segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

A IGREJA DOS SONHOS

At. 2.42-47


OBJETIVO: Ensinar que cada cristão precisa se envolve para que a Igreja seja cada vez mais relevante para nossos dias como foi a Igreja Primitiva.

INTRODUÇÃO: Hoje há Igreja para todos os gostos. A questão não é apenas buscar a Igreja que me agrada, mas sim a Igreja que cumpre sua missão e agrada a Deus.

CONTEXTO: Longe de ser uma igreja ideal ou perfeita, a Igreja Primitiva apresentou muitas falhas e imperfeições; no entanto, continua sendo um modelo inspirador para nós que vivemos num mundo tão pluralizado e relativista.

TRANSIÇÃO: Qual é a Igreja dos sonhos de Deus?


I – UMA IGREJA QUE APRENDE A EXPERIMENTAR VIDA DE CORPO E FAMÍLIA.

a – A Igreja Primitiva aprendeu que espiritualidade é perseverar no ensino apostólico.

1. Quando o Senhor Jesus Cristo estava para voltar à presença de Deus Pai, deu aos seus discípulos a responsabilidade e a missão de fazer discípulos.

2. Fazer discípulos é mais que fazer adeptos desta ou daquela denominação, em busca de um crescimento numérico ufanista e interessado em tirar a pela das ovelhas.

3. Fazer discípulos se limita às palavras do próprio Senhor na grande comissão registrada pelo evangelista Mateus:
3.1 – Mt. 28.19 ‘... ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado’.

4. O historiador e médico, Dr. Lucas, registra que a Igreja Primitiva perseverava no ensino que os apóstolos receberam do Senhor.
4.1 – At. 2.42 ‘E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações’.

5. A Igreja dos sonhos de Deus é uma Igreja obediente aos ensinos de sue Filho Jesus Cristo.

b – A Igreja Primitiva aprendeu que se pertenciam como membros uns dos outros.

1. Os cristãos da Igreja Primitiva aprenderam que se pertenciam uns aos outros assim como os membros pertencem ao corpo.
1.1 – Não viviam de modo isolacionista como a sociedade de hoje; mas desenvolveram a prática da solidariedade humana e cristã.
1.2 – Este tipo de solidariedade e senso de pertencimento marca efetivamente a vida de quantos são realmente convertidos ao Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo, pois que Cristo era solidário às necessidades existenciais das pessoas de seus dias.
1.3 – A Igreja Primitiva repetia os atos de Jesus.
1.4 – Ele dispunha do que tinha para ajudar os menos favorecidos.
1.5 – Ele se envolvia com as doenças e carências dos outros.
1.6 – Foi nesse mesmo espírito de unidade que o apóstolo Paulo escreveu posteriormente à Igreja de Corinto:
a) I Co. 12.26 ‘De maneira que, se um membro sofre, todos sofrem com ele; e se um deles é honrado, todos se regozijam’.
1.7 – A Igreja Primitiva aprendeu que o conceito de Jesus de Igreja era o conceito de corpo.

c – A Igreja Primitiva viveu a prática social de família.

1. É natural às mais diferentes famílias alimárias o conceito de proteção e de grupo, e a Igreja Primitiva aprendeu a viver esta prática.
1.1 – At. 4.32 ‘Da multidão dos que creram era um o coração e a alma. Ninguém considerava exclusivamente sua nenhuma das cousas que possuía; tudo, porém, lhes era comum’.
1.2 – At. 2.44 ‘Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum’.

2. A Igreja Primitiva desenvolveu o que mais tarde veio se chamar de comunismo cristão.
2.1 – O comunismo cristão reflete o desinteresse e a desambição pelo bem particular.
2.2 – O comunismo cristão reflete um desejo real de viver a vida com simplicidade para que a família cristã local pudesse ter a mesma assistência.
2.3 – At. 2.45 ‘Vendiam suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos, à medida que alguém tinha necessidade’.
2.4 – ‘Viva com simplicidade para que outros possam simplesmente viver’.
2.5 – At. 4.34-35 ‘Pois nenhum necessitado havia entre eles, porquanto os que possuíam terras ou casas, vendendo-as, traziam os valores correspondentes e depositavam aos pés dos apóstolos; então, se distribuía a qualquer um à medida que alguém tinha necessidade’.


II – UMA IGREJA QUE APRENDE QUE SUA MISSÃO É A TRANSFORMAÇÃO DO MUNDO COM O EVANGELHO.

a – A Igreja possui uma missão redentora e transformadora.

1. Numa proposição teológica pode-se dizer que a missio ecclesiae não é distante da missio dei, isto é, a missão da Igreja não é tão distante da missão de Deus em Cristo Jesus.

2. Enquanto a missão de Jesus implicava em doar-se pela redenção dos pecadores, a missão da Igreja implica em doar-se na proclamação desta redenção aos mesmos pecadores.

3. Assim como a missão de Jesus exigiu sacrifício e o pagamento de um alto preço, a missão de proclamação também exige o sacrifício da entrega total e o preço da renúncia e abnegação.
3.1 – Mt. 16.24 ‘Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me’.

4. Ilustração: Alguém sempre tem que pagar pelo telhado (Lc. 5. 17-19).

b – A Igreja é agência de transformação da sociedade.

1. Por onde passa o Evangelho de Jesus Cristo provoca transformações sociais.
1.1 – Ilustração: Plínio Segundo, o jovem, fora nomeado governador da região da Bitínia – isto é, a costa norte do que hoje é a Turquia – no ano 111 d.C. Alguém fez chegar a ele uma acusação anônima que continha uma larga lista de cristãos. Plínio nunca tinha assistido a um julgamento de cristãos, e, portanto carecia de experiência no assunto. Escreve uma correspondência então ao imperador Trajano querendo saber como se portaria com os cristãos. Plínio diz que os templos pagãos estavam praticamente abandonados e que não se encontravam compradores para as carnes sacrificadas aos ídolos. O contágio desta seita está, não só nas cidades, mas em todos os povoados e nos campos. ‘O crime dos cristãos é que adoram a Cristo como Deus, fazem votos de não cometer roubos, adultérios e coisas que prejudiquem o ser humano. Cuidam de seus velhos e enterram os seus mortos e como se isso não bastasse, cuidam também dos nossos velhos e doentes e enterram os nossos mortos’.
1.2 – Genebra na época de Calvino se tornou uma cidade limpa de prostituições, roubos e muitos outros males da sociedade.
1.3 – O Exército de Salvação foi fundado em 1865 por William e Catherine Booth, chamados por Deus para declarar guerra ao vício e ao pecado em um dos bairros miseráveis da cidade de Londres. William pregava aos pobres, ao passo que Catherine contatava os ricos, conseguindo assim apoio financeiro para o trabalho. Rapidamente o movimento cresceu, organizou-se e hoje atua em 115 países, pregando a palavra de Deus em 175 idiomas, aliando seu trabalho evangelístico a uma opção social intensa. No Brasil, o Exército de Salvação chegou em 1922 e atua minimizando a miséria e levando a mensagem da salvação em Cristo.

2. A Igreja Primitiva descobriu que adorar a Deus, portanto, no conceito mais lato do verdadeiro cristianismo, implica em suprir as necessidades uns dos outros, como uma só alma.

3. Fazer parte da Igreja é aprender a vivenciar a vida de corpo e família como os irmãos da Igreja Primitiva; caso contrário, sua vida cristã não terá eficácia nem verdade alguma que testemunhar.

4. Fazer parte da Igreja é fazer parte desta força transformadora; contudo há que engajar-se e doar-se para que outros venham conhecer o poder transformador do Evangelho de Jesus.


CONCLUSÃO: Você está disposto a tornar a Igreja a Igreja dos sonhos de Deus, para que possa também vir a ser o sonho de muitos pecadores resgatados pelo Evangelho?

Um comentário:

Rev. Caleb Castellani disse...

Muito bom Rev. Emiliano.

Gostei das postagens.
Esta sobre a igreja dos sonhos é o meu tema favorito.
Continue.
Voltarei sempre.
Visite meu Blog sobre o Pastorado também e deixe seu comentário:
http://calebcastellani.blogspot.com

Deus o abençoe.
Pastor Caleb