domingo, 24 de janeiro de 2010

ONDE CONSTRUIR A VIDA NESTE NOVO ANO?

Mt. 7.24-27


OBJETIVO: Ensinar que neste novo ano cada membro deve continuar sua construção sobre a Rocha inabalável, o Senhor Jesus e sua Palavra.


INTRODUÇÃO: Um velho marceneiro, achando que estava na hora de se aposentar, informou ao patrão os seus planos de largar o emprego e desfrutar mais da vida com a esposa. O patrão, sentido em perder um empregado tão bom, pediu ao marceneiro que, por consideração, trabalhasse na construção de só mais uma casa. A resposta foi positiva, mas em breve ficou óbvio que ele não estava trabalhando de coração. Estava sendo relaxado e utilizando matéria-prima de má qualidade. Foi uma maneira infeliz de encerrar uma carreira de dedicação.
A obra já concluída, o empregador foi inspecionar a casa, e ali entregou ao marceneiro as chaves da moradia, dizendo: ‘Esta casa é para você. É um presente meu’.
O marceneiro ficou estupefato! Que vergonha! Se ele soubesse que estava construindo a sua própria casa, teria trabalhado de forma bem diferente.


CONTEXTO: O Senhor Jesus estava encerrando uma série de pregações que recebeu o nome de Sermão do Monte. Neste sermão o Senhor nos apresenta os fundamentos para a vida no Reino de Deus.


TRANSIÇÃO: A nossa vida é edificada ano a ano, dia por dia, um momento de cada vez. Agora é uma boa oportunidade para avaliarmos o ritmo e a qualidade de nossa construção.



I – FATO COMUM: ‘CHUVAS, ENXURRADAS E VENTOS’.

a – Os fenômenos são comuns a todos nesta vida.

1. Fenômenos naturais como tempestades, inundações e ventos procelosos são conhecidos da humanidade em todos os lugares, em maior ou menor intensidade.

2. Dois grupos de pessoas são de fácil definição neste texto:
2.1 – Os que constroem sobre a areia.
2.2 – Os que constroem sobre a rocha.

3. Esses dois grupos de pessoas possuem coisas em comum descritas aqui num único verbo: eles ouvem as palavras do Senhor Jesus.

4. Há também coisas que esses dois grupos não têm em comum:
4.1 – Um não pratica o que se ouviu das palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, e é comparado a um homem tolo.
4.2 – O outro pratica o que se ouviu das palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, e é comparado a um homem sábio.

b – Se prepare para os fenômenos.

1. Assim como há fenômenos naturais como os descritos nesta analogia de Jesus (chuvas, enchentes e fortes ventos), assim também a vida humana é cercada de fenômenos que testam a fibra de nosso caráter e de nossa fé.
1.1 – Praticamente todas as famílias, mais cedo ou mais tarde enfrentam crises; sejam enfermidades; sejam acidentes; sejam mortes; sejam desajustes com filhos (drogas, homossexualismo, rebeldias...); sejam problemas financeiros.

2. Crises e problemas vão alcançar sua vida em algum lugar do seu percurso. Onde está construída sua casa?


II – TERRENO ARENOSO: ‘O MERO OUVIR’.

a – A instabilidade de um terreno arenoso.

1. Não é necessário nenhum curso de engenharia civil para se descobrir que a areia é um terreno flácido, movediço e sem condições de suportar uma estrutura e ao mesmo tempo sofrer a ação demolidora de uma tempestade.

2. O Senhor Jesus neste texto estava aplicando o fato à realidade humana, onde pessoas querem construir suas vidas sobre fundamentos que não se sustentam.
2.1 – Mt. 7.26 ‘... aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica...’.

b – O mero ‘ouvir’ não é terreno onde se construa a vida.

1. Ouvir é ponto em comum entre os dois tipos de pessoas descritos aqui pelo Senhor Jesus; contudo um apenas ouve enquanto o outro ouve e pratica.

2. Construir sua casa sobre a areia está relacionado à pessoa que ouve, e até sabe teoricamente os ensinos de Cristo, mas não os põem em prática em sua vida.
2.1 – Há duas palavras para a negativa no grego:
a) Sentido relativo: ού, ούκ, ούχ → ‘não’.
Ex: ‘Deus ‘não’ perdoa o pecador até que ele ore’.
Ex: ‘Eu não como carne de rato’.
b) Sentido absoluto: μή → ‘jamais’.
Ex: ‘Deus ‘não’ perdoa o pecador mesmo que ore’.
Ex: ‘Eu não como concreto’.
2.2 – O Senhor Jesus usou a negativa que expressa o absoluto: μή → ‘jamais’.

3. O termo ‘obedecer’ no grego é derivado do termo ‘ouvir’ naquela mesma língua:
3.1 – Ouvir = Άκούω → audição.
3.2 – Obedecer = Ύπακούω → ouvir e praticar.
3.3 – ‘Não basta ouvir, é preciso obedecer’.

4. O Senhor Jesus estabelece aqui a diferença entre aquele que meramente ouve seus ensinos e aqueles que os ouve e os põe em prática.

c – A iminência de uma ‘grande ruína’.

1. Assim como um terreno arenoso está para a ruína de uma casa ali construída, assim será a ruína daquele que se contenta com o mero ouvir dos ensinos de Jesus.

2. O Senhor Jesus aponta aqui para a ruína eterna.
2.1 – ‘O que ouve a palavra de Jesus e não a pratica, é como um insensato que constrói a casa de sua vida sobre os alicerces humanos do dinheiro, da cultura, dos títulos, da popularidade, os quais como a areia não resistem à ação demolidora do juízo final’ (Bíblia Shedd, in locco).


III – TERRENO ROCHOSO: ‘OUVIR E PRATICAR’.

a – A solidez de um terreno rochoso.

1. O terreno rochoso oferece alicerce suficiente para uma construção suportar a força dos ventos, das chuvas e enxurradas, sem ser derrubada.

2. O Senhor Jesus chama aqui de prudente o homem que edifica sua vida sobre fundamento sólido, onde tentações e dificuldades do presente, e mesmo o juízo do último dia não sejam suficientes para derrubá-lo.

b – A vida se constrói sobre o ouvir e praticar a Palavra de Deus.

1. A solidez da vida, no ensino de Jesus está ligada ao crer e obedecer as suas palavras.

2. Construir a casa sobre a rocha está para a segurança temporal do mesmo modo que construir a vida sobre o obedecer da palavra de Cristo está para a segurança eterna.
2.1 – Mt. 16.18 ‘Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão sobre ela’.
2.2 – Ef. 2.20 ‘... edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular’.
2.3 – I Pe. 2.4-5 ‘Chegando-vos para ele, a pedra que vive, rejeitada, sim, pelos homens, mas para com Deus, eleita e preciosa’.

c – A estabilidade de uma casa à prova de intempéries.

1. Ilustrações: A Bíblia nos dá exemplos de ‘casas’ que caíram por não estarem construídas na Rocha.
1.1 – Os que ouviram a pregação de Noé.
1.2 – Judas, o apóstolo (Jo. 17. 12).
1.3 – Himineu e Alexandre (I Tm. 1.20).

2. Seja com as intempéries presentes em nossa vida, seja com o juízo final, uma vida construída fora do alicerce sólido que é Cristo, está na iminência de uma grande ruína.


CONCLUSÃO: Sua vida está sobre a Rocha? A única prova visível de seu SIM é uma vida de obediência à Palavra de Jesus.

Ainda há chances para quem está com a casa sobre a areia.
Mesmo que os valores nos quais está construindo a sua vida não sejam os de nosso Senhor Jesus Cristo, você pode recomeçar!
Entregue sua vida a Cristo e experimentarás a diferença de uma nova casa aqui e na eternidade.

Nenhum comentário: