terça-feira, 12 de maio de 2009

UMA FAMÍLIA COM A PALAVRA DE DEUS

II Cr. 34.19-28


OBJETIVO: Ensinar que a família cristã comprometida com o Reino conhece e ensina a Palavra de Deus aos que pedem razão da fé.


INTRODUÇÃO: Qual foi a última vez que você falou da Palavra de Deus a um não cristão?


CONTEXTO: Josias era rei sobre Jerusalém a partir do ano 659 a.C. Registra-se que Josias fez o que era bom e reto aos olhos do Senhor. Tivera maus exemplos, contudo corrigiu o caminho de duas gerações antes dele: a) Seu avô Manassés reinou 55 anos sobre Jerusalém e fez o que era mau aos olhos do Senhor Deus, a ponto de matar seus próprios filhos no fogo em adoração a deuses da idolatria pagã. b) Seu pai Amom reinou apenas dois anos e foi morto numa conspiração entre seus súditos. Andou nos mesmos caminhos de Manasses e serviu toda a idolatria pagã.
Josias foi colocado no trono aos oito anos de idade, depois de quase 60 anos de maus resultados da influência religiosa pagã para a nação, a corte real abandonou a idolatria. Não se registra o nome dos mentores de Josias, mas sabe-se que aos oito anos era rei apenas de nome. Possivelmente um dos sacerdotes fiéis ao Senhor o instruiu e conduziu seu reinado nos primeiros anos. Aos dezesseis anos de idade, ele já começara a impor sua vontade e ordena a reforma do Templo. Nessa reforma do Templo é encontrado o Livro da Lei, que compunha-se dos cinco livros de Moisés.


TRANSIÇÃO
: Quero compartilhar nesta oportunidade sobre o tema: UMA FAMÍLIA COM A PALAVRA DE DEUS.






I – UMA FAMÍLIA COM A PALAVRA DE DEUS É UMA FAMÍILIA PROCURADA EM MOMENTOS DE CRISE
.

a – Uma crise assolava o povo de Deus.

1. A missão de Josias era reconstruir a espiritualidade do povo de Deus em dias de apostasia e abandono dos princípios e valores de Deus.

2. A ausência dos valores da Palavra de Deus na vida de um povo é a maior crise que esse povo pode sofrer.

3. Encontrado o Livro da Lei em meio aos escombros do Templo, o mesmo é lido para o rei, que manda buscar orientação profética para que se colocasse em prática a Palavra de Deus.

4. Os parâmetros para conduzir a vida e a nação de maneira reta aos olhos do Senhor estavam ali guardados, porém esquecidos das gerações de seus pais.

5. Tinha Josias diante de si um grande problema: ‘Como conduzir o povo na prática da Palavra de Deus!’

6. Mas como já se registrou em nossa literatura brasileira: ‘Para toda problemática existe uma solucionática’.

b – Ter a Palavra na família é saber e aplicar princípios de Deus.

1. O rei envia seus correspondentes à uma família que vivia sob o temor da Palavra de Deus.

2. Hulda, esposa de Salum, o guarda roupa do rei, era uma mulher piedosa e respeitada profetisa em Jerusalém.

3. Percebe-se que esta família tinha compromisso com Deus e com sua Palavra, visto que nesses dias, os profetas Jeremias e Sofonias, conhecidíssimos e respeitados como homens de Deus pastoreavam Jerusalém; mas a despeito disto foram procurar esta profetiza.

4. Hulda (uma mulher) era uma profetiza em Jerusalém não porque faltassem homens profetas, mas porque era dedicada em conhecer a Palavra de Deus.


II – UMA FAMÍLIA COM A PALAVRA DE DEUS É UMA FAMÍILIA KERIGMÁTICA, DIDÁTICA E CONSOLADORA.

a – Uma família com a Palavra de Deus é família kerigmática.

1. A palavra kerygma (κήρυγμα) significa ‘proclamação’ e se origina do verbo kéryxô (κήρυξω), que significa ‘pregar’.

2. Ser kerigmático significa ser proclamador, e todo cristão é chamado para ser um proclamador da boa nova do Evangelho.

3. A família de Hulda, a profetiza, era uma família que proclamava a Lei de Deus, e para tanto, quando se precisou de alguém que conhecia a Escritura, buscou-se apoio nesta família.

4. As Escrituras enfatizam o dever de se conhecer a Palavra para melhor responder quando procurados.
4.1 – I Pe. 3.15 ‘Estejam sempre preparados para responder a qualquer um que pedir razão da esperança que há em vocês’.
4.2 – Sua família é kerigmática?

b – Uma família com a Palavra de Deus é família didática.

1. O termo didaquê (διδαχή) significa ‘ensino’, de onde se origina nossa palavra ‘didática’.

2. Possuir didática é possuir aptidão, ferramentas e habilidades para o ensino.

3. Quando se procurou alguém que soubesse demonstrar o significado das palavras constantes no Livro da Lei, foi-se procurar a casa de Hulda.

4. Assim eram os cristãos da Igreja primitiva em Jerusalém:
4.1 – At. 5.42 ‘E todos os dias, no Templo e de casa em casa, não cessavam de ensinar e de pregar Jesus, o Cristo’.
4.2 – O modelo é no Templo e de casa em casa. Vá para uma Célula! Lá você vai aprender a se soltar no ensino e comunicação da Palavra de Deus.

5. A família de Hulda era esta família ensinadora. A sua casa tem sido auxílio na transmissão do ensino da Palavra de Deus a outros que precisam?

c – Uma família com a Palavra de Deus é família nooutética.

1. Esse termo, ‘nooutética’, meio desconhecido é utilizado na psicologia para tratar da habilidade do aconselhamento e do consolo.

2. A família de Hulda se mostra profética, apontando para o rei que coisas terríveis aconteceriam no reino de Judá.
2.1 – II Cr. 34.24-25 ‘Assim diz o Senhor: Eu vou trazer uma desgraça sobre este lugar e sobre os seus habitantes; todas as maldições escritas no Livro que foi lido na presença do rei de Judá. Porque me abandonaram e queimaram incenso a outros deuses, provocando a minha ira por meio de todos os ídolos que as mãos deles têm feito, minha ira arderá neste lugar e não será apagada’.

3. Contudo, Hulda foi nooutética, e o rei foi consolado na afirmativa de que tais coisas não acometeriam a ele ou os seus em seus dias.
3.1 – II Cr. 34.27-28 ‘Já que o seu coração se abriu e você se humilhou diante de Deus quando ouviu o que Ele falou contra este lugar e contra os seus habitantes, e você se humilhou diante de mim, rasgou as suas vestes e chorou na minha presença, eu o ouvi, declara o Senhor. Portanto, eu o reunirei aos seus antepassados, e você será sepultado em paz. Seus olhos não verão a desgraça que trarei sobre este lugar e sobre os seus habitantes’.

4. Nossas famílias também são chamadas a anunciar o juízo, mas também o consolo da Palavra de Deus.


CONCLUSÃO: Sua família é uma família com a Palavra de Deus?
Semeie a Palavra a todo tempo dentro e fora de sua casa (Ec. 11.6).

Um comentário:

Anônimo disse...

Realmente, posso falar com convicçao que uma famila onde é firmada na Rocha,na palavra de Deus, pode pasar por ventos muitos fortes, tempestadade, mas nao se abala,continua firme na fé, já passei por uma experiencia onde, em momentos dificies Deus trabalhou muito na vida minha familia.