres que os mais velhos tem alto poder de influência no meio familiar.
2. Acerca dos homens idosos, o apóstolo indica alguns qualificativos com os quais seriam influentes no meio da família:
2.1 – ‘Temperantes’ – νηϕάλιους – Embora a raiz da palavra aponte para a moderação no uso do vinho, a palavra indica a pessoa que é moderada e têm equilíbrio em tudo o que faz ou fala.
2.2 – ‘Respeitáveis’ – σεμνούς – indica alguém de caráter nobre, respeitoso e digno.
2.3 – ‘Sensatos’ – σώϕρονας – apontando para uma pessoa que é prudente, refletido, auto-controlado.
2.4 – É tão salutar e de forte poder de influência os vovôs que ostentam esses qualificativos no meio da família, tornando-se exemplos dignos de serem imitados e honrados pelos filhos, netos e demais que os cercam.
3. Acerca das mulheres idosas Paulo também apresenta alguns atributivos com os quais a influência no meio da família é forte e transformadora.
3.1 – ‘Sérias’ – ίεροπρεπείς – indicando a maneira própria de sacerdotisas, em santidade e reverência.
3.2 – ‘não caluniadoras’ μή διάβόλους – O termo aqui é usado ao próprio Satanás quando aponta-o como o acusador. Assim as idosas não devem ser caluniadoras ou acusadoras sobre os irmãos, antes devem ser incentivadoras da fé.
3.3 – ‘Mestras do bem’ – καλοδιδασκάλους – indicando que as idosas devem ser ensinadoras de coisas boas, em tudo, às mais novas. Pelo exemplo ou pela palavra as irmãs mais experientes têm muito a ensinar às mulheres mais novas, no sentido que Paulo coloca nos versos 4 e 5.
a) Tt. 2.4-5 ‘a fim de instruírem as jovens recém-casadas a amarem ao marido e a seus filhos, a serem sensatas, honestas, boas donas de casa, bondosas, sujeitas ao marido, para que a palavra de Deus não seja difamada’.
3.4 – O alvo do bom comportamento, exemplo e ensino das mulheres mais velhas em referência às mais novas é que o Evangelho seja reconhecido como digno e não difamado: ‘para que a palavra de Deus não seja difamada’.
II – A CONDUTA DO IDOSO QUE TEME AO SENHOR É DE GRANDE IMPACTO NA SOCIEDADE.
a – A vida do idoso na antiga sociedade pagã.
1. Nas sociedades antigas, com seus sistemas patriarcais, a idade avançada era considerada uma coroa de glória.
1.1 – Pr. 20.29 ‘O ornato dos jovens é a sua força, e a beleza dos velhos, as suas cãs’.
1.2 – Pr. 16.31 ‘Coroa de honra são as cãs, quando se acham no caminho da justiça’.
1.3 – Esperava-se dos idosos que fossem sábios e líderes naturais dos mais jovens.
2. Mas, mesmo que valores como honradez, reconhecimento e dignidade fossem semeados e esperados nas antigas culturas, sabe-se que na maioria dos casos grande parte dos idosos chegava ao fim de forma desoladora e sub-humana.
2.1 – ‘Na idade das trevas em Roma, os idosos eram mortos, pois, eram considerados inúteis para o trabalho e um peso para a família e sociedade’.
2.2 – ‘Para os gregos, a velhice, de um modo geral, era tratada com desdém, muito desconsiderada e até motivo de pavor, principalmente pela perda dos prazeres obtidos através dos sentidos, já que veneravam o corpo jovem e perfeito’.
3. Era comum nos dias antigos o idoso ser maltratado e abandonado pela família e sociedade, e em decorrência disso se tornar escravo de algum ou diversos vícios.
4. Ainda hoje o abandono e a solidão é uma grande ameaça para o idoso.
5.1 – É preciso que seja acolhido e valorizado.
5.2 – É preciso reconhecer o valor de sua presença.
5.3 – É preciso valorizar seu testemunho de vida.
5.4 – É preciso valorizar o que viveu pela família.
b – O poder transformador do Evangelho na sociedade pagã.
1. O apóstolo Paulo via o valor do Evangelho transformando a sociedade pagã de seus dias alterando comportamentos e mesmo as estruturas familiares e sociais.
2. Há muitos testemunhos registrados pela história dentre os próprios pagãos acerca do valor do Evangelho quanto ao cuidado que o cristianismo semeou acerca dos idosos, dos pobres e dos órfãos.
3. As Escrituras nos ensinam a honrar nossos idosos reconhecendo neles sabedoria e testemunhos acumulados sendo ainda de grande valor para a Igreja e família.
III – A CONDUTA DO IDOSO QUE TEME AO SENHOR É DE GRANDE PODER ESPIRITUAL.
a – Idosos no caminho da fé deixam rastros.
1. Cada cristão, por onde quer que passe deixa suas marcas numa vida de testemunho. Os idosos têm um rastro mais longo.
2. O apóstolo Paulo orienta o jovem pastor Tito a instruírem os idosos a viverem de tal forma que ‘a palavra de Deus não seja difamada’ (Tt. 2.5).
b – O poder espiritual do idoso.
1. Os idosos produzem frutos mesmo quando lhes faltarem as forças físicas e seus corpos já estiverem limitados pelo tempo:
1.1 – Sl. 92.12-15 (NVI) ‘Os justos florescerão como a palmeira, crescerão como o cedro do Líbano; plantados na casa do Senhor, florescerão nos átrios do nosso Deus. Mesmo na velhice darão fruto, permanecerão viçosos e verdejantes, para proclamar que o Senhor é justo. Ele é a minha Rocha; nele não há injustiça’.
2. Muitos são os exemplos de idosos no serviço ao Reino.
2.1 – Simeão e Ana – Idosos e firmes na esperança do Messias.
2.2 – João, o discípulo, morreu aos 94 anos.
2.3 – Paulo, o velho, é decapitado.
2.4 – Pedro, mesmo sem informação exata da idade, morre acima dos 70 anos, crucificado de cabeça para baixo.
2.5 – William Carey, o ‘Pai das Missões Modernas’ morreu com 73 anos, respeitado por todo o mundo, como o pai de um grande movimento missionário.
2.6 – Hudson Taylos, aos 73 anos fez a sua última viagem à China. Na cidade de Changsa, deitou-se numa tarde de 1905 para descansar, e deste sono acordou nas mansões celestiais.
2.7 – Robert Moffat, morreu aos 80 anos depois de servir a África por mais de 50 anos como missionário.
2.8 – John Paton deu sua vida pela evangelização nas Ilhas Hébridas, no pacífico e morreu aos 83 anos.
3. O idoso precisa se reconhecer e se valorizar como parte importante na vida da Igreja, podendo ainda produzir frutos através de seu testemunho, trabalho e intercessão.
4. Os mais novos precisam valorizar os idosos aproximando-se deles numa amizade e companheirismo verdadeiros nesta etapa mais difícil de suas vidas.
CONCLUSÃO: Jovens e adolescentes! Honrem o idoso.
Idosos, se valorizem e se coloquem sempre a serviço do Reino, mesmo que apenas intercedendo diariamente, grande será o seu valor.
sábado, 30 de julho de 2011
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