terça-feira, 11 de novembro de 2008

COMO SE FIRMAR NO CONHECIMENTO DA PALAVRA DE DEUS?

II Ts. 2. 13 – 17


OBJETIVO: Conduzir o cristão a desejar conhecer e praticar cada vez mais Bíblia como a única Palavra de Deus.


INTRODUÇÃO: Não poucos são os que se aproximam da Palavra de Deus, crêem no Evangelho de Jesus. Porque o percentual de permanência é pequeno?


CONTEXTO: O apóstolo Paulão estava se dirigindo a Igreja da Terssalônica, região pobre da Macedônia, mas onde o terreno espiritual era muito rico. Os que ouviram a Palavra do Evangelho de Jesus Cristo, creram e foram transformados pelo poder de Deus. O segredo é que os tessalônicos se apegaram não à religiosidade cristã, como sendo mais uma alternativa, mas se apegaram à Palavra de Deus como sendo a única regra da verdade.


TRANSIÇÃO: A Escritura é um livro extemporâneo, pois é viva e real para todas as épocas. Dada a grande diversidade de assuntos e questões de época e cultura, há cristãos ou grupos denominacionais que dificultam o conhecimento e a prática da Palavra. Quero, portanto, lhes falar sobre o tema: COMO SE FIRMAR NO CONHECIMENTO DA PALAVRA DE DEUS?


I – SE APEGANDO À PALAVRA DA VOCAÇÃO.

a – Deus nos chama pelo Evangelho.

1. No plano eterno e imutável de Deus, Ele, na sua mui grande sabedoria, resolveu salvar os homens através da pregação do Evangelho (Vocare).

2. Não existe, portanto, outro meio de se alcançar os homens com a salvação, a não ser através da pregação do Evangelho.
a) Rm. 10.13-15 ‘Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Como, pois invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? Assim como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam coisas boas!’.
b) I Co 1.21 ‘Visto como na sabedoria de Deus o mundo pela sua sabedoria não conheceu a Deus, aprouve a Deus salvar pela loucura da pregação os que crêem’.

3. É através do Evangelho que os homens são chamados à salvação e ao conhecimento de Deus e sua vontade.
a) II Ts. 2.14 ‘e para isso vos chamou pelo nosso evangelho, para alcançardes a glória de nosso Senhor Jesus Cristo’.
b) I Ts. 2. 13 ‘Por isso nós também, sem cessar, damos graças a Deus, porquanto vós, havendo recebido a palavra de Deus que de nós ouvistes, a recebestes, não como palavra de homens, mas (segundo ela é na verdade) como palavra de Deus, a qual também opera em vós que credes’.

4. É por isso que Paulo enfatiza nesta carta aos Tessalonicenses que os fiéis daquela igreja haviam sido chamados pelo Evangelho de Jesus.
a) II Ts. 2.13-14 ‘Mas nós devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos, amados do Senhor, porque Deus vos escolheu desde o princípio para a santificação do espírito e a fé na verdade, e para isso vos chamou pelo nosso evangelho, para alcançardes a glória de nosso Senhor Jesus Cristo’.

b – Apego e crescimento na Palavra são sinônimos.

1. Não há como crescer no conhecimento da Palavra se não houver apego do nosso coração, mente e espírito à essa Palavra.

2. Por isso Paulo, ensinando sobre quem poderia ser indicado ao cargo de presbítero nas Igrejas de Creta, exige que os tais deveriam ser homens apegados à Palavra.
a) Tt. 1.9 ‘(Porque é indispensável que o bispo seja) ... apegado à palavra fiel, que é segundo a doutrina, de modo que ela tenha poder tanto para exortar pelo reto ensino como para convencer os que o contradizem’.

3. Quer se firmar no conhecimento da Palavra? Apegue-se a ela.


II – VIVENDO DE MODO PRÁTICO AS VERDADES DO EVANGELHO.

a – O Evangelho é prático.

1. Não é apenas um amontoado de idéias filosóficas, ou um apanhado ideológico.

2. É algo para se conhecer e para se crer. Passa pelo mundo das idéias; mas vai além, torna-se vida, pois é princípio vitalizante.

3. Muitos se aproximam do Evangelho e não permanecem, porque não conseguem se aproximar do lado prático do Evangelho.

b – Toda a Escritura é praticável.

1. Diz Paulo aos crentes de Tessalônica (II Ts. 2.15): ‘Assim, pois, irmãos, estai firmes e conservai as tradições que vos foram ensinadas, seja por palavra, seja por epístola nossa’.

2. Não existe nenhum princípio da Escritura que não seja praticável.
a) Até mesmo textos que dizem que o homem não deve cortar seu cabelo em redondo.
b) Ou que a mulher não deve cortar seu cabelo, são praticáveis.
c) Qual o princípio que está por detrás de cada ensino do passado?
d) Os ensinos do passado não se limitam à letra, mas deve-se buscar o princípio.
e) A letra caduca, mas o princípio é eterno.

3. É nesse perfil de entendimento que o apóstolo Paulo afirma:
a) Rm. 7.6 (ARC) ‘Mas agora fomos libertos da lei, havendo morrido para aquilo em que estávamos retidos, para servirmos em novidade de espírito, e não na velhice da letra’.
b) Rm. 15.4 ‘Porquanto, tudo que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que, pela constância e pela consolação provenientes das Escrituras, tenhamos esperança’.
c) II Tm. 3.16-17 ‘Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente preparado para toda boa obra’.

4. Cada verdade ensinada na Escritura é verdade aceitável e verdade prática.

c – Quanto maior a prática, maior a firmeza.

1. O fator diferencial no conhecimento da Palavra de Deus, é a prática da mesma por parte daquele que a conhece.

2. Apenas conhecer de mente e não praticar não possibilita a eficácia do Evangelho na vida de ninguém, pois conhecer, até o diabo conhece.

3. A Escritura é decisiva quando exige dos fiéis o conhecimento alinhado à prática:
a) Tg. 1.22 ‘E sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos’.
b) Js. 1.8 ‘Não se aparte da tua boca o livro desta lei, antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido’.
c) Sl. 1.2-3 ‘Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores; antes tem seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e noite. Pois será como a árvore plantada junto às correntes de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cuja folha não cai; e tudo quanto fizer prosperará’.

4. Quer se firmar no conhecimento da Palavra de Deus? Torne-se operoso praticante.


III – SENDO RECONHECIDO POR PALAVRAS E OBRAS GERADAS PELO EVANGELHO.

a – Seguindo o modelo bíblico.

1. O modelo bíblico é que tenhamos nossa vida confirmada, autenticada, através da presença do conhecimento e da prática da Palavra de Deus.
a) II Ts. 2. 16-17 ‘Ora, nosso Senhor Jesus Cristo mesmo e Deus, o nosso Pai, que nos amou e nos eterna consolação e boa esperança, pela graça, consolem os vossos corações e os confirme em toda boa obra e palavra’.

2. Só uma pessoa reconhecida por palavras e obras tem autoridade diante das pessoas.

3. Quer se firmar no conhecimento da Palavra de Deus? Torne-se conhecido pela prática da Palavra de Deus.


CONCLUSÃO: Como firmar–se no conhecimento da palavra de Deus?
Apegando-se à Palavra da vocação.
Vivendo de modo prático as verdades do Evangelho.
Sendo reconhecido por palavras e obras geradas pelo Evangelho.

Nenhum comentário: