terça-feira, 5 de maio de 2009

SUA FAMÍLIA ESTÁ DEIXANDO MARCAS SAUDÁVEIS NA HISTÓRIA?


I Cr. 1.1-4


OBJETIVO: Ensinar que a família é uma criação de Deus e deve ser construída e edificada à luz dos princípios de sua Palavra..


INTRODUÇÃO: Salomão, o sábio rei de Israel, em suas reflexões sobre a vida no livro de Eclesiastes fala sobre a sucessão constante das gerações:
Geração vai e geração vem; mas a terra permanece para sempre.
Há alguma coisa que se possa dizer: Vê, isto é novo? Não Já foram nos séculos que já foram antes de nós (Ec. 1,9).

O sábio está considerando a incansável substituição das gerações e do ciclo comum da vida. De nada adianta apenas vermos a incansável rotina se não tirarmos disto tudo lições que possam tornar mais significativa a nossa vida em sua incansável rotina.


CONTEXTO: De acordo com Bill T. Arnold e Bryan E. Beyer em Descobrindo o Antigo Testamento, o livro de Crônicas tem por propósito apresentar uma declaração de fé de que as promessas de Deus são verdadeiras, apontando sempre para a salvação daqueles que andam nos princípios revelacionais do Criador; remontando as genealogias até Adão, sempre mostrando uma linhagem temente a Deus.


TRANSIÇÃO: Gerações e gerações já se passaram na história. Há famílias que marcaram a história com sulcos muito profundos que mesmo muitas gerações à frente ainda temos reflexo da passagem de tal família no mundo. É por isso que gostaria de compartilhar nesta oportunidade sobre o tema: SUA FAMÍLIA ESTÁ DEIXANDO MARCAS SAUDÁVEIS NA HISTÓRIA?

I – A FAMÍLIA QUE DEIXA MARCAS SAUDÁVEIS NA HISTÓRIA É PAUTADA PELA FÉ.

a – A fé é produto da revelação de Deus.

1. Caso se averigúe as famílias representadas nestes cabeças de famílias, chega-se a conclusão de que tiveram um contato revelacional de Deus, seja direta ou indiretamente.
1.1 – Adão andou com Deus no paraíso e recebeu de Deus as primeiras revelações especiais, ouvindo diretamente a voz do Senhor.
1.2 – Sete, filho da juventude de Adão (130 anos), foi o substituto de Abel: conforme a imagem e semelhança de Adão. Até Sete a relação de adoração era muito informal e pessoal. A partir desta família é que se inicia a adoração em forma de culto público, fruto de um despertamento quanto a religião verdadeira.
1.3 – Enos nasce neste período de despertamento e avivamento do culto.
1.4 – Apesar de o pecado estar se multiplicando na terra, a verdadeira adoração continua as existir.
1.5 – A linhagem prossegue e chega-se a Enoque, que de tal maneira andou com deus que não há referência a sua morte, mas sim que ‘Deus o tomou para si’.
1.6 – Mesmo em meio a pecaminosidade sempre crescente Deus olha e vê Noé como alguém que andava na obediência da revelação dada. A revelação continua com ele e sua família.

2. Uma linhagem de famílias que foram cuidadosas na preservação da revelação de Deus.
2.1 – Porque estas famílias não perderam a fé como centenas de milhares perderam, a ponto de Deus dizer que já não tinha prazer na existência humana?
2.2 – Porque se apegaram a revelação dada por Deus.

3. Hoje é possível conhecer famílias que há duas ou três gerações atrás eram fiéis a revelação de Deus, à Bíblia e entre seus descendentes não se encontra mais ninguém que ande nos princípios de Deus. Deixaram de andar a luz da revelação.

b – A fé é produto da relação com Deus.

1. Isto aponta para o fato de que não basta apenas a religião, mas é preciso uma relação com Deus.

2. Caso não haja uma verdadeira relação com Deus, isto é, uma comunhão viva e pessoal com o Senhor através da Palavra, da oração e de um culto vivo e transmitido aos descendentes, não haverá continuação da fé.

3. As famílias são exortadas na Bíblia a transmitir a fé:
3.1 – Dt. 6.6-9 ‘Guardem sempre no coração as leis que lhes estou dando hoje e não deixem de ensiná-las aos seus filhos. Repitam essas leis em casa e fora de casa, quando se deitarem e quando se levantarem. Amarrem essas leis nos braços e na testa para não as esquecerem; e as escrevam nos batentes das portas das suas casas e nos seus portões’.
3.2 – Sl. 78.3-7 ‘As coisas que ouvimos e aprendemos, coisas que os nossos antepassados nos contaram, não as esconderemos dos nossos filhos, mas falaremos aos nossos descendentes a respeito do poder de Deus, o Senhor; dos seus feitos poderosos e das coisas maravilhosas que ele fez. O Senhor deu leis ao povo de Israel e mandamentos aos descendentes de Jacó. Ordenou aos nossos antepassados que ensinassem essas leis aos seus filhos para que os seus descendentes as aprendessem, e eles por sua vez, as ensinassem aos seus filhos. Assim eles também porão a sua confiança em deus; não esquecerão o que ele fez e obedecerão sempre aos seus mandamentos’.
3.3 – Pr. 22.6 ‘Ensine a criança no caminho que deve andar, e mesmo quando for velho, não se desviará dele’.

4. Sua família vive em relação com Deus ou apenas vive formalidade da religião?

5. Será que Deus está interessado em famílias que o amem e transmitem a fé.


II – A FAMÍLIA QUE DEIXA MARCAS SAUDÁVEIS NA HISTÓRIA É PAUTADA PELA OBEDIÊNCIA.

a – Fé que não produz obediência é mera religião.

1. Como saber se a fé de sua família é uma fé verdadeira e pura?

2. O teste é simples e está nas sábias palavras de Jesus:
2.1 – Mt. 7.16-17 ‘Vocês os conhecerão pelo que eles faze. Os espinheiros não dão uvas, e os pés de urtiga não dão figos.toda árvore boa dá frutas boas, e a árvore que não presta dá frutas ruins’.

b – A Fé é vista nos princípios que regem a família.

1. Pode se aferir a realidade da fé na família por alguns questionamentos breves e simples:
1.1 – Os casamentos dos descendentes seguem os padrões da Palavra de Deus?
1.2 – O casamento é ainda visto como uma instituição importante que deve ser mantida?
1.3 – Você acredita em casamentos tão longos quanto os que tiveram estas famílias?
1.4 – Ilustração: Quantos casamentos teria tido Matusalém se vivesse nos valores da sociedade atual? Só pra lembrar, Matusalém viveu 969 anos.

2. Que nota você dá para a transmissão da fé em sua família de forma a ser obedecida e vivenciada na vida das próximas gerações?

3. Caso você queira ver sua família deixando marcas saudáveis na História você precisa pagar o preço de conduzi-la nos fundamentos da fé.


III – A FAMÍLIA QUE DEIXA MARCAS SAUDÁVEIS NA HISTÓRIA É PAUTADA PELA PERSEVERANÇA.

a – A perseverança é um princípio a ser ensinado dentro da família.

1. Há um velho Hino em nossa hinódia com curiosa construção em sua poesia:
Quantos que corriam bem,
De Ti longe agora vão!
Outros seguem, mas, também,
Sem fervor vivendo estão.
1.1 – Este hino preconiza a síndrome de famílias que não desenvolveram a perseverança, estando muitos já longe do caminho e, outros, sem fervor trilhando a senda do esfriamento e distanciamento.
1.2 – Caso não seja transmitido o fervor aos seus descendentes, o amor a Deus logo se esfriará.
1.3 – A transmissão do fervor se dá por uma vida de fervor.
1.4 – Você é fervoroso em sua vida cristã ou és um mero assistente aos cultos? Reproduzirás o que és!

2. O apóstolo Paulo fala de uma inclinação natural do homem de se afastar do Senhor. Só em dependência constante do Espírito Santo de Deus a perseverança em sua casa pode se tornar realidade.

b – Deixar marcas saudáveis na História denota o temor da família.

1. Esta linhagem descrita foi uma linhagem fiel e temente a Deus.

2. Para que a História seja marcada de forma saudável e indelével por sua família é imprescindível que o temor do Senhor seja imprimido através de palavras e obras na vida de cada pessoa da família.

3. De que maneira sua linhagem tem sido ensinada a ser temente ao Senhor, de modo que a Fé, a Obediência e a Perseverança sejam princípios demarcadores na sua História?

4. Observe a longevidade de cada representante destas famílias:
4.1 – Adão, 930 anos.
4.2 – Sete, 912 anos.
4.3 – Enos, 905 anos.
4.4 – Cainã, 910 anos.
4.5 – Maalalel, 895 anos.
4.6 – Jarede, 962 anos.
4.7 – Enoque, 365 anos.
4.8 – Metusalém, 969 anos.
4.9 – Lameque, 777 anos.
4.10 – Noé, 650 anos.
4.11 – Sem, 600 anos.
4.12 – Cam, ?
4.13 – Jafé, ?

5. Casamentos que duraram tanto assim só podem ter sido construído à base de um compromisso verdadeiro com Deus e um com o outro.

6. O compromisso de manter a Aliança entre os casais tem sido superficial, por isso o casamento pode se desfazer sob qualquer pretexto.


CONCLUSÃO: Sua família está deixando marcas na História como estas que foram registradas?

O que você tem feito para construir uma família temente a Deus?

Um comentário:

Anônimo disse...

A realidade que estamos vivendo de mundo totalmente corrupto, passar valores morais para nossos filhos se torna muito dificil, somente atraves da palavra de Deus, em vida de pratica Crista que obteremos resultado, afinal colherenos o que plantamos.