sábado, 22 de maio de 2010

TEM GENTE ENGANANDO E SENDO ENGANADA

I Jo. 2.18-26


OBJETIVO: Ensinar que sempre haverá joio no meio do trigo e que se deve envidar todo cuidado e esforço para não ser induzido a erros, permanecendo firmes na Palavra de Deus.


INTRODUÇÃO: Certamente você já ouviu o ditado vendendo ou comprando gato por lebre...


CONTEXTO: Cerinto foi contemporâneo de apóstolo e evangelista João quando este pastoreava na cidade de Éfeso no final da década de 90 no primeiro século.
Nada sobreviveu até nossos dias dos escritos de Cerinto, e os primeiros pais da Igreja apresentam um quadro confuso de sua heresia.
Cerinto cria que Jesus era um filho natural de José, e que seu pode se devera a uma descida temporária de um ‘aeon’ (uma emanação angelical). Esta personalidade veio sobre ele no batismo e o abandonou na cruscificação (Deus meu, Deus meu! Porque me abandonaste?).
Muitas pregações distorcidas sobre Jesus circularam no primeiro século. Qualquer semelhança com o nosso tempo não é mera coincidência.


TRANSIÇÃO: Já não há dúvida de que o evangelicalismo é de grande importância para o futuro do cristianismo global; mas, faz-se necessário seu compromisso total com o evangelho. Quero refletir nesta oportunidade sobre o tema: TEM GENTE ENGANANDO E SENDO ENGANADA.



I – OS ENGANADORES FORAM PREVISTOS PELO SENHOR.

a – Sempre houve enganadores.

1. O primeiro enganador entre os humanos: Adão.
1.1 – O engano é uma das ferramentas do pecado para afastar o homem da verdade, seja ela qual for.
1.2 – Desde que o pecado entrou na história humana, a intenção de enganar passou a existir no coração do homem.
1.3 – Adão, quando interpelado pelo Senhor, após o pecado, aponta outro responsável que não ele mesmo, numa tentativa de enganar o Criador, fugindo da verdade.

2. Jacó, enganador até no nome.
2.1 – O próprio nome ‘Jacó’ significa ‘enganador’; e essa foi a prática desse patriarca até que teve um verdadeiro encontro com Deus, que lhe mudou o nome e também seu caráter.

3. Enganadores sempre houve na história da humanidade. A mentira é um desvio de caráter e conduta que faz parte da natureza intrínseca do diabo.
3.1 – Jo. 8.44 ‘Vocês pertencem ao pai de vocês, o Diabo, e querem realizar o desejo dele. Ele foi homicida desde o princípio e não se apegou à verdade, pois não há verdade nele. Quando mente, fala a sua própria língua, pois é mentiroso e pai da mentira’.
3.2 – Ap. 12.9 ‘O grande dragão foi lançado fora. Ele é a antiga serpente chamada Diabo ou Satanás, que engana o mundo todo. Ele e os seus anjos foram lançados à terra’.

4. Como resultante do pecado, assim também de todos os pecadores.
4.1 – Não é preciso ensinar ninguém a mentir ou enganar os outros.
4.2 – A pessoa apenas se especializa ao longo de sua vida.

5. Todo enganador, especialmente em matéria de Evangelho, é um anticristo, isto é, todo aquele que se opõe a Cristo.
5.1 – I Jo. 2.18 ‘Filhinhos, esta é a última hora e, assim como vocês ouviram que o anticristo está vindo, já agora muitos anticristos têm surgido. Por isso sabemos que esta é a última hora’.

b – A preparação da Igreja sobre os enganadores.

1. Jesus alertou seus discípulos sobre o surgimento de enganadores no meio do povo.
1.1 – Mt. 24.4.5 ‘Jesus respondeu: “Cuidado, que ninguém os engane. Pois muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Eu sou o Cristo!’ e enganarão a muitos’.
1.2 – Mt. 24. 11 ‘e numerosos falsos profetas surgirão e enganarão a muitos’.
1.3 – Mt. 24.23-24 ‘Se, então, alguém lhes disser: ‘Vejam, aqui está o Cristo!’ ou: ‘Ali está ele!’, não acreditem. Pois aparecerão falsos cristos e falsos profetas que realizarão grandes sinais e maravilhas para, se possível, enganar até os eleitos’.

2. Os apóstolos alertaram a Igreja sobre a presença dos enganadores no meio do povo de Deus.
2.1 – At. 20.29-30 ‘Sei que, depois da minha partida, lobos ferozes penetrarão no meio de vocês e não pouparão o rebanho. E dentre vocês mesmos se levantarão homens que torcerão a verdade, a fim de atrair os discípulos’.
2.2 – II Pe. 2.1-3 ‘No passado surgiram falsos profetas no meio do povo, como também surgirão entre vocês falsos mestres. Estes introduzirão secretamente heresias destruidoras, chegando a negar o Soberano que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição. Muitos seguirão os caminhos vergonhosos desses homens e, por causa deles, será difamado o caminho da verdade. Em sua cobiça, tais mestres os explorarão com histórias que inventaram. Há muito tempo a sua condenação paira sobre eles, e a sua destruição não tarda’.

3. Sempre haverá enganadores no meio do povo de Deus; pois, segundo a palavra inerrante do próprio Senhor Jesus, o joio sempre estará no meio do trigo.


II – OS ENGANADORES SE UTILIZAM DA PALAVRA DE DEUS.

a – Por não conhecerem as Escrituras.

1. Muitos se apressam em abrir sua boca querendo ensinar o que não receberam e na ânsia de serem tidos por mestres do saber, acabam por semear o erro.
1.1 – Tg. 3.1 ‘Meus irmãos, não sejam muitos de vocês mestres, pois vocês sabem que nós, os que ensinamos, seremos julgados com maior rigor’.

2. ‘A Bíblia é a mãe das heresias’ (Rev. Júlio A. Ferreira).

b – Deturpam as Escrituras.

1. O texto de João está envolto em um contexto do que se denominou de gnosticismo.

2. O gnosticismo, naquele contexto, denominado de gnosticismo cristão, era uma mistura de conceitos do judaísmo e do cristianismo corroídos pela filosofia pagã.
2.1 – Criam que o indivíduo poderia viver em pecados no corpo, pois o espírito é o que vivifica, mas a carne é fraca.
2.2 – Criam em milhares de mediadores entre o homem e Deus.
2.3 – Criam que Jesus não era Deus encarnado.
a) I Jo. 2.22-23 ‘Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? Este é o anticristo: aquele que nega o Pai e o Filho. Todo o que nega o Filho também não tem o Pai; quem confessa publicamente o Filho tem também o Pai’.
2.4 – Stephen Neill, um estudioso com vasta experiência e conhecimento de primeira mão sobre as religiões da Índia e África: ‘a figura histórica de Jesus de Nazaré é o critério pelo qual toda a afirmação cristã tem de ser julgada, e a luz da qual se sustenta ou cai’.

3. A deturpação das Escrituras é algo recorrente no meio da Igreja em todas as épocas.
3.1 – II Pe. 3.16 ‘Ele escreve da mesma forma em todas as suas cartas, falando nelas destes assuntos. Suas cartas contêm algumas coisas difíceis de entender, as quais os ignorantes e instáveis torcem, como também o fazem com as demais Escrituras, para a própria destruição deles’.


III – NÃO SER ENGANADO PRESCINDE PERMANECER NA PALAVRA DE DEUS.

a – A verdade é e está na Palavra de Deus.

1. O povo de Deus é desafiado a conhecer a Palavra, pois só de posse do verdadeiro conhecimento o cristão pode ensinar aquilo que Cristo ensinou.

2. O povo de Deus é desafiado a conhecer a Palavra, pois só de posse do verdadeiro conhecimento o cristão pode escapar dos enganos que são pregados mundo afora.

3. O povo de Deus é desafiado a conhecer a Palavra, pois só de posse do verdadeiro conhecimento poderá viver a verdade e praticá-la para a glória de Deus.

b – O cristão é alertado para não ser enganado.

1. O que o cristão deve fazer para não ser enganado?
1.1 – Conhecer e permanecer na Palavra.
a) I Jo. 2. 24 ‘Quanto a vocês, cuidem para que aquilo que ouviram desde o princípio permaneça em vocês. Se o que ouviram desde o princípio permanecer em vocês, vocês também permanecerão no Filho e no Pai’.
1.2 – Crescer em maturidade para não ser enganado.
a) Ef. 4.14 (NTLH) ‘Então não seremos mais como crianças, arrastados pelas ondas e empurrados por qualquer vento de ensinamentos de pessoas falsas. Essas pessoas inventam mentiras e, por meio delas, levam outros para caminhos errados’.
1.3 – Vigiar constantemente sobre a sementeira do inimigo.
Ilustração: Vladimir Maiakowsky.
‘Na primeira noite eles se aproximam
e colhem uma flor do nosso jardim,
e não dizemos nada.
Na segunda noite já não se escondem.
Pisam as flores, matam o nosso cão,
e não dizemos nada.
Até que um dia o mais frágil deles
entra, sozinho,em nossa casa
rouba-nos a lua e, conhecendo o nosso medo,
arranca-nos a voz da garganta.
E porque não dissemos nada,
já não podemos dizer nada’.
(suicidou-se aos 37 anos).


CONCLUSÃO: Viva a simplicidade do Evangelho.
Não seja participante do engano.
Não seja enganado.

Nenhum comentário: