segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

EU TENHO UM CHAMADO

Mc. 1. 16-20


OBJETIVO: Ensinar que enquanto cristãos todos nós temos um chamado em comum: anunciar a salvação aos outros.


INTRODUÇÃO: Quando se fala em vocação, afinal o que se quer dizer? A palavra vocação vem do verbo no latim "vocare" (chamar). Assim vocação significa chamado. É, pois, um chamado de Deus. Se há alguém que chama, deve haver outro que escuta e que responde.


CONTEXTO: O Senhor Jesus estava dando início ao seu ministério e se tornando publicamente conhecido. No intuito de dar continuidade ao trabalho de proclamação de sua obra redentora que realizaria à frente, chama alguns discípulos para treiná-los para o serviço.


TRANSIÇÃO: O chamado dos discípulos é paradigmático pois aponta para o chamado de cada um dos outros milhões de discípulos chamados a continuar sua obra e missão e isso inclui a mim e a você. Quero compartilhar sobre o tema: EU TENHO UM CHAMADO.


I – EU TENHO UM CHAMADO PARA A SALVAÇAO
.

a – Jesus chamou seus discípulos para conhecê-Lo como Deus.

1. Quando o Senhor Jesus chamou seus discípulos a fim de segui-Lo certamente incluía o propósito de estarem eles dentre aqueles que creriam nele como o Messias prometido por Deus.

2. Jesus se manifesta inconteste aos seus discípulos acerca de sua divindade, seja mediante seus ensinos ou mediante seus sinais miraculosos.

3. Os discípulos entraram no ministério com essa certeza: Jesus é Deus.
3.1 – Jo. 1.1 ‘No princípio era aquele que é a Palavra Ele estava com Deus, e era Deus. Ele estava com Deus no princípio. todas as coisas foram feitas por intermédio dele; sem ele, nada do que existe teria sido feito’.
3.2 – Jo 1.14 ‘Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós. Vimos a sua glória, glória como do Unigênito vindo do Pai, cheio de graça e de verdade’.

b – Jesus chamou seus discípulos para conhecê-Lo como Salvador.

1. No decorrer de seu treinamento o fato de que Jesus é o Messias e o Salvador prometido fica claro para seus discípulos.
1.1 – Mc. 10.45 ‘Pois nem mesmo o Filho do homem veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos’.
1.2 – Jo. 6.68-70 ‘Simão Pedro lhe respondeu: Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras de vida eterna. Nós cremos e sabemos que és o Santo de Deus’.

2. O próprio apóstolo Pedro é quem vai dar uma das palavras mais contundentes acerca dessa singularidade da salvação ofertada por Jesus, quando em seu ministério ensina:
2.1 – At. 4.12 ‘Não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos’.

3. Cada pessoa que se encontrou verdadeiramente com Cristo tem o chamado para a salvação.

4. Você já foi chamado pelo Salvador?

5. ‘Logo que descobri que existe Deus entendi que não podia mais fazer outra coisa a não ser viver por ele: minha vocação religiosa começa no exato momento em que despertou a minha fé’ (Charles de Foucauld) .

6. Ouça o chamado: Siga a Jesus de Nazaré.


II – EU TENHO UM CHAMADO PARA O SERVIÇO
.

a – Jesus chamou seus discípulos para serví-Lo.

1. Os discípulos foram chamados para seguir a Jesus e nesse seguir aprenderam como é maravilhoso servir a Deus.

2. Os discípulos aprenderam que servir a Jesus é servir o Deus Todo-Poderoso.

b – Jesus chamou seus discípulos para servir uns aos outros.

1. Servir a Jesus implica em servir o próximo.

2. Talvez esta seja uma das lições mais preciosas e mais reconhecidas na humanidade através do ministério de Jesus.
2.1 – Mt. 25.34-40 ‘Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: Venham, benditos de meu Pai! Recebam como herança o Reino que lhes foi preparado desde a criação do mundo. Pois eu tive fome, e vocês me deram de comer; tive sede, e vocês me deram de beber; fui estrangeiro, e vocês me acolheram; necessitei de roupas, e vocês me vestiram; estive enfermo, e vocês cuidaram de mim; estive preso, e vocês me visitaram. Então os justos lhe responderão: 'Senhor, quando te vimos com fome e te demos de comer, ou com sede e te demos de beber? Quando te vimos como estrangeiro e te acolhemos, ou necessitado de roupas e te vestimos? Quando te vimos enfermo ou preso e fomos te visitar? O Rei responderá: Digo-lhes a verdade: O que vocês fizeram a algum dos meus menores irmãos, a mim o fizeram’.
2.2 – Mt. 10.42 ‘E se alguém der mesmo que seja apenas um copo de água fria a um destes pequeninos, porque ele é meu discípulo, eu lhes asseguro que não perderá a sua recompensa’.
2.3 – Lc. 10.30-37 ‘O bom samaritano...’

3. É impossível amar a Deus se não amarmos e servirmos as pessoas a nossa volta.

4. Ouça o chamado: Siga a Jesus de Nazaré.


III – EU TENHO UM CHAMADO PARA A PROCLAMAÇÃO.

a – Jesus chamou seus discípulos para proclamar a salvação.

1. Certamente você que já tem certo tempo de vida cristã já ouviu a palavra κήρυγμα.
1.1 – Proclamação é seu significado e é uma das palavras chaves do Novo Testamento.
1.2 – Mc. 16.15 ‘E disse-lhes: Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas’.

2. Os discípulos de Jesus foram chamados para proclamarem as Boas Novas da salvação e foram enviados em várias comitivas, sendo treinados para a tarefa.

3. Saber que temos que anunciar todos sabemos, mas como o personagem Morfeu fala para o jovem Neo, o escolhido, no filme Matrix: ‘Há uma distância entre conhecer o caminho e percorrer o caminho’.

4. Cada discípulo de Jesus hoje tem o chamado de o Evangelho anunciar e não fazê-lo, se omitir ou se esconder, é negar o chamado.

5. Ouça o chamado: Siga a Jesus de Nazaré.

b – Jesus chamou seus discípulos para proclamar o Reino.

1. Muitos cristãos perderam ou nunca obtiveram a compreensão de que o Reino de Deus está acima da Igreja ou da denominação a que pertencem.

2. Não poucos cristãos se limitam a proclamar a doutrina da salvação querendo com isso transformar o mundo, porém, anunciar o Reino é anunciar a pessoa bendita de Deus e os propósitos que Ele tem para o homem.
2.1 – I Pe. 2.9 ‘Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz’.
2.2 – At 20:27 ‘Porque não me esquivei de vos anunciar todo o conselho de Deus’.

3. Proclamar o reino de Deus é anunciar os seus princípios que podem transformar o homem e a sociedade a nossa volta.

4. Ouça o chamado: Siga a Jesus de Nazaré.


CONCLUSÃO: Negar o chamado é fugir de Deus e isso sempre tem implicações futuras onde Deus trata pessoal e disciplinarmente com seus filhos.
Não fuja de seu chamado.

Nenhum comentário: