domingo, 23 de novembro de 2008

COMO SUPERAR AS DIFICULDADES PARA SE ENTENDER A PALAVRA DE DEUS?


II Pe. 3.14-18


OBJETIVO: Apresentar ao cristão o desafio de ir mais fundo no conhecimento da Palavra de Deus.


INTRODUÇÃO: ‘Tudo o que acontece, acontece. Tudo o que, ao acontecer, faz com que outra coisa aconteça, faz com que outra coisa aconteça. Tudo o que, ao acontecer, faz com que ela mesma aconteça de novo, acontece de novo. Isso, contudo, não acontece necessariamente em ordem cronológica’ .


CONTEXTO: O apóstolo Pedro escreve às Igrejas da região da Ásia, hoje atual Turquia, no intuído de prevenir aos cristãos sobre inimigos naturais do Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo: inimigos que se insurgiriam de fora e de dentro do próprio rebanho.
O primeiro grupo se objetivava através da oposição dos judeus que não aceitavam o fato de Jesus ser o Messias e redentor segundo as promessas e profecias das Escrituras.
O segundo se objetivava através da oposição sempre crescente do próprio Império Romano que exigia o culto ao Imperador e a miscigenação sincrética de todas as religiões.


TRANSIÇÃO: Você encontra coisas difíceis de se compreender na Palavra de Deus? Quero compartilhar de forma simples nesta oportunidade sobre o tema: COMO SUPERAR AS DIFICULDADES PARA SE ENTENDER A PALAVRA DE DEUS?

I – VIVER NA ESPERANÇA E SERIEDADE DA FÉ.

a – A Fé Evangélica é o conjunto de verdades reveladas por Deus.

1. Pedro o apóstolo usara de palavras e revelações intensas acerca do novo estado de coisas que estabelecerão a partir da parousia, isto é, da manifestação de Cristo nos ares.

2. Enquanto o cristão aguarda este momento único da virada da história, Pedro os desafia a viver na esperança e na seriedade da Fé Evangélica.

3. A Fé Evangélica não pode ser encarada apenas do ponto de vista intimista e místico, como sendo uma experiência subjetiva, distanciada da realidade e da vida do dia a dia.
a) A Fé Evangélica é o conjunto de verdades reveladas por Deus e que compõem o conteúdo transformador de nossas vidas.

4. Os ensinos da Palavra de Deus quando encarados e interpretados com honestidade são a nossa fé.

b – Porque as Escrituras possuem coisas de difícil compreensão?

1. Para responder esta pergunta simples quero tomar por base um escrito de poucas décadas atrás.
a) ‘Direis que isto de me achar assistindo, assim, entre os de quem me vejo separado por distância tão vasta, seria dar-se, ou supor que se está dando, no meio de nós, um verdadeiro milagre? Será. Milagre do maior dos taumaturgos. Milagre de quem respira entre milagres. Milagre de um santo, que cada qual tem no sacrário do seu peito. Milagre do coração, que os sabe chover sobre a criatura humana, como o firmamento chove nos campos mais áridos e tristes a orvalhada das noites, que se esvai, com os sonhos de antemanhã, ao cair das primeiras frechas de oiro do disco solar’ (Ruy Barbosa, Oração aos moços).

2. Compreendeu de pronto o que ouviu?
a) A compreensão deste texto, pela distância, seja espacial, cultural, lingüística ou estilística se apresenta complexo.
b) Por isso deve o cristão se dedicar a buscar conhecimento e crescimento na compreensão da Palavra de Deus que está em todos esses níveis mais distante que o texto de Rui Barbosa.

3. Ilustração: ‘Entendes o que lês?’.

4. O apóstolo Pedro reconhece que há coisas difíceis de se entender nas Escrituras e que pessoas ignorantes e instáveis deturpam tais ensinos.
a) II Pe. 3.15b-16 (NTLH) ‘Pois o nosso querido irmão Paulo, com a sabedoria que Deus lhe deu, escreveu a vocês sobre este assunto. E foi isto mesmo que ele disse em todas as suas cartas quando escreveu a respeito disso.Nas cartas dele há algumas coisas difíceis de entender, que os ignorantes e os fracos na fé explicam de maneira errada, como fazem também com outras partes das Escrituras Sagradas. E assim eles causam a sua própria destruição’.

c – Estudar as Escrituras exige do cristão esforço intelectual.

1. Cada convertido a Cristo Jesus recebe com a vocação para a vida eterna a vocação ao crescimento e desenvolvimento de sua vida aqui na terra.

2. A cada novo nascimento espiritual, sempre se dará também um novo nascimento social e intelectual, pois o cristão há de crescer e desenvolver faculdades antes talvez adormecidas ou desvalorizadas.

3. Crescer no conhecimento de Cristo equivale a buscar desenvolvimento na compreensão das verdades reveladas, registradas e guardadas nas Escrituras Sagradas.


II – DESVIANDO-SE DAS CILADAS DO INIMIGO.

a – O inimigo inibe o cristão com o pretexto da dificuldade.

1. O apóstolo Pedro exorta para que o cristão não caia no erro dos que deturpam a Palavra de Deus.

2. Muitos se tornam indolentes e preguiçosos no estudo da Palavra de Deus, sob o pretexto de que não vão entender muita coisa do que está escrito. Esta é uma cilada de Satanás para você não crescer no conhecimento de Deus.

b – O inimigo confunde o cristão com interpretações erradas.

1. Mais do que nunca tem se multiplicado o número de seitas e grupos chamados evangélicos no Brasil e no mundo.

2. Esta é mais uma cilada de Satanás para enganar as pessoas e mantê-las longe do Salvador.
a) ‘Se você não puder vencer o inimigo misture-se a ele’.
b) Satanás é chamado nas Escrituras de ‘o enganador das nações’.
c) Mais do que nunca vemos grupos chamados ‘evangélicos’ ensinando e praticando coisas que passam muito longe da verdade de Jesus.

c – O inimigo desanima o cristão com os erros dos insubordinados.

1. Pedro demonstra que muitos insubordinados perverteriam o sentido das Escrituras.
a) II Pe. 2.1-3 ‘No passado surgiram falsos profetas no meio do povo, como também surgirão entre vocês falsos mestres. Estes introduzirão secretamente heresias destruidoras, chegando a negar o Soberano que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição. Muitos seguirão os caminhos vergonhosos desses homens e, por causa deles, será difamado o caminho da verdade. Em sua cobiça, tais mestres os explorarão com histórias que inventaram. Há muito tempo a sua condenação paira sobre eles, e a sua destruição não tarda’.
b) II Pe. 3.16 ‘Suas (de Paulo) cartas contêm algumas coisas difíceis de entender, as quais os ignorantes e instáveis torcem, como também o fazem com as demais Escrituras, para a própria destruição deles’.

2. Insubordinado, no dizer de Pedro é aquela pessoa que se coloca não para dizer o que a Bíblia diz, mas para dizer que a Bíblia diz o que ele diz.


III – APEGANDO-SE À VERDADE E AO CONHECIMENTO.

a – Princípio nº 1: Tome o propósito de ler a Bíblia toda sempre.

1. A melhor maneira de conhecer todo o conteúdo de um livro é ler o mesmo todo diversas vezes, e não apenas frases soltas. Com a Bíblia não é diferente.

2. Leia a Bíblia toda, pelo menos a cada três anos: Um capítulo por dia da semana e dois aos domingos e terá lido a Bíblia toda a cada três anos.

3. Estude um livro todo várias vezes. Leia sobre o autor, data e contexto histórico. Procure compreender partes mais obscuras valendo-se de comentários ou de irmãos experientes no ensino.

4. O apóstolo Pedro nos adverte no capítulo 1 da segunda carta:
a) II Pe. 1.5 ‘por isso mesmo, reunindo toda a vossa diligência’.
b) "Diligência", Spouden, ‘cuidado na execução de alguma coisa’, ‘zelo’; ‘desvelo’; ‘afã’; ‘presteza’.
c) É como se lêssemos: "Por isto mesmo", quer dizer, porque nos foram dados os dons para o crescimento e porque necessitamos de desenvolvimento, "reunindo toda a vossa diligência" crescei.

5. Se nas matérias curriculares de seus estudos para o exercício profissional você se dedica, porque não dedicar tempo e esforço pelo menos igual para o estudo da Palavra de Deus que te garante a vida eterna?

b – Princípio nº 2: Tome o propósito de ser honesto com a Escritura.

1. Não diga o que ela não diz. A Reforma Protestante do século XVI nos deixou o legado de ‘sola scriptura’.

2. Martinho Luthero: ‘Onde a Bíblia fala, eu falo. Onde a Bíblia se cala, eu me calo!’.

3. Ir além das Escrituras é acrescentar ou diminuir o seu conteúdo, e o juízo sobre os que praticam isto já está lavrado:
a) Ap. 22.18-19 ‘Declaro a todos os que ouvem as palavras da profecia deste livro: Se alguém lhe acrescentar algo, Deus lhe acrescentará as pragas descritas neste livro. Se alguém tirar alguma palavra deste livro de profecia, Deus tirará dele a sua parte na árvore da vida e na cidade santa, que são descritas neste livro’.

c – Princípio nº 3: Tome o propósito de ser praticante da Palavra.

1. Tg. 1. 22-25 ‘Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos.Mas o homem que observa atentamente a lei perfeita, que traz a liberdade, e persevera na prática dessa lei, não esquecendo o que ouviu, mas praticando-o, será feliz naquilo que fizer’.

2. Jo. 13.17 ‘Agora que vocês sabem estas coisas, felizes serão se as praticarem’.


CONCLUSÃO: A medida de seu alimento na Palavra equivale ao que você leva da Palavra em seu dia a dia.
Valorize e leia a Palavra de Deus.

Nenhum comentário: