domingo, 24 de janeiro de 2010

PARA QUEM IREMOS, SENÃO A JESUS?
Jo. 6. 66-71.
(Pregação proferida pelo seminarista Ailton Lemes)

Introdução: Este nosso texto está intimamente ligado a parte anterior, pois ele se inicia dizendo: a vista disto.
Mas seria a vista de quê?
Toda esta celeuma eu acabamos de ler se inicia no versículo 22 do capítulo 6, onde Jesus diz ser o pão da vida. O pão, na alimentação é importante para nos dar energia.
Mas eles não estavam se importando muito com as calorias, o grande problema estava em Jesus dizer que para se ter a vida eterna era necessário comer a sua carne e beber o seu sangue.

E isto para os judeus era um sacrilégio para suas leis, pois uma vez que um judeu encostasse em um cadáver ele estaria impuro, e muitos dos discípulos que seguiam a Jesus disseram: “como é duro este discurso, quem o pode escutar”. E por causa disto o deixaram, voltando para suas vidas.
Assim chegamos a nossa passagem, onde muitos dos que seguiam, abandonaram a Jesus, então Jesus se volta para os doze e diz: e vocês também querem ir? E a resposta de Pedro é o nosso tema desta noite.
PARA QUEM IREMOS, SENÃO A JESUS?

Todos sabemos que o nosso mundo está cada vez mais louco, vimos isto nos jornais, revistas e televisão e a cada dia que passa vemos novos pensamentos surgirem, novas religiões, novos gurus, novos profetas que dizem ter uma solução infalível para os problemas das pessoas, basta segui-los.
Mas como eles surgem, qual o motivo?
Eles surgem porquê as pessoas estão sem rumo na vida, não sabem para onde ir, estão perdidas espiritualmente. Tornam-se seguidoras de homens e coisas e não de algo que realmente lhes darão sentido à vida, mas ser um seguidor de Jesus não é tão fácil, pois é necessário mudar de vida.
E estes gurus com suas palavras razas não exigem muito de ninguém, basta que vc deposite tanto na conta que sua vida vai mudar, basta dar uma oferta gorda que sua bênção vai chegar, basta fazer o trabalho tal que seu amor vai chegar, são coisas fáceis de se fazer pois não exigem muito.
As palavras destes homens são fracas e nunca irão preencher o nosso vazio interior que as vezes se aloja em nós e nunca nos levarão à vida eterna.

Através deste texto vemos que Jesus é o único que possui as palavras de vida eterna.
Jesus tentou mostrar aquelas pessoas que ele era o único caminho para se ter a vida eterna, mas para isto era necessário que eles deixassem de viver pela lei que os afastava de Deus e começassem a realmente viver para Deus.
Eles não entendias que o discurso de Jesus não era contrário a lei, mas era a forma real e completa de se cumprir a lei e amar a Deus.
Todos os ensinos de Jesus nos levam a Deus, os seus ensinamentos não são palavras ao vento, pois quem vive realmente seus ensinos, ainda que ande pelo vale da sombra da morte não temerei mal nenhum, pois ainda que morra viverá.
Viverá, não pelos bens que possui nesta vida, ou pelas obras que efetuou, mas somente por Jesus.
Não existe outro capaz de nos levar a vida eterna, nem maia, nem santo algum, pois são homens que fizeram suas obras, mas morreram e já não podem efetuar mais nada neste mundo. Nem buda que de tempos em tempos em tempos surge um novo chamado dalai lama, eles não tem palavras de vida eterna.
Nem o espiritismo pode te dar a vida eterna, pois toda vez que você morre, você reencarna, uma vez que você não está totalmente pronto para se tornar uma alma pura e com isto a vida eterna fica cada vez mais longe.
Somente Jesus morreu, mas ao terceiro dia ressuscitou e vive e reina até hoje e reinará pelos séculos tem as palavras de vida eterna, pois ele é o caminho, a verdade e a vida.
Existem vário caminhos, várias verdades, mas só Jesus é o próprio caminho a própria verdade e a própria vida.

A segunda coisa que vemos nesta passagem é que: “Jesus se deixa conhecer realmente”.
Jesus não se escondeu em mosteiros, cavernas ou ficava o tempo todo no templo, ele andava no meio do povo, conversava com todos, ficava com as crianças, curava e comia com eles.
Ele é o próprio Deus, mas que se fez homem para nos exemplificar o que fazer e como agir nesta vida a fim de irmos para a vida eterna.
E os doze viram isto, tanto que reconheceram que Jesus é o Santo de Deus, isto aconteceu porque Jesus se mostrou verdadeiramente como era, comeu com eles, teve comunhão com eles.
Jesus era o Senhor, mas também era o amigo deles e os ensinava tudo o que precisavam saber, ele era um amigo fiel.
Foi ele quem os chamou, os separou para a sua obra, eles apenas o seguiram e o conheceram de um modo como nenhuma outra pessoa conheceu e foi isto que fez com que Pedro desse esta resposta.
Estes deuses são apenas um pedaço de barro a imagem de homens ou animais, mas Jesus é verdadeiro e vivo e está à porta e bate, se você abrir ele entrará e ceará com você, ele se mostrará verdadeiramente à você e fará com que você creia nele e o conheça de forma inteira e este conhecimento te levará a vida eterna.
Para ser um discípulo de Jesus é necessário intimidade com ele, os doze tinham intimidade e por isso sabiam que Jesus era o Santo de Deus.
E quando se tem intimidade com Jesus, fica impossível não se dizer que ele é o seu Senhor e Salvador, pois você o conhecerá por inteiro.
E assim você sairá do banco da igreja e começará a trabalhar em sua obra, não por força ou por voluntarismo, mas por amor à Deus, pois quem ama a Deus ama a sua obra e tem certeza da vida eterna.

Busque destas outras filosofias e religiões e veja se algum deste outros deuses foi capaz de dar seu único e precioso filho em favor de uma humanidade caída e perdida, e veja se algum outro deus foi capaz de entregar sua vida para pagar nossos pecados.
E termino este sermão fazendo a mesma pergunta que Jesus fez aos doze, mas agora para cada um de vocês: “POR VENTURA, QUEREIS TAMBÉM VÓS OUTROS RETIRARVOS?”.

Nenhum comentário: