domingo, 18 de janeiro de 2009

ESBOÇO DO MAIOR PROJETO JÁ REALIZADO.

Gn. 22. 1 – 19


OBJETIVO: Apresentar o plano de salvação.


INTRODUÇÃO: Em Waldsassen, na Bavária, é interessante apreciar a arquitetura pouco usual de uma catedral em que o número “3” é representado em quase toda parte. Este edifício possui 3 torres e 3 pequenas torres – cada uma das quais tem 3 trapeiras e 3 janelas de água furtada. Ela tem 3 cruzes pequenas e 3 grandes; 3 telhados, 3 respiradouros em cada telhado; 3 janelas e 3 portas em cada sessão do edifício, 3 sessões em cada torre e 3 em cada pequena torre. No interior se encontram 3 altares com 3 remates, 3 escadas, 3 vãos de porta, 3 luzes, 3 arcos transeptos, 3 colunas, 3 nichos, 3 janelas em 3 vãos e 3 estátuas. O construtor foi Georg Dientzhofer, 3º arquiteto de sua família. O término da estrutura exigiu 33 meses, 33 semanas e 33 dias, custando 33.333 florins e 33 kreuzer.
É um projeto interessante na estética, na matemática e na engenharia. Existem muitos outros grandes projetos mundo afora. Porque não mencionar as grandes pirâmides do Egito; ou os arranha-céus com 1000 metros de altura; ou o edifício giratório?
Milhares de projetos existem. Mas qual o maior projeto?
O maior projeto fala de Deus resgatar o homem do seu estado de pecado, corrupção e miséria e elevá-lo à condição de filho e herdeiro de seu reino.


CONTEXTO:Deus chamou a nação de Israel à existência a partir de Abraão. O texto está dentro da promessa de fazer da descendência de Abraão uma bênção a todas as famílias da terra.


TRANSIÇÃO: Quero vos apresentar nesta ocasião o ESBOÇO DO MAIOR PROJETO JÁ REALIZADO.

I – O AMOR DOADOR DE DEUS PAI.

a – O contexto de Abraão.

1. Abraão é desafiado por Deus a apresentar seu próprio filho em holocausto: “Toma teu filho, teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá: oferece-o ali em holocausto, sobre um dos montes, que eu te mostrarei”.

2. Abraão é tido nas Escrituras como um tipo, ou uma figura que simboliza o próprio Deus, dado seu amor pelo filho, dado ser ele o pai de um povo.

3. Abraão, na história da salvação, é apresentado tipificando Deus.









b – O amor de Deus tipificado na entrega de Abraão.

1. Abraão se dispõe. Levanta-se de madrugada, toma seu filho e o que lhe era necessário e sai numa caminhada de três dias, rumo ao local do holocausto.

2. Enquanto caminhava, possivelmente se angustiava ao antever ou pensar no momento do sacrifício. Ferir com a morte o seu próprio filho a quem muito amava.

3. Se a morte de um ente querido já nos dilacera o coração, como não estaria sendo difícil para Abraão só o pensar em matar seu filho, a quem muito amava, com suas próprias mãos.

c – Porque Deus amou o mundo de tal maneira.

1. Ah! Meus irmãos! Esse foi o angustiante dilema de Deus! Entregar à morte o próprio Filho a quem muito amava, para sofrer a culpa de outros, para que esses pudessem ter suas culpas e penalidades perdoadas.

2. Isso é impossível ao ser humano. Perdoar o seu algoz. Perdoar a quem nos ofende. Perdoar a quem nos tortura. Perdoar quem nos cuspiu no rosto e nos relegou um lugar de desprezo.

3. Nós somos os algozes. Nós somos os ofensores. Somos quem infligiu a tortura. Somos quem cuspiu no rosto de Deus e lhe relegou à um lugar de desprezo.

4. A angústia de Deus era por sua causa! Entregar a morte o próprio Filho para perdoar pecadores como você e como eu. Isso só é possível, porque Deus amou o mundo de tal maneira. Porque Ele amava a mim e a ti, Ele deu o seu único Filho a quem muito amava.
4.1 – Jo 3.16 ‘’.
4.2 – Rm 5.8 ‘’.

5. Abrão é uma figura de Deus Pai, que tinha um único Filho, mas o entregou à morte para nos livrar da morte.


II – O AMOR SACRIFICIAL DE DEUS FILHO.

a – A submissão de Isaque diante do sacrifício.

1. Isaque é o filho submisso a quem o pai incumbe de levar a lenha até o local do holocausto.

2. É uma figura de Jesus porque aponta para a submissão do Filho de Deus em levar sobre si os nossos pecados no madeiro.

3. I Pe 2.24 “...carregando Ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados, para que nós, mortos para o pecado, vivamos para justiça; por suas chagas, fostes sarados”.

b – “Onde está o holocausto?”

1. Isaque não sabia onde estava o holocausto.

2. Não temos a idade exata do jovem Isaque neste acontecimento, mas deduz-se que era ainda muito jovem. Na simplicidade inocente de sua juventude o rapaz interpela o pai: “Eis o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto?”

3. Não sabia ser ele próprio o cordeiro que seria executado e imolado naquele altar. O inocente cordeiro.

4. Isaque tipificava Jesus Cristo.

c – Jesus é o Cordeiro de Deus.

1. Jesus, o eterno e único Filho de Deus, que era o objeto do seu infinito, perfeito e eterno amor é quem se prontifica a ser imolado para resgate daqueles que deveriam morrer sem pena, dó ou piedade.

2. No grande Conselho, ou resolução da Divindade, Pai, Filho e Espírito Santo idealizaram o projeto da salvação.
2.1 – O Pai daria um corpo humano ao Filho, o proveria com todos os dons e graças, e o ressuscitaria após a oferta sacrificial em prol da redenção dos pecadores.
2.2 – O Filho se disporia a entregar sua vida como oferta pelo nosso pecado.
2.3 – O Espírito Santo aplicaria, depois, na vida de cada um dos eleitos de Deus o poder redentivo e salvador da morte do Filho, regenerando, convertendo, santificando e glorificando cada um deles para a vida eterna (Ef 1.9,11 e II Tm 1.9-10 falam deste conselho ou resolução da Divindade).

3. Jesus é o Cordeiro de Deus:
3.1 – Jo 1.29 “Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.”
3.2 – I Pe 1.18–20 “...sabendo que não foi mediante cousas corruptíveis que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram, mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo, conhecido, com efeito, antes da fundação do mundo, porém manifestado no fim dos tempos, por amor de vós...”

4. Isaque é apenas o esboço do que realmente aconteceria em Cristo Jesus. Jesus é o real cordeiro de Deus.


III – O PECADOR: SUBSTITUÍDO E SALVO.

a – Isaque é substituído no momento da execução.

1. Abraão estava para desferir o golpe mortal, quando foi impedido.
1.1 – Gn 22.10 “...e, estendendo a mão, tomou o cutelo para imolar o filho”.
1.2 – Gn 22.13 “Tendo Abraão erguido os olhos, viu atrás de si um carneiro preso pelos chifres entre os arbustos; tomou Abraão o carneiro e o ofereceu em holocausto, em lugar de seu filho”.

b – O pecador não poderia pagar suas próprias culpas.

1. Jamais o ser humano poderia pagar por inteiro a sua pena e ainda voltar à vida, pois o salário e a penalidade pelo pecado é morte eterna.
1.1 – Rm 6.23 ‘’.
1.2 – Sl 49.7-9 “...ninguém pode remir, nem pagar a Deus o seu resgate...para que continue a viver perpetuamente...”

2. Plagiando o salmista, poderia-se dizer que: “...pagaria, pagaria, sem jamais chegar ao fim...”

c – Alguém precisava pagar por ele o seu resgate.

1. Ilustração: É como uma pessoa que esteja dentro de um charco de lama e perdição, um tremedal de areia movediça, e quanto mais se debate para sair, mais funda. Jamais pode sair dali por sua própria conta, a menos que alguém venha e o tire.

2. Porque deveria ser Jesus e não outro?
2.1 – De forma teatral, dramatizada e poética, é dito em Apocalipse que foi procurado no céu, na terra e debaixo da terra alguém que realizasse os atos da justiça de Deus, e não foi encontrado.
2.2 – Foi o homem que pecou, portanto o homem deveria morrer pelos seus pecados.
2.3 – Só Deus em carne humana poderia sofrer a culpa do pecado e a culpa humana e voltar à vida.
2.4 – Deus se fez carne em Jesus. Pagou nossa culpa e nosso resgate em Jesus.

d – Somos substituídos por Jesus Cristo.

1. Quando Deus deveria desferir o golpe de execução e condenação sobre nós, ele o faz em seu Filho Jesus Cristo.

2. I Pe 2.24 “...carregando Ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados, para que nós, mortos para o pecado, vivamos para justiça; por suas chagas, fostes sarados”.

3. Assim como Isaque foi substituído pelo cordeiro, cada um dos que crêem são substituídos pelo cordeiro de Deus.


CONCLUSÃO: Existem grandes projetos e grandes realizações na humanidade, assim como a Catedral de Waldsassen, na Bavária, descrito na Introdução, mas o maior projeto e a maior realização em todo o universo foi exatamente a obra de salvação do pecador.
Creia que Deus entregou seu Filho Jesus em seu lugar. Entregue sua vida a ele para que sejam cancelados os vossos pecados e as suas culpas.

Nenhum comentário: