quarta-feira, 15 de setembro de 2010

A VINDA DO SENHOR TARDA, MAS NÃO FALHA

II Pe. 3.1-13


OBJETIVO: Ensinar que não podemos perder de vista a realidade da volta do Senhor, mas que devemos exortar com o Evangelho da salvação em Cristo.

INTRODUÇÃO: As Escrituras afirmam que antes do dilúvio a humanidade não sabia o que era chuva. Uma umidade subia da terra e regava toda a sua superfície.
A pecaminosidade humana aumentou de talo maneira que o Criador resolveu exterminar a raça, deixando apenas uma família temente para reconstruir a sociedade. Anunciou a Noé, o patriarca desta família, que faria essa ação punitiva através de um dilúvio, isto é, cairia água do céu em forma de chuva torrencial.
Noé começou a construir uma grande embarcação e avisar a todos quantos quisessem escapar da morte que se preparassem para a viagem naquele grande barco.
Como nunca tinham visto água cair do céu, ninguém se importou nem se preparou para esta epopéia. Morreu toda a sociedade.

CONTEXTO: Pedro escreve suas duas epístolas para as Igrejas da região da Ásia Menor, ao ver que um tipo libertino de gnosticismo estava invadindo a igreja cristã e não poupa esforços para combater estas heresias que tentavam se infiltrar na igreja com uma roupagem intelectual. Esses mestres gnósticos, dos quais Pedro trata, estavam tentando tirar proveito de seu ensino a respeito da liberdade do crente em Cristo para influenciar os cristão ali a viverem uma vida libertina.

TRANSIÇÃO: Conhece pessoas que duvidam de uma ‘Segunda Vinda’ de Cristo? Quero compartilhar nesta oportunidade sobre o tema: A VINDA DO SENHOR TARDA, MAS NÃO FALHA.



I – A VINDA DO SENHOR FOI PROFETIZADA.

a – A vinda do Senhor foi profetizada pelos profetas do VT.

1. Profetas como Isaías, Joel, Amós, Malaquias e outros, profetizaram apontando para um dia final.
1.1 – Jl. 1.15 (NVI) ‘Ah! Aquele dia! Sim, o dia do Senhor está próximo; como destruição poderosa da parte do Todo-poderoso, ele virá’.
1.2 – Jl. 2. 11 (NVI) ‘O Senhor levanta a sua voz à frente do seu exército. Como é grande o seu exército! Como são poderosos os que obedecem à sua ordem! Como é grande o dia do Senhor! Como será terrível! Quem poderá suportá-lo?’.
1.3 – Jl. 2. 31 (NVI) ‘O sol se tornará em trevas, e a lua em sangue, antes que venha o grande e temível dia do Senhor’.
1.4 – Am. 5. 18 (NVI) ‘Ai de vocês que anseiam pelo dia do SENHOR! O que pensam vocês do dia do SENHOR? Será dia de trevas, não de luz’.
1.5 – Am. 5. 20 (NVI) ‘O dia do SENHOR será de trevas e não de luz. Uma escuridão total, sem um raio de claridade’.
1.6 – Ob. 1. 15 (NVI) ‘Pois o dia do Senhor está próximo para todas as nações. Como você fez, assim lhe será feito. A maldade que você praticou recairá sobre você’.
1.7 – Sf. 1. 14 (NVI) ‘O grande dia do Senhor está próximo; está próximo e logo vem. Ouçam! O dia do Senhor será amargo; até os guerreiros gritarão’.
1.8 – Sf. 1. 18 (NVI) ‘Nem a sua prata nem o seu ouro poderão livrá-los no dia da ira do Senhor. No fogo do seu zelo o mundo inteiro será consumido, pois ele dará fim repentino a todos os que vivem na terra’.
1.9 – Sf. 2.1-3 (NVI) ‘Reúna-se e ajunte-se, nação sem pudor, antes que chegue o tempo determinado e aquele dia passe como a palha, antes que venha sobre vocês a ira impetuosa do Senhor, antes que o dia da ira do Senhor os alcance. Busquem o Senhor, todos vocês, os humildes da terra, vocês que fazem o que ele ordena. Busquem a justiça, busquem a humildade; talvez vocês tenham abrigo no dia da ira do Senhor’.
1.10 – Ml. 4. 5 (NVI) ‘Vejam, eu enviarei a vocês o profeta Elias antes do grande e temível dia do SENHOR. 6 Ele fará com que os corações dos pais se voltem para seus filhos, e os corações dos filhos para seus pais; do contrário, eu virei e castigarei a terra com maldição’.

2. Apontavam para um dia de ajustes de contas entre Deus e a humanidade.

b – A vinda do Senhor foi profetizada pelo próprio Senhor.

1. O próprio Senhor Jesus apontou várias vezes sobre sua vinda futura para julgar as nações e restaurar todas as coisas.

2. O Senhor Jesus, no chamado ‘Pequeno Apocalipse’, registrado no capítulo 24 de Mateus, dá forte ênfase ao seu retorno.

3. Na ascensão do Messias registrada por Lucas em Atos, se vê ali anjos anunciando a segunda vinda.

4. Conhece pessoas que duvidam de uma ‘Segunda Vinda’ de Cristo?

c – A vinda do Senhor foi profetizada pelos apóstolos de Cristo.

1. Paulo tece com detalhes os fatos que antecederão ou seguirão a volta de nosso Senhor.

2. Tiago diz que o Juiz está às portas.

3. Pedro anuncia o iminente retorno.

4. João, tanto nas cartas como no Apocalipse, anuncia o dia de juízo e restauração.


II – A VINDA DO SENHOR TEM SIDO DESACREDITADA.

a – A vinda do Senhor foi desacreditada no período do NT.

1. Houve pessoas que afirmavam que o dia do Senhor já havia ocorrido nos dias do NT.
1.1 – II Ts. 2.1-3a (NVI) ‘Irmãos, quanto à vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e à nossa reunião com ele, rogamos a vocês que não se deixem abalar nem alarmar tão facilmente, quer por profecia, quer por palavra, quer por carta supostamente vinda de nós, como se o dia do Senhor já tivesse chegado. Não deixem que ninguém os engane de modo algum...’.

2. O apóstolo Pedro levanta a questão sustentada por muitos de seus dias.
2.1 – II Pe. 3.4 (NVI) ‘O que houve com a promessa da sua vinda? Desde que os antepassados morreram, tudo continua como desde o princípio da criação’.

3. O ensino acerca de um ‘Dia do Juízo’ não é uma ideia aceita com facilidade porque impõe restrições e declara culpa sobre cada ser humano, onde estes prestarão contas de toda palavra e obra que fizeram ou disseram em vida.

b – A vinda do Senhor tem sido desacreditada na história.

1. Não crer na segunda vinda está para a atualidade assim como não crer na chuva estava para os habitantes dos dias de Noé.
1.1 – Mt. 24.37-39 ‘Como foi nos dias de Noé, assim também será na vinda do Filho do homem. Pois nos dias anteriores ao Dilúvio, o povo vivia comendo e bebendo, casando-se e dando-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca; eles nada perceberam, até que veio o Dilúvio e os levou a todos. Assim acontecerá na vinda do Filho do homem’.

2. A Segunda vinda continuará a ser desacreditada e pegará a muitos de surpresa, trazendo repentina destruição sobre a grande maioria.

3. Qualquer que dúvida de uma ‘Segunda Vinda’ de Cristo é porque não se creu nem na ‘Primeira Vinda’.


III – A VINDA DO SENHOR CONTINUA AGUARDADA.

a – A vinda do Senhor continua aguardada pelos que crêem.

1. Os que creram na primeira vinda de Jesus, como o Messias e Salvador, também aguardam sua segunda vinda como Juiz e Senhor.

2. Deus não se limita a mesma lógica de nosso raciocínio limitado por nossa cronologia.
2.1 – II Pe. 3.8 ‘Há, todavia, uma coisa, amados, que não deveis esquecer: que para o Senhor, um dia é como mil anos, e mil anos, como um dia’.

3. O fato de estar demorando a Vinda do Senhor é porque há ainda muitos amigos e parentes seus ainda não salvos.
3.1 – II Pe. 3.9 ‘O Senhor não demora em cumprir a sua promessa, como julgam alguns. Ao contrário, ele é paciente com vocês, não querendo que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento’.
3.2 – O que você tem feito em relação a eles?

4. O apóstolo Pedro afirma que este mundo sucumbirá diante do poder do Juízo de Deus, e que de suas cinzas Deus levantará novos céus e nova terra (II Pe. 3.10-12).
4.1 – ♫ ‘Ó Pai, eu queria tanto ver o meu Senhor descer’.

b – A vinda do Senhor reclama vida de santificação.

1. O apóstolo Pedro nos recomenda quanto a maneira de viver, já que estas coisas acontecerão.
1.1 – II Pe. 3.11-12 ‘Visto que tudo será assim desfeito, que tipo de pessoas é necessário que vocês sejam? Vivam de maneira santa e piedosa, esperando o dia de Deus e apressando a sua vinda’.
1.2 – Ilustração: Conta-se a história de um homem que, durante uma campanha eleitoral, leu em um adesivo de pára-choque o seguinte: “Já tomei minha decisão. Por favor, não me confundam com os fatos”.

c – A vinda do Senhor será definitiva.

1. ‘A parousia é retratada nas páginas do NT, como o fator determinante das fronteiras eternas, o fim da oportunidade para alguém obter a salvação, em contraste com as condições do presente’ .

2. Ali se cumprirá o Salmo 24, onde os portões eternos serão levantados para que se entre o Rei da Glória, dando fim a esta era presente e inaugurando a verdadeira nova era.


CONCLUSÃO: Amados, somos chamados a permanecer firmes, aguardando o retorno do Rei.
Enquanto aguardamos devemos anunciar a salvação na expectativa de que o número dos eleitos será completado em breve.
Enquanto aguardamos e anunciamos somos concitados a viver de maneira santa e piedosa.
Não percamos de vista a chegada de um tempo novo, com novos céus e nova terra, nos quais habitará e experimentaremos a plenitude da justiça.

Nenhum comentário: