terça-feira, 17 de março de 2009

AUSÊNCIA DE VALORES

Jz. 21.25


OBJETIVO: Ensinar que Deus deu princípios para nortearem a vida do cristão e que viver em uma ausência de valores implica em não ser aceito por Deus.

INTRODUÇÃO: Os tempos mudam! Os conceitos mudam! A sociedade muda! As mudanças tem sido para melhor ou para pior?

CONTEXTO: O povo de Israel havia saído da escravidão do Egito. Passaram 40 anos andando pelo deserto para terem uma mudança de paradigmas e aprender que os valores de Deus são superiores aos valores de um mundo caído. Foram exortados que não deveriam assimilar a vida pagã dos povos que estariam a volta deles. O período dos juízes em Israel atravessou cerca de 300 anos. Nesse período Israel viveu um círculo vicioso onde a questão básica sempre tocava na mesma questão: obediência ou desobediência aos valores de Deus.

TRANSIÇÃO: Quais os valores básicos que norteiam sua vida?


I – AUSÊNCIA DE VALORES RESULTA EM DESORDEM E CAOS.

a – Ausência de valores na história de Israel nos dias dos juízes.

1. Israel havia entrado na terra prometida nos dias de Josué, e com o decurso dos anos começou a assimilar os traços culturais paganizados das nações que estavam a sua volta, nações estas que deveria aniquilar.

2. Moisés e Josué exortaram Israel para não se misturar com os povos cananeus.
2.1 – Dt. 7.1-6 ‘Quando o SENHOR, o seu Deus, os fizer entrar na terra, para a qual vocês estão indo para dela tomarem posse, ele expulsará de diante de vocês muitas nações: os hititas, os girgaseus, os amorreus, os cananeus, os ferezeus, os heveus e os jebuseus. São sete nações maiores e mais fortes do que vocês; e quando o SENHOR, o seu Deus, as tiver dado a vocês, e vocês as tiverem derrotado, então vocês as destruirão totalmente. Não façam com elas tratado algum, e não tenham piedade delas. Não se casem com pessoas de lá. Não dêem suas filhas aos filhos delas, nem tomem as filhas delas para os seus filhos, pois elas desviariam seus filhos de seguir-me para servir a outros deuses e, por causa disso, a ira do SENHOR se acenderia contra vocês e rapidamente os destruiria. Assim vocês tratarão essas nações: derrubem os seus altares, quebrem as suas colunas sagradas, cortem os seus postes sagrados e queimem os seus ídolos. Pois vocês são um povo santo para o SENHOR, o seu Deus. O SENHOR, o seu Deus, os escolheu dentre todos os povos da face da terra para ser o seu povo, o seu tesouro pessoal’.
2.2 – Dt. 20.16-18 ‘Contudo, nas cidades das nações que o SENHOR, o seu Deus, lhes dá por herança, não deixem vivo nenhum ser que respira. Conforme a ordem do SENHOR, o seu Deus, destruam totalmente os hititas, os amorreus, os cananeus, os ferezeus, os heveus e os jebuseus. Se não, eles os ensinarão a praticar todas as coisas repugnantes que fazem quando adoram os seus deuses, e vocês pecarão contra o SENHOR, o seu Deus’.
2.3 – Js. 23.7 ‘Não se associem com essas nações que restam no meio de vocês. Não invoquem os nomes dos seus deuses nem jurem por eles. Não lhes prestem culto nem se incli­nem perante eles’.

3. Permanecer com os cananeus foi um erro crasso que levou Israel a perdas constantes.
3.1 – Jz. 1.27-33 ‘Manassés, porém, não expulsou o povo de Bete-Seã, o de Taanaque, o de Dor, o de Ibleã, o de Megido, nem tampouco o dos povoados ao redor dessas cidades, pois os cananeus estavam decididos a permanecer naquela terra. Quando Israel se tornou forte, impôs trabalhos forçados aos cananeus, mas não os expulsou completamente. Efraim também não expulsou os cananeus que viviam em Gezer, mas os cananeus continuaram a viver entre eles. Nem Zebulom expulsou os cananeus que viviam em Quitrom e em Naalol, mas estes permaneceram entre eles, e foram submetidos a trabalhos forçados. Nem Aser expulsou os que viviam em Aco, Sidom, Alabe, Aczibe, Helba, Afeque e Reobe, e, por esse motivo, o povo de Aser vivia entre os cananeus que habitavam naquela terra. Nem Naftali expulsou os que viviam em Bete-Semes e em Bete-Anate; mas o povo de Naftali também vivia entre os cananeus que habitavam a terra, e aqueles que viviam em Bete-Semes e em Bete-Anate passaram a fazer trabalhos forçados para eles’.

4. A assimilação de comportamentos e práticas do paganismo cananeu levou Israel a afastar-se do Senhor e com isso a vida deteriorou até o ponto em que Deus trouxe pesada disciplina e destruição sobre a nação.

5. Alguns rompimentos de Israel com os valores de Deus:
5.1 – Idolatria (Dias de Gideão, Jz. 6.25).
5.2 – Casamentos mistos (Sansão, Jz. 14).
5.3 – Assimilação da cultura pagã (O levita e sua concumbina, Jz. 19.22).

6. A ausência de valores definidos leva a comportamentos contraditórios e danosos.
6.1 – Jz. 17.6 ‘Naquela época não havia rei em Israel; cada um fazia o que lhe parecia certo’.
6.2 – Jz. 21.25 ‘Naquela época não havia rei em Israel; cada um fazia o que lhe parecia certo’.

b – Ausência de valores na sociedade atual.

1. Porque temos tido uma sociedade tão cheia de violências e abusos?

2. Falta princípios e valores desde os primeiros dias na vida da criança: ‘É, em grande parte, no seio das famílias que se prepara o destino das nações’ – Gioacchino Pecci (2 de março de 1810 – 20 de julho de 1903) foi o Papa (Leão XIII) de 1878 a 1903.

3. Sensualidade e pornografia se misturam em nossa sociedade e agir de forma contrária é se tornar careta.

4. Sexo antes ou fora do casamento é prática normal em nossa cultura.

5. Suborno, propina e corrupção são práticas necessárias em muitos casos. É preciso ‘molhar a mão’ do funcionário ara que a fila ande.

6. Má distribuição de renda, onde o trabalhador comum ganha um ou dois salários e outros funcionários públicos ganham milhares de reais acumulando riquezas alarmantes.

7. Dois pesos e duas medidas são comuns no dia a dia de nossa sociedade: ‘Uma pessoa pode acreditar que a estrela da manhã é um planeta e não acreditar que a estrela da tarde é um planeta, por exemplo. Uma pessoa pode assim, racional e consistentemente, ter crenças (atitudes) diferentes quanto ao mesmo objeto’. Ana Teresa Marques Gonçalves, Educadora.

c – Ausência de valores na vida individual.

1. Muitas vezes o cristão entra num processo de cananização, apartando-se dos valores do Reino de Deus que contrastam com os valores deste mundo corrompido, paganizado e demonizado.

2. Não é sem razão que o apóstolo Paulo traz a exortação que diferenciaria o cristão.
2.1 – Rm. 12.2 ‘Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus’.

3. ‘Não podemos pretender que as coisas mudem, se continuamos a fazer sempre o mesmo’ Albert Einstein.


II – ONDE ENCONTRAR VALORES GERADORES DE QUALIDADE DE VIDA.

a – A receita dada ao povo de Israel.

1. Os valores de Deus já haviam sido dados a Israel e esperava-se que Israel cumpriria sua parte, não fazendo parcerias com o povo ímpio.
1.1 – Dt. 7.1-6.
6.3 – Dt. 20.16-18 ‘Se não, eles os ensinarão a praticar todas as coisas repugnantes que fazem quando adoram os seus deuses, e vocês pecarão contra o SENHOR, o seu Deus’.
6.4 – Js. 23.7 ‘Não se associem com essas nações que restam no meio de vocês. Não invoquem os nomes dos seus deuses nem jurem por eles. Não lhes prestem culto nem se incli­nem perante eles’.

2. Não se cuidar e se tornar um camaleão aderindo o tom e as cores de cada situação poderão levar o cristão a uma vida sem qualidade.

b – A Palavra de Deus é extemporânea.

1. Os ensinamentos da Palavra de Deus não estão restritos a um tempo ou a uma forma, mas a Palavra de Deus é extemporânea, isto é, se aplica a todos os povos, culturas em todas as épocas.

2. As Escrituras não passarão nunca e as verdades de Deus servem para todas as gerações:
2.1 – Is. 40. 6-8 ‘Uma voz ordena: Clame. E eu pergunto: O que clamarei? Que toda a humanidade é como a relva, e toda a sua glória como as flores do campo. A relva murcha e cai a sua flor, quando o vento do Senhor sopra sobre eles; o povo não passa de relva. A relva murcha, e as flores caem, mas a palavra de nosso Deus permanece para sempre’.
2.2 – Sl. 1.1-2 ‘Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores! Ao contrário, sua satisfação está na lei do Senhor, e nessa lei medita dia e noite’.

c – A obediência aos valores de Deus gera vida.

1. ‘É na educação dos filhos que se revelam as virtudes dos pais’.
Henrique Maximiano Coelho Neto. 21-02-1864/28-11-1934 foi escritor e jornalista; fundador da cadeira número dois da Academia Brasileira de Letras, e também seu presidente em 1926.

2. Vida com qualidade em todos os âmbitos só é possível na observação dos valores de Deus.


CONCLUSÃO: Quais são os valores que governam sua vida?

Será que não é hora de mudar seus valores pelos da Palavra de Deus e desfrutar de uma vida melhor, ao mesmo tempo que coopera para uma sociedade mais justa e transformada?

2 comentários:

Unknown disse...

A ganancia da humanidade e tao gde que nao tem tempo para Deus.E nao ter tempo p/ Deus e viver perdendo tempo.

Unknown disse...

nunca devemos esquecer: Deus é sempre maior que os problemas que enfretamos no dia dia.