segunda-feira, 21 de junho de 2010

VIVENDO A SIMPLICIDADE DA VIDA CRISTÃ EM MEIO A FALSAS DOUTRINAS

II Jo. 1-13

OBJETIVO: Apresentar à Igreja o desafio de permanecer em uma vida cristã saudável sem cair nos enganos e promessas dos modernos enganadores.

INTRODUÇÃO: O termo IGREJA já foi sinônimo de verdade e direção, contudo, nos dias atuais, o mundo olha para o termo em si e traduz como mentira, engano e fonte de lucro.

CONTEXTO: O Gnosticismo foi uma praga que se alastrou na Igreja cristã dos primeiros séculos. Os falsos mestres gnósticos estavam conseguindo grandes conquistas na Igreja, e precisavam sofrer a oposição e rejeição dos verdadeiros cristãos. Estavam reduzindo o Cristo anunciado pelos apóstolos, o Verbo encarnado, o Deus-Homem, a uma mera emanação angelical (aeon). Negaram a realidade da encarnação, e viam o Cristo apenas como um dos sombrios ‘aeons’, o qual, por ocasião do batismo de Jesus de Nazaré, teria vindo possuir-lhe o corpo, usando-o como seu instrumento, e abandonando-o na sua crucificação, pelo que, então a morte de Jesus não tinha valor de expiação. Oito dos livros do Novo Testamento foram escritos para combater os ensinos dos gnósticos (As três epístolas pastorais, as três epístolas joaninas, a epístola aos Colossenses e a epístola a Judas).

TRANSIÇÃO: Como saber se o cristianismo proclamado é fiel? Quero compartilhar com você o seguinte tema: VIVENDO A SIMPLICIDADE DA VIDA CRISTÃ EM MEIO A FALSAS DOUTRINAS.


I – A SIMPLICIDADE DA VIDA CRISTÃ SE EXPRESSA ATRAVÉS DA OBEDIÊNCIA DOS FILHOS DA FÉ.

a – O conceito da salvação no gnosticismo cristão.

1. O elo de salvação no gnosticismo cristão estava ligado apenas ao conhecimento da filosofia.

2. Não era levado em conta, nem mesmo estimulado o aspecto de uma vida santificada e separada do pecado.

3. Era até mesmo estimulada a utilização do corpo para o pecado, pois com isto o indivíduo estaria punindo o próprio corpo, pois a matéria é má, dentro desta filosofia.

b – A saúde espiritual do cristão está ligada à obediência prática.

1. João escreve à ‘senhora eleita’ (vs. 1,5), o que na maioria dos intérpretes prevalece a ideia de que estava se dirigindo à Igreja e não à uma pessoa em particular.

2. João elogia membros daquela comunidade que estavam vivendo na obediência da palavra de Jesus de Nazaré.
2.1 – II Jo. 4 ‘Ao encontrar alguns dos seus filhos, muito me alegrei, pois eles estão andando na verdade, conforme o mandamento que recebemos do Pai’.

3. O que caracteriza que os filhos da fé estão na obediência é a prática do amor, pois todo o ensino do Evangelho de Jesus se resume na prática do amor.
3.1 – II Jo. 6 ‘E este é o amor: que andemos em obediência aos seus mandamentos. Como vocês já têm ouvido desde o princípio, o mandamento é este: Que vocês andem em amor’.
3.2 – Gl. 5.14 ‘Toda a Lei se resume num só mandamento: Ame o seu próximo como a si mesmo’.


II – A SIMPLICIDADE DA VIDA CRISTÃ REPROVA AS FALSAS DOUTRINAS NO ENSINO E NA PRÁTICA.

a – Falsas doutrinas sempre circularão em volta da Igreja.

1. Em qualquer época ou lugar a Igreja sempre será assaltada por doutrinas falsas e práticas erradas.
1.1 – Isso se dará pela presença do joio em meio ao trigo.
1.2 – Isso se dará pela pecaminosidade dos próprios membros.

2. João reconhece que, apesar de ensinos falsos circularem no meio da Igreja primitiva, aqueles irmãos desprezavam as heresias e se apegavam aos mandamentos de Cristo.

3. O importante não é a Igreja não presenciar erros, mas ao deparar com os mesmos saber identificá-los e assim rejeitá-los se apegando ao puro Evangelho de Jesus.

b – A Igreja precisa olhos clínicos para ver os erros e heresias.

1. Os apóstolos só puderam instruir a Igreja quanto a doutrinas erradas em seus dias porque se apegaram às palavras do Evangelho.

2. Ao longo da história da Igreja muitas heresias surgiram e cristãos apegados à verdade revelada e registrada na Escritura puderam discernir o erro e rejeitá-lo.

c – Cuidado para não se alimentar de veneno em nossos dias.

1. Muitas pregações em nome do Evangelho hoje não passam de heresias destruidoras no meio da Igreja. É joio no meio do trigo.
1.1 – Ilustração: Voltou Eliseu para Gilgal. Havia fome naquela terra, e, estando os discípulos dos profetas assentados diante dele, disse ao seu moço: Põe a panela grande ao lume e faze um cozinhado para os discípulos dos profetas. Então, saiu um ao campo a apanhar ervas e achou uma trepadeira silvestre; e, colhendo dela, encheu a sua capa de colocíntidas; voltou e cortou-as em pedaços, pondo-os na panela, visto que não as conheciam.Depois, deram de comer aos homens. Enquanto comiam do cozinhado, exclamaram: Morte na panela, ó homem de Deus! E não puderam comer. Porém ele disse: Trazei farinha. Ele a deitou na panela e disse: Tira de comer para o povo. E já não havia mal nenhum na panela. (II Re. 4:38 – 41).

2. Muita pastagem de qualidade inferior ou mesmo venenosa tem sido dada ao povo de Deus em nome do Evangelho.

3. Ilustração: ‘Igreja de Éfeso’(Ap. 2.2,6) ‘Conheço as suas obras, o seu trabalho árduo e a sua perseverança. Sei que você não pode tolerar homens maus, que pôs à prova os que dizem ser apóstolos, mas não são, e descobriu que eles eram impostores. (...) Mas há uma coisa a seu favor: você odeia as práticas dos nicolaítas, como eu também as odeio’.
3.1 – ‘... odeias as obras dos nicolaítas ...’
3.2 – Nicolaítas:
a) Pode se referir a Nicolau , prosélito de Antioquia.
b) Certos eruditos afirmam que Nicolau, tendo uma bela esposa, e sentindo que outros lhe tinham inveja, por esta razão, chamou os apóstolos e outros líderes e ofereceu-a a qualquer deles que a quisesse .
c) Afirma-se que tenha se tornado líder de uma seita gnóstica antinominiana, que realizava festas idólatras, incorporando imoralidade e sensualidade em suas práticas, como acontecia à comum tradição gnóstica.
d) Antinomianismo (Anti = contra + nomos = norma ou lei) – Negação da santificação.
• ‘O crente não precisa mais guardar a lei moral, pois já está justificado. Isso é heresia!’

4. Cuidado com os enganadores em nossos dias:
4.1 – Usam a Bíblia, falam em nome de Jesus, mas o alvo é o seu próprio reino e não o Reino de Deus.
4.2 – Ilustração: ‘Video – Água Benta da Igreja Mundial’.

5. Não nos iludamos com um Evangelho sem riscos.
5.1 – O rebanho sempre será assaltado.
5.2 – O lobo sempre rondará as ovelhas.

CONCLUSÃO: Você tem vivido a verdade das Escrituras?
Viva o evangelho de Jesus sem se desviar.

Nenhum comentário: