segunda-feira, 14 de março de 2011

A MELHOR HERANÇA A SER DEIXADA

Gn. 24.1-9


OBJETIVO: Ensinar que a melhor herança que se pode deixar para a família são os valores da Palavra de Deus e não bens materiais.


INTRODUÇÃO: Golda Meyr, primeiro ministro de Israel entre 17/03/1969 e 03/05/1974: ‘A maior escolha que alguém tem a fazer na vida não é o que será na vida, mas a maneira como viverá a sua vida’.


CONTEXTO: Abraão estava consciente de que não viveria por muito mais tempo. Sara, sua esposa já havia falecido. Seu filho Isaque ficaria sozinho. Ele precisaria de alguém para ser-lhe companheira de jornada e cumprirem a missão dada a Abraão.
Como todo pai que se preocupa com seus filhos, Abraão procurou deixar tudo em ordem, para que Isaque pudesse continuar sua história da melhor maneira possível.


TRANSIÇÃO: Qual a sua preocupação em relação aos seus filhos? O que pensa em deixar para que eles vivam bem? Quero pensar nesta oportunidade sobre o tema: A MELHOR HERANÇA A SER DEIXADA.



I – A HERANÇA DA BÊNÇÃO DE DEUS NA VIDA.

a – A bênção foi prometida a Abraão desde sua chamada.

1. Deus renovou sua Aliança com Abraão.
1.1 – Gn. 17.1-5 ‘Quando Abrão estava com noventa e nove anos de idade o Senhor lhe apareceu e disse: Eu sou o Deus todo-poderoso; ande segundo a minha vontade e seja íntegro. Estabelecerei a minha aliança entre mim e você e multiplicarei muitíssimo a sua descendência. Abrão prostrou-se, rosto em terra, e Deus lhe disse: De minha parte, esta é a minha aliança com você. Você será o pai de muitas nações. Não será mais chamado Abrão; seu nome será Abraão porque eu o constituí pai de muitas nações’.
1.2 – Abrão foi chamado a ser Abraão.
a) Abrão: ‘Pai exaltado’.
b) Abraão: ‘Pai de uma multidão’ ou ‘Pai de nações’.

2. A caminhada de Abraão frutificou em bênçãos.
2.1 – Gn. 17.1-5 ‘Quando Abrão estava com noventa e nove anos de idade o Senhor lhe apareceu e disse: Eu sou o Deus todo-poderoso; ande segundo a minha vontade e seja íntegro.
2.2 – Gn. 24.1 ‘Abraão já era velho, de idade bem avançada, e o Senhor em tudo o abençoara’.
2.3 – Essas poucas palavras são tão poderosas e impactantes! Um homem no final de sua vida, velho e em contagem regressiva.
2.4 – Aos olhos humanos alguém que poderia morrer logo, para não dar mais trabalho...
2.5 – O que marcou Abraão não foi o fato de ser velho e sem forças; mas sim o fato de ter sido abençoado em tudo pelo Senhor.

b – A bênção se cumpriu numa vida longa sem neurose.

1. Abraão era velho e de idade bem avançada.
1.1 – Isso caracterizava Abraão naquele momento.
a) Seus dias eram cheios de contagem regressiva.
b) Não residia mais nele, nenhum vigor físico.
c) Mas, o Senhor em tudo o abençoara!

2. Nossa sociedade é caracterizada pelo culto à beleza e ao físico invejável.
2.1 – Os interessados em estipular um padrão de beleza são as indústrias da moda que lucram seus bilhões.
a) Os jovens, com corpos esculturais, são o padrão para as pessoas.
b) A beleza é cosmética!
c) O padrão é irreal!
2.2 – Olhamos para os padrões de beleza e nos sentimos desvalorizados.
2.3 – Ninguém precisa nos dizer o quanto estamos distantes do padrão estabelecido pela mídia.

3. Precisamos deixar como herança para os nossos filhos a libertação da neurose da busca pela perfeição física.
3.1 – A bênção da velhice é podermos olhar para as rugas do rosto e os cabelos brancos e saber que eles fazem parte da nossa história.
3.2 – É certo que devemos cuidar de nossos corpos, com alimentação e exercícios físicos.
3.3 – O cuidado com a vaidade, onde se busca o idolatrar do corpo, é pecaminoso!

4. A herança a ser deixada está no valorizar a relação correta com Deus.


II – A HERANÇA DA ALIANÇA COM DEUS.

a – Abraão: Um pai que valorizou a aliança com Deus (24.2-4).

1. Um pai que procura preparar o caminho para que seu filho continue a história iniciada por Deus em sua vida!

2. Abraão sabia que não teria muito tempo mais para estar com seu filho e estava preocupado pelo fato de Isaque não ter mais sua mãe, Sara.

3. Abraão queria ter certeza de que seu filho continuaria nos caminhos de Deus.
3.1 – Eles presenciaram a provisão divina no Monte Moriá.
3.2 – Isaque ouvira as histórias de Abraão, de seus encontros com Deus, mas ele precisaria construir sua história com Deus.
3.3 – Quando Abraão chamou seu servo mais velho, a orientação era clara: ele deveria buscar dentre seus familiares, uma esposa para Isaque.

4. O servo devia cumprir a Aliança de Abraão com Deus.
4.1 – Gn. 24.2 ‘Disse ele ao servo mais velho de sua casa, que era o responsável por tudo quanto tinha: Ponha a mão debaixo da minha coxa’.
4.2 – A imagem de Abraão conversando com seu servo, em hebraico, é muito forte para nós brasileiros, mas era um costume comum naquela região, principalmente para os povos da região.
4.3 – A expressão no original hebraico é muito mais intensa. O texto do hebraico pode ser traduzido como: ‘Ponha a sua mão em direção à minha circuncisão’.
4.4 – Literalmente, o servo de Abraão deveria pôr sua mão nos genitais de Abraão.
a) Isso não possuía nenhuma conotação sexual, mas a valorização da circuncisão, da Aliança eterna que todos os homens da casa de Abraão realizaram.
b) Com isso Abraão pedia a seu servo, não por si mesmo, mas em função da Aliança eterna realizada por Deus com ele e com todos de sua casa.

b – O juramento da Aliança deveria ser levado a sério.

1. O juramento incluía não quebrar a Aliança e misturar a descendência de Deus com povos pagãos.
1.1 – Gn. 24.3-4 ‘Jure pelo Senhor, o Deus dos céus e o Deus da terra, que não buscará mulher para meu filho entre as filhas dos cananeus, no meio dos quais estou vivendo, mas irá à minha terra e buscará entre os meus parentes uma mulher para meu filho Isaque’.
1.2 – Este princípio precisa ser vivenciado hoje pelo povo de Deus.
a) Pais, cuidem de seus filhos para que não quebrem a Aliança neste item tão importante!
b) Jovens! Não se misturem! Mantenham-se na família cristã!

2. A fidelidade à Aliança descansa no fato de que Deus proverá:
2.1 – Gn. 24.5-7 ‘O servo lhe perguntou: E se a mulher não quiser vir comigo a esta terra? Devo então levar teu filho de volta à terra de onde vieste? Cuidado!, disse Abraão, Não deixe o meu filho voltar para lá’.
2.2 – Abraão não queria que Isaque casasse com cananeus.
a) Haveriam conflitos culturais e religiosos.
b) Vários deuses eram adorados naquela região.
c) O relacionamento correto com o Deus verdadeiro deveria ser preservado.
d) Abraão confiava no fato de que Deus honraria a Aliança e conduziria até uma esposa para seu filho.
• Gn. 24.7 ‘O Senhor, o Deus dos céus, que me tirou da casa de meu pai e de minha terra natal e que me prometeu sob juramento que à minha descendência daria esta terra, enviará o seu anjo adiante de você para que de lá traga uma mulher para meu filho’.

3. Ilustração: Conta-se de um homem ainda jovem, ambicionando chegar ao topo de sua empresa, entrou na sala do presidente e disse: ‘Senhor, como é de seu conhecimento, fui apontado pela diretoria para sucedê-lo como presidente do banco e ficaria muito grato por qualquer conselho e ajuda que o senhor pudesse me dar’. O velho homem disse: ‘Filho, sente-se. Tenho duas palavras que servirão de conselho para você. Duas palavras’. ‘Quais são?’ perguntou o jovem executivo. ‘Decisões certas’, disse o chefe. O jovem pensou um momento e disse: ‘Senhor, isso certamente é muito útil, mas como se faz para tomar as decisões corretas?’ O velho homem respondeu: ‘Uma palavra: experiência’. ‘Obrigado, senhor’, disse o jovem. ‘Estou certo de que isso me ajudará bastante. Mas, como se pode fazer para obter experiência?’ O homem sorriu e disse: ‘Duas palavras: decisões erradas’.

4. Para chegar a tomar essa sábia decisão, Abraão precisou passar por um processo de decisões erradas.

5. Alguns pais procuram deixar para seus filhos algo no aspecto material:
5.1 – Uma boa casa, bens ou dinheiro.
5.2 – Economia para fazerem uma faculdade.
5.3 – Princípios e valores éticos e morais.
5.4 – Tudo isso é importante, mas não for acompanhado do temor em um relacionamento e uma Aliança com Deus, cairá no esquecimento e na falta de importância.

6. Abraão sabia de alguma forma, de que nada teria maior importância para Isaque, do que viver diante do Senhor, valorizando a intimidade que poderia ter com Deus!


CONCLUSÃO: Que herança que está deixando para seus filhos?

Nenhum comentário: