sexta-feira, 22 de junho de 2012

NA IGREJA HÁ DIFERENTES NÍVEIS DE CRESCIMENTO ESPIRITUAL



I Jo 2.12-14


OBJETIVO: Ajustar nossa compreensão dos diferentes estágios na maturidade cristã e estimular a tolerância e o estímulo de uns para com os outros.

INTRODUÇÃO: O crente que não cresce rumo à maturidade geralmente pode ser chamado de Crente 3 “S”:
Salvo.
Satisfeito.
Sentado.

CONTEXTO: João escreveu suas cartas para as Igrejas da região da Ásia Menor, instruindo os cristãos a vencerem os desvios doutrinários que se apresentavam a eles através do gnosticismo enquanto cumpriam a tarefa da evangelização.

TRANSIÇÃO: João usa três nomenclaturas para se referir aos crentes: Filhinhos, Jovens e Pais. Quero compartilhar nesta oportunidade o tema: NA IGREJA HÁ DIFERENTES NÍVEIS DE CRESCIMENTO ESPIRITUAL.


I – NÍVEL UM: INFÂNCIA NA FÉ.

a – A primeira fase na caminhada da vida.

1. Após o nascimento a criança experimenta por algum tempo o que se denomina de ‘primeira infância’.

2. Esta é uma fase de muitos cuidados pela família e ao mesmo tempo uma fase de descobertas incríveis por parte da criança.

3. Na Igreja, existem pessoas nos mais diversos níveis de maturidade espiritual: filhinhos, jovens e pais.

4. Os crentes recém convertidos estão nesta fase de descobertas e aprendizado dos primeiros passos.

5. O que não pode acontecer é o retardo no crescimento como aconteceu com cristãos na carta aos Hebreus:
5.1 – Hb. 5.12-14 ‘Vocês já deveriam ser mestres, mas percebo que ainda precisam de alguém que se sente com vocês e ensine de novo os princípios elementares acerca de Deus, desde o início. Estão bebendo leite materno, quando deveriam estar, há muito tempo, ingerindo alimento sólido! O leite é para principiantes, inexperientes nos caminhos de Deus; o alimento sólido é para quem tem maturidade e alguma prática em discernir o que é certo do errado’.
5.2 – I Co. 13.11 ‘Quando eu era menino, falava como menino, pensava como menino e raciocinava como menino. Quando me tornei homem, deixei para trás as coisas de menino’.

b – Filhinhos: convicção dos pecados perdoados.

1. A primeira infância é a fase que a criança, além de aprender os conceitos básicos da vida, aprende a receber o amor dos pais.

2. Nesta fase de nossa espiritualidade tropeçamos e erramos no aprendizado dos princípios da fé.

3. Aprendemos que Deus é perdoador e coisa boa é desfrutar do perdão do Pai.
3.1 – I Jo. 1.9 ‘Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça’.
3.2 – I Jo. 2.12 ‘Filhinhos, os vossos pecados são perdoados por causa do seu nome’.


II – NÍVEL DOIS: JUVENTUDE NA FÉ.

a – A fase das conquistas.

1. Após sair da primeira infância experimenta-se a adolescência e a juventude marcada pelas conquistas e descobertas mais significativas.

2. Mesmo nesta fase nem todos crescem na mesma proporção.

3. Na caminha cristã o processo não é tão diferente. Alguns não cresceram o quanto deveriam crescer.
3.1 – Is 5.4 ‘Parábola da vinha má’.
• Deus deu toda as condições.
• Não houve resposta satisfatória.
• ‘Que mais se podia fazer à minha vinha, que eu lhe não tenha feito?’.

4. Fatores que influenciam o crescimento: [corpo humano = Igreja é comparada].
Corpo Humano Igreja = Corpo de Cristo
Hormônios, controlados pela glândula cerebral. A Cabeça é Cristo. Não há problema hormonal. Glândula libera hormônio, ele dá condições para nosso crescimento.

Alimentação. Alimentação que todos recebem e tem acesso é a Palavra de Deus. Não apenas nos cultos, mas no quarto fechado.
Resposta que o organismo dá à alimentação recebida. Resposta do Organismo: Como reagimos? Praticamos ou somos ouvintes?

Exercícios praticados. Exercícios: Obediência voluntária aos princípios de Deus ou situações que nos permite passar [escola prática].

b – Jovens: vitória sobre o pecado.

1. Uma das mais significativas conquistas da juventude espiritual é quando o cristão aprende a fazer uso da Palavra de Deus e vence as ciladas do diabo, obtendo vitória sobre o pecado.
1.1 – I Jo. 2.14 ‘Jovens, eu lhes escrevi, porque vocês são fortes, e em vocês a Palavra de Deus permanece e vocês venceram o Maligno’.

2. Você já passou do primeiro para o segundo nível de crescimento na caminhada cristã?


III – NÍVEL TRÊS: PATERNIDADE ESPIRITUAL.

a – A multiplicação da espécie marca o terceiro nível.

1. Para a maioria das pessoas é natural o sonho de se constituir uma família e ter filhos.

2. Uma das marcas da maturidade do indivíduo está no desenvolvimento de um relacionamento de maior intimidade.
2.1 – Acontece aqui a multiplicação da família.
2.2 – Aqui acontece o cuidado responsável pelo crescer e desenvolver dos filhos.

b – Pais: conhecem mais a Deus e levam outros a Cristo.

1. Na vida da Igreja não é diferente da vida familiar.

2. Somos desafiados a crescer.
2.1 – II Pe. 3.18 ‘Mas cresçam em força espiritual e conheçam melhor ao nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A Ele seja toda glória e honra sublime, tanto agora como eternamente. Adeus. Pedro’.
2.2 – O desejo de Deus é que TODOS alcancem a maturidade.
2.3 – Ef 4.11-13 ‘E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado, até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo’.

3. Nós somos responsáveis pelo crescimento uns dos outros e por isso não podemos nos isolar e nem isolar o nosso próximo.

4. O que indica o crescimento espiritual do cristão não é o nível de seu conhecimento bíblico teológico, mas a capacidade de um relacionamento mais íntimo com Deus e a geração de filhos espirituais.


CONCLUSÃO
: Você tem crescido?
Maturidade não está relacionada ao tempo que você frequenta a Igreja.
Quem é você:
Filhinho?
Jovem?
Pai?

Nenhum comentário: