terça-feira, 11 de novembro de 2008

A BASE DO CONHECIMENTO DA PALAVRA.

Ez. 2.8–3.3


OBJETIVO: Despertar o cristão para buscar maior crescimento da Palavra de Deus visando a prática e a divulgação do Livro Santo.

INTRODUÇÃO: O escritor Lew Wallace duvidava da Bíblia e resolveu escrever uma novela, "Ben-Hur", a fim de provar ser falso o cristianismo. Contudo, estudando com atenção as Escrituras, Wallace descobriu nelas justamente o que não pretendia nem esperava. A Palavra de Deus de tal forma lhe transmudou o pensamento que acabou por escrever a novela em alto tributo ao recém achado Senhor.
Para os homens pensantes de todos os séculos, as Escrituras Sagradas assumem posição preeminente acima de todos os outros livros:
a) Isaque Newton referiu-se aos Evangelhos como "a mais sublime filosofia da Terra".
b) Johann Wolfgang Goethe disse: "Para mim os Evangelhos são verdadeiros, desde o princípio até o fim".
c) Benjamin Franklin, Abraham Lincoln, Franklin Roosevelt, D. Pedro II e tantos outros líderes já renderam elevado tributo ao poder do Livro de Deus.


CONTEXTO:Ezequiel estava profe3tizando ao povo que acabara de chegar no cativeiro babilônico por desobediência a Palavra de Deus. A mensagem era se apegar à Palavra de Deus. O Senhor estava ensinando isto diretamente ao profeta.


TRANSIÇÃO: Quero vos falar nesta ocasião sobre o crescimento no conhecimento na palavra valendo-me do seguinte tema: A BASE DO CONHECIMENTO DA PALAVRA.



I – ESTÁ NA ACEITAÇÃO DA BÍBLIA COMO PALAVRA INSPIRADA DE DEUS.

a – ‘Ouve o que eu te digo’ (Ez. 2.8).

1. A Palavra de Deus é inspirada e o apelo dos céus é que a recebamos assim: como Palavra inspirada.

2. Por inspirada, entendemos que o Senhor gerou todas as motivações, deu discernimento e sabedoria especiais aos homens santos do passado para registrarem a verdade eterna.

b – Toda a Escritura é inspirada por Deus.

1. Crescer no conhecimento da Palavra de Deus implica em aceitar toda a Bíblia como Palavra inspirada de Deus, para a revelação da verdade salvadora.
a) ‘A qualificação mais importante exigida do leitor da Bíblia não é erudição, mas, sim, rendição; não perícia, mas disposição de ser guiado pelo Espírito de Deus’. Martin Anstey.

2. É preciso conhecer e aceitar toda a Bíblia.
a) Gostamos de ter e de ler a ‘Caixinha de Promessas’, mas não temos a ‘Caixinha de Deveres’.
b) Queremos ter o Evangelho segundo as nossas conveniências, que no dizer do Rev. Juan Carlos Ortiz, é o 5º Evangelho.
c) Aceitamos o ‘Vinde a Mim’ do Senhor Jesus, mas não gostamos do ‘Tomai sobre vós o meu jugo’.
d) ‘A fé vacilará se a autoridade das Escrituras Sagradas perder sua força sobre os homens. Precisamos render-nos à autoridade da Bíblia, pois ela não pode conduzir mal nem ser mal conduzida’. Agostinho.

3. Não há texto na Escritura que não seja Palavra de Deus inspirada, não há texto que não seja para hoje. Muda-se a forma, o contexto, as circunstâncias, mas o princípio divino é eterno. Cabe a nós discernir e aplicar em nossa vida.

4. Só é possível conhecer a Palavra de Deus de forma empírica e plena se houver a aceitação da mesma como inspirada por Deus.
a) ‘O caminho mais curto para entender a Bíblia é aceitar o fato de que Deus está falando em cada linha’. Donald Grey Barnhouse.


II – ESTÁ NA ACEITAÇÃO DA BÍBLIA COMO VERDADE INERRANTE.

a – Escrita por homens, mas verdade isenta de erros.

1. ’Come o que achares’ (Ez. 3.1).
a) A ordem era comer todo o rolo que representava a revelação do Senhor. Toda a Escritura dada deveria ser o alimento do profeta. Isto significa que toda a Escritura era vital ao profeta. Não havia erro ou perigo para o profeta em comer todo o rolo.
b) É a Escritura inerrante?
c) ‘Em parte alguma pode haver falsidade no sentido literal das Escrituras Sagradas’. Tomás de Aquino.

2. As Escrituras Sagradas, a Bíblia, foi sim escrita por homens, mas isenta de erros. Deus tomou todo o devido cuidado, inspirando e capacitando os homens que Ele mesmo escolheu para fazer o registro da sua vontade.
a) I Pe. 1.21 “sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. Porque a profecia nunca foi produzida por vontade dos homens, mas os homens da parte de Deus falaram movidos pelo Espírito Santo.”
b) ‘Nenhuma ciência é mais bem comprovada do que a religião da Bíblia’. Isaac Newton.
c) A Bíblia é a Palavra de Deus isenta de erros e contradições.

b – Escrita por homens, mas verdade atuante.

1. A Bíblia é sim, na verdade, escrita por homens, mas é, como alguém já disse, a autobiografia de Deus, nos dando a conhecer e nos fazendo conhecidos, quanto a nossa origem, natureza e espécie, e carregada de poder capaz de transformar nossas vidas pelos seus princípios e mandamentos.
a) ‘Todo o conhecimento que você deseja ter está em um único livro: a Bíblia’. John Wesley.

2. Não existe livro tão lido, nem livro com tamanho poder de atuação e transformação como a Bíblia. É o maior best-seller que o mundo já conheceu.
a) ‘A Palavra de Deus ou é absoluta ou é obsoleta’. Vance Havner.
b) ‘A Bíblia é uma mina de diamantes, um colar de pérolas, a espada do espírito; um mapa pelo qual o cristão navega para a eternidade; o roteiro pelo qual anda todos os dias; o relógio pelo qual acerta sua vida; a balança com a qual pesa suas ações’. Thomas Watson.


III – ESTÁ NA ACEITAÇÃO DA BÍBLIA COMO ALIMENTO SUFICIENTE.

a – ‘Rolo escrito por dentro e por fora’ (Ez. 2.10).

1. Indica que não tinha mais espaço para escrever quaisquer outras coisas, demonstrando com isso que a Bíblia é um livro completo, não havendo mais espaço para novas revelações.

2. Toda a revelação que Deus queria que tivéssemos acerca dele e seu plano de salvação e vida, ou de nós mesmos com respeito ao pecado e salvação, ele a estabeleceu na Bíblia.
a) ‘A Bíblia foi o único livro que Jesus citou, e isso nunca como base para uma discussão, mas para resolver uma questão’ (γεγράπται). Leon Morris.

3. A Palavra de Deus é, portanto alimento suficiente para satisfazer as ansiedades mais profundas de nosso ser.
a) ‘A Bíblia dá a si mesma o nome de alimento. O valor do alimento não está na discussão que ele suscita, mas na nutrição que fornece’. Will H. Houghton.

4. É preciso que cada um tome posse da Escritura como o sustento de Deus para sua vida. Quem dela se alimenta terá forças e nutrição para os momentos de solidão, de provações e de necessidade de orientação e direção para a vida.
a) ‘A Bíblia é uma fonte inesgotável de todas as verdades. A existência da Bíblia é a maior bênção que a humanidade jamais experimentou’. Immanuel Kant.


CONCLUSÃO: Você quer conhecer realmente a Palavra de Deus?
É preciso se aproximar dela como Palavra inspirada de Deus.
É preciso se aproximar dela como Palavra inerrante de Deus.
É preciso se aproximar dela como sendo o único e verdadeiro alimento que dá sustento às nossas vidas em todos os âmbitos e seguimentos da existência.

Nenhum comentário: