sábado, 22 de maio de 2010

ATITUDES POSITIVAS DIANTE DAS PROVAÇÕES

Tg. 1.2-8,12


OBJETIVO: Ensinar que situações adversas sempre farão parte da vida do cristão, porém este poderá enfrentá-las de maneira proveitosa assumindo atitudes positivas.


INTRODUÇÃO: Na história da Igreja, sempre tem aqueles que, no intuito de alcançar seguidores, apresentam a mensagem do Evangelho de forma enganosa.
Dietrich Bonhoefer apresenta em seu livro Discipulado, o conceito da ‘graça barata’, onde apenas aceitar o Evangelho lhe dá direito a uma vida fácil, isenta de sofrimentos e próspera.
Em nossos dias a ênfase tem sido o alcance de uma condição onde todo tipo de prosperidade se torna seu apenas pelo fato de pertencer a esta ou àquela denominação.


CONTEXTO: A Igreja primitiva experimentou um tipo de provação ainda não experimentado pela Igreja brasileira.
• Famílias verem seus chefes arrastados e mortos pela sua fé.
• Igrejas verem seus pastores arrancados de seu lugar e jogados em arenas com animais ferozes por não negarem a Cristo.
• Muitos foram queimados vivos por não negarem o Senhor.


TRANSIÇÃO: Como encarar as provações, aflições e dificuldades? Quero compartilhar nesta oportunidade o seguinte tema: ATITUDES POSITIVAS DIANTE DAS PROVAÇÕES.



I – OLHAR AS PROVAÇÕES PELA ÓTICA CORRETA
.

a – Não olhar as provações pela ótica de Deus gera rebeldia.

1. As Escrituras apresentam Deus como o Senhor absoluto a quem estão subordinados todos os poderes, energias e forças do universo.

2. Nada lhe escapa ao controle! Desde os macrocosmos com sua grandeza insondável até os microcosmos invisíveis ao olho nu. Tudo está sob o controle absoluto de Deus.

3. Quando qualquer um de nós perde isto de vista passamos a assumir uma postura de rebeldia em relação àquilo que nos acontece de modo adverso.

4. Ilustração: Jó era um homem íntegro e temente a Deus, contudo quando lhe sobrevieram as provações e estas persistiram em esticar as cordas de suas fibras e fé, ele se rebelou contra deus e se colocou como um igual querendo explicações. No decurso de sua história fica claro para ele que Deus estava no controle de tudo e, quando ele assim se rende sua sorte é mudada. ‘Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêem’ (Jó 42.5).

b – As provações são oportunidades transformadoras.

1. Tiago ensina a Igreja a olhar as provações com alegria, pois estas são oportunidades transformadoras para cada cristão.
1.1 – Tg. 1.2 (NTLH) ‘Meus irmãos, sintam-se felizes quando passarem por todo tipo de aflições. Pois vocês sabem que , quando a sua fé vence essas provações, ela produz perseverança’.

2. O cristão só pode ter alegria nas provações se aprender a encarar as provações pelo lucro espiritual que estas proporcionam.

3. Ilustração: Habacuque foi um profeta que viveu no século VII a.C. Vendo que seu povo estava em desobediência contumaz, clamou ao Senhor para mudar os rumos de sua nação. Deus lhe mostrou que faria isso usando o povo babilônico, que arrasaria o povo judeu. Sabendo da desumanidade dos caldeus na guerra, Habacuque exclama: ‘Isso vai ser uma tribulação muito intensa! Como pode o Senhor permitir tal coisa?’ Deus lhe responde e os faz ver os propósitos e os frutos que a nação colheria dali. Então Habacuque termina seu livro profético com a seguinte profissão de fé: ‘Ouvi isso, e o meu íntimo estremeceu, os meus lábios tremeram; minhas pernas vacilaram. Tranquilo esperarei o dia da desgraça que virá sobre o povo que nos ataca. Mesmo não florescendo a figueira, e não havendo uvas nas videiras, mesmo falhando a safra de azeitonas, não havendo produção de alimento nas lavouras, nem ovelhas no curral, nem bois nos estábulos, ainda assim eu exultarei no Senhor e me alegrarei no deus da minha salvação. O Senhor, o Soberano, é a minha força; ele faz os meus pés como os da corça, faz-me andar em lugares altos’. (Hc. 3.17-18).

4. Este texto de Tiago é diametralmente oposto conceito da ‘crença fácil’ que medra na moderna Igreja evangélica, e que diz que basta alguém fazer a profissão de aceitação de Cristo, como seu salvador, para que fiquem solucionados todos os seus problemas e se assegure a prosperidade .

5. As provações, tribulações e dificuldades fazem parte do currículo da Escola de Deus. O Senhor Jesus não isentou seus seguidores de passar por provações, antes os alertou e os preparou para isto.

6. Olhe as provações pela ótica de Deus!

II – BUSCAR SABEDORIA AO PASSAR PELAS PROVAÇÕES.

a – A necessidade de sabedoria em meio às provações.

1. ‘A sabedoria é a rainha das virtudes’, afirmava Cícero.

2. A sabedoria que vem de Deus consiste em compartilhar da própria sabedoria divina e, longe de ser meramente uma qualidade ou uma habilidade racional ou empírica, a mesma consiste no discernimento da alma quanto às realidades espirituais.

3. Suportar as provações e progredir na busca espiritual pela perfeição é algo que exige a apropriação da sabedoria que vem de Deus e é por isso que o cristão é estimulado a pedir sabedoria para atravessar as provas.
3.1 – Tg. 1.5 (NVI) ‘Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade, e lhe será concedida’.

b – Sabedoria espiritual advém da relação mística com o Senhor.

1. A sabedoria espiritual não se mede nem se quantifica pela bagagem de conhecimento bíblico ou teológico que alguém possa adquirir.

2. ‘A sabedoria a que Tiago se refere não é o conhecimento de fatos a que denominamos de ciência, mas é aquela qualidade de entendimento que aguça a percepções das obrigações morais e a apreensão das realidades eternas... e se compõe daqueles princípios, que como diz o livro de Provérbios, se origina da reverência para com Deus’ .

3. Essa sabedoria tem sua base no perfeito conhecimento de Deus e é transmitida à alma mediante a ação e poderes místicos do Espírito Santo.

4. Descanse na sabedoria de Deus.
4.1 – ♫ ‘Não tenhas sobre ti’.
4.2 – Busque e descanse na sabedoria de Deus!


III – COLHER OS FRUTOS DAS PROVAÇÕES.

a – Tiago aponta para provações como fonte de bênçãos e frutos.

1. O termo que Tiago usa no verso 3 é ‘dokmíon’ (Δοκμίον) indicando a provação da vossa fé, e significa ‘instrumento de testar’ ou ‘meio de teste’.

2. Era empregada nos testes de metais para conhecer o grau de pureza que havia nos mesmos.

3. As provações têm por objetivo apurar a autenticidade de nossa fé, caráter, sinceridade e santidade.

b – Frutos colhidos das provações.

1. As Escrituras revelam Deus como aquele que cada um de seus filhos.
1.1 – Hb. 11.6 ‘... [Deus] se torna galardoador dos que o buscam’.

2. As recompensas são de duas naturezas: Terrenas e eternas:
2.1 – As provações produzem perseverança levando o cristão a um estado de maturidade chamado aqui de ‘perfeitos e íntegros’.
a) Tg. 1.4 (NVI) ‘E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma’.
2.2 – Tiago fala também de uma recompensa de natureza eterna que é a coroa da vida, que de acordo com os eruditos, é a própria vida eterna.
a) Tg. 1.12 (NTLH) ‘Feliz é aquele que nas aflições continua fiel! Porque, depois de sair aprovado dessas aflições, receberá como prêmio a vida que Deus promete aos que o amam’.

c – Reconhecimentos de quem passou pelas provações.

1. Durante as provações nem sempre se encontram os sentimentos de resignação e aceitação.

2. O cristão sempre reconhecerá que após cada tempestade há um lindo arco-íris, ou que ‘o choro pode durar uma noite, mas a alegria sempre vem ao amanhecer’.

3. O salmista declara os benefícios de ter passado por provas.
3.1 – Sl. 119.71 ‘Foi-me bom ter eu passado pela aflição; para que aprendesse os teus decretos’.

4. O paciente Jó, após atravessar situações de dor e perdas e não poucos sofrimentos na carne e na alma, declara que as provações o ajudaram a perceber melhor a pessoa de Deus.
4.1 – Jó 42.5 ‘Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêem’.


CONCLUSÃO: Você está passando por provações, aflições ou dificuldades?
• Você deve olhar para as provações pela ótica de Deus.
• Você deve buscar sabedoria ao passar pelas provações.
• Você colherá os frutos das provações aqui e na eternidade.

Coloque-se diante do Senhor para buscar força e graça nas horas de lágrimas e vales.
Venha à frente! Dobre-se diante do Soberano Senhor!
Quero orar por você.

Nenhum comentário: