domingo, 21 de fevereiro de 2010

RECONCILIADOR E RECONCILIADOS

II Co. 5.18-6.3


OBJETIVO: Ensinar que Reconciliador e reconciliados têm missões com aspectos semelhantes, no intuito de alcançar o pecador.


INTRODUÇÃO: Há nações que vivem em um conflito histórico. Não se vê para elas uma possibilidade de reconciliação. Uma que nos serve como exemplo é Israel e as nações muçulmanas. Casos de amizades plenas entre indivíduos são possíveis, mas amizade plena entre as nações ainda não se conseguiu.


CONTEXTO: Paulo trata com os coríntios sobre a nova vida do cristão e a missão que é dada a cada um.


TRANSIÇÃO: Você acredita numa salvação universal, numa salvação onde cada um constrói seus próprios caminhos para Deus ou numa salvação onde Deus resolveu salvar os que crêem na obra reconciliadora de seu Filho Jesus Cristo?


I – O MUNDO IRRECONCILIADO COM DEUS.

a – O conceito ocidental é universalista.

1. O universalismo teológico apregoa um Deus bom e piedoso que não condenará ninguém às chamas e ao inferno eterno.

2. Mesmo que Deus traga punições sobre o pecado, tais punições serão temporárias, e todos ao fim de um tempo estarão redimidos.

b – A Bíblia aponta para um Deus irado contra pecadores.

1. O VT aponta para Deus irado contra o pecado e contra os pecadores.
1.1 – Pode-se ver Deus irado contra Adão, expulsando-o do Éden por causa do pecado.
1.2 – Pode-se ver Deus irado contra a humanidade, chegando a destruí-la por meio de um dilúvio universal.
1.3 – Pode-se ver Deus irado contra a nova sociedade pós-noética, confundindo as línguas e dividindo os povos, devido a desobediência estabelecida.
1.4 – Pode-se ver Deus irado contra cidades como Sodoma e Gomorra, Admá e Zeboim, reduzindo-as a cinzas, devido sua pecaminosidade e maldade.
1.5 – Pode-se ver Deus irado contra o Egito, arruinando aquela grande potência com as dez pragas.
1.6 – Pode-se ver Deus irado contra os povos cananeus ordenando a matança de todos, desde os mais velhos até as crianças de colo.
1.7 – Pode-se ver Deus irado no meio da própria história de Israel, trazendo juízo e disciplina contra o seu povo ou contra outras nações.

2. O Novo Testamento não é diferente:
2.1 – Rm. 2. 5-9 ‘Contudo, por causa da sua teimosia e do seu coração obstinado, você está acumulando ira contra si mesmo, para o dia da ira de Deus, quando se revelará o seu justo julgamento. Deus retribuirá a cada um conforme o seu procedimento. Ele dará vida eterna aos que, persistindo em fazer o bem, buscam glória, honra e imortalidade. Mas haverá ira e indignação para os que são egoístas, que rejeitam a verdade e seguem a injustiça. Haverá tribulação e angústia para todo ser humano que pratica o mal: primeiro para o judeu, depois para o grego’.
2.2 – II Ts. 1.7b-9 ‘Isso acontecerá quando o Senhor Jesus for revelado lá dos céus, com os seus anjos poderosos, em meio a chamas flamejantes. Ele punirá os que não conhecem a Deus e os que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus. Eles sofrerão a pena de destruição eterna, a separação da presença do Senhor e da majestade do seu poder’.
2.3 – II Pe. 2.9-10 ‘Vemos, portanto, que o Senhor sabe livrar os piedosos da provação e manter em castigo os ímpios para o dia do juízo, especialmente os que seguem os desejos impuros da carne e desprezam a autoridade’.
2.4 – Jd. 14b-15 ‘Vejam, o Senhor vem com milhares de milhares de seus santos, para julgar a todos e convencer todos os ímpios a respeito de todos os atos de impiedade que eles cometeram impiamente e acerca de todas as palavras insolentes que os pecadores ímpios falaram contra ele’.
2.5 – Ap. 21.8 ‘Mas os covardes, os incrédulos, os depravados, os assassinos, os que cometem imoralidade sexual, os que praticam feitiçaria, os idólatras e todos os mentirosos — o lugar deles será no lago de fogo que arde com enxofre. Esta é a segunda morte’.

c – Reconciliação entre Deus e Homem é uma iniciativa de Deus.

1. Existe uma inimizade entre Deus e o homem por causa do pecado e Deus não pode se reconciliar com o pecador aceitando-o como está, pois Deus é santo e não pode ter comunhão com o pecado.

2. Reconciliar (Dicionário Michaelis).
2.1 – Fazer voltar à antiga amizade (aqueles que se desentenderam).
2.2 – Fazer as pazes; congraçar-se.

3. A palavra usada por Paulo neste texto é Κατάλλασσο (katálasso ) e significa ‘trocar’, ‘mudar’ e está ligado à ideia da restauração original entre pessoas depois da hostilidade ou desagrado.

4. A volta da paz entre Deus e o homem é uma questão de justiça, e a menos que a justiça seja cumprida, jamais a paz pode ser estabelecida.

5. As diversas passagens sobre reconciliação sempre colocam o homem como objeto e nunca como sujeito. O sujeito da reconciliação é Deus, não o homem.


II – O RECONCILIADOR ENTRE DEUS E OS HOMENS.

a – O amor de Deus O leva a cumprir a justiça para os pecadores.

1. O homem por natureza está morto espiritualmente e incapaz de agradar a Deus.
1.1 – Ef. 2.1 ‘Ele vos deu vida estando vós mortos em vossos delitos e pecados’.
1.2 – Is. 64.6a ‘Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças, como trapo da imundícia’.

2. Por Deus amar a sua criação resolve cumprir a justiça em lugar do pecador.

b – A reconciliação é possível por causa de Cristo.

1. Cristo se encarna na própria figura humana, tornando-se plenamente humano, sem pecado, para como homem, poder sofrer a condenação no lugar do homem pecador.

2. A encarnação e a morte de cruz foram necessárias para que Cristo, o Deus-homem perfeito, pudesse pagar nossa condenação.
2.1 – II Co. 5.19 ‘a saber, que Deus estava em Cristo, reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões’.

3. Não é o homem que se reconcilia com Deus, mas Deus que nos reconcilia com Ele.
3.1 – II Co. 5.18 ‘Deus nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo’.
3.2 – Você já foi reconciliado com Deus?


III – OS RECONCILIADOS POSSUEM O MINISTÉRIO DA RECONCILIAÇÃO.

a – Quem são os reconciliados?

1. As Escrituras apontam o homem como inimigo de Deus.
1.1 – Cl. 1.21 (ARA) ‘... vós outros, que também éreis estranhos e inimigos no entendimento pelas vossas obras malignas’.

2. São reconciliados todos aqueles que são alcançados pela fé em Cristo Jesus. Deus é quem paga a condenação de seus inimigos.
2.1 – Rm. 5.10 (NTLH) ‘Nós éramos inimigos de Deus, mas Ele nos tornou seus amigos por meio da morte de Seu Filho’.
2.2 – Ilustração: Pai e filho inimizados. Mãe no leito de morte manda chamar os dois. Um de cada lado da cama nem se olhavam. A mãe toma a mão de cada e enquanto orava vai aproximando as mãos de ambos até uní-las. Morre e deixa os dois unidos. Assim, Cristo nos une a Deus em sua morte.

b – Qual a missão dos reconciliados?

1. O apóstolo Paulo enfatiza que recebemos ministério da reconciliação.

2. A palavra ministério é Διακονία (diaconia) que significa serviço.
2.1 – Assim, o cristão recebe o serviço da reconciliação.
a) II Co. 5.18 ‘e nos deu o ministério da reconciliação’.
2.2 – Assim, o cristão é constituído embaixador de Deus.
a) II Co. 5.20 ‘De sorte que somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por nosso intermédio’.
2.3 – O embaixador é enviado no lugar de seu rei e com a mesma autoridade para falar e resolver em seu nome.
a) II Co. 5.20 ‘Em nome de Cristo, pois, rogamos que vos reconcilieis com Deus’.

3. Tanto Cristo como Reconciliador, quanto os cristãos como reconciliados possuem missão semelhante: reconciliar o pecador com Deus.
3.1 – Cristo o fez pagando o resgate e cumprindo a pena dos condenados.
3.2 – Os cristãos o fazem anunciando o perdão de Deus aos pecadores.

4. Como embaixador o que você tem feito pelo Reino de Deus?


CONCLUSÃO: ‘Eis agora o tempo’.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá

Um ótimo texto, assim como o restante do blog. Parabéns pelo seu trabalho, já estou sendo seu seguidor.

Se também desejar me visitar, conhecer minhas idéias, trocar links ou seguir meu blog, visite:

Um pouco além do óbvio.

Abraço.

N'Ele, a autoridade máxima em matéria de salvação.