terça-feira, 8 de março de 2011

Coragem Para Viver Na Contramão

Mensagem pregada na IPJ em 06/03/2011 pelo Ev. Israel Antônio Trajano.

I Pe. 4.12-19

Objetivo: Ensinar que o cristão terá experiência de viver na contramão da história e da cultura.

Introdução: Parece que Pedro introduz um novo assunto neste versículo. O apóstolo fala de um “fogo estranho” que tem surgido no meio dos crentes para os quais ele escreve. O que seria isso? Seria um fogo literal ou figurado, quem sabe uma forma de se referir às provações que aqueles irmãos estavam sofrendo?
Penso que esse fogo é literal. Alguns estudiosos acreditam que o apóstolo Pedro estava pensando no terrível hábito que o Nero, o Imperador romano, tinha de prender os cristãos em estacas, nos jardins do palácio, e colocar fogo nessas mesmas estacas durante a noite, causando grande iluminação ao redor. Aos olhos desse rei louco e sádico, isso era um espetáculo que lhe dava prazer.
Mais quando olhamos para a história vemos que ao longo dos séculos membros da nação judaica se acostumaram à perseguição. No decorrer do 1º século os judeus que havia posto sua fé em Jesus Crista chegaram a suportar os tormentos que seus próprios compatriotas os infligiram conforme nos diz a palavra em 1º Ts. 2.14 “14 Pois vós, irmãos, vos haveis feito imitadores das igrejas de Deus em Cristo Jesus que estão na Judéia; porque também padecestes de vossos próprios concidadãos o mesmo que elas padeceram dos judeus”.
Mas os cristãos gentios não haviam sido perseguidos e para eles a perseguição era uma provação. Diante desta situação o Apóstolo Pedro lhes dirige uma palavra de encorajamento e o mesmo que ele nos faz .
Nesta oportunidade:

I. Quando tudo nos é contrario vv. 12 e 13.

Vemos aqui que Pedro tem um carinho com seus leitores e os trata de “CAROS AMIGOS” e este tipo de tratamento pode ser visto como uma demonstração de amor pessoal pelos seus, afinal o momento pelo qual estavam passando era complicado, os judeus cristãos estavam sendo perseguido pelos judeus não cristãos. Observe o que Paulo está dizendo em I Ts. 2. 14, que isso era uma prova de que a Palavra estava operando na vida deles. Parece não ter sentido o que é dito aqui, a não ser que honestamente reconheçamos que as perseguições e sofrimentos fazem parte da vida cristã.
Não foi o mesmo Paulo quem disse que “todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos” (2 Tm 3.12). Ele também disse: “Porque vos foi concedida a graça de padecerdes por Cristo e não somente de crerdes nele” (Fp 1.29). Está aí uma coisa que os teólogos da prosperidade se recusam a enxergar, mas o sofrimento, pela causa de Cristo é um privilégio para o crente, mesmo que esse sofrimento seja injusto!
Então sofrer por Cristo apesar ser contrario aquilo que queremos, pois se eu lhes perguntar quem quer sofrer aqui por causa de Jesus, creio ninguém aqui levantaria sua mão dizendo eu, eu, eu, mas ao lermos I Pe. 2. 19 – 20 entendemos que a graça neste sofrer.
Queremos andar certos e fazer as coisas certas, mas parece de nada adiantar, pois ainda assim somos perseguidos, entenda algo muito importante como filhos de Deus eu você fomos chamados para andar na contra mão do mundo, a prova dista esta no verso 13 que diz que demos nos alegrar no sofrimento de Cristo.

Ilustração: “SOFRIMENTO, PRIVILEGIO DO SER HUMANO 1 Pe 4.13

"Pelo contrário, alegrai-vos na medida em que sois co-participantes dos sofrimentos de Cristo para que também na revelação de sua glória vos ale¬greis exultando" (1 Pe 4.13).
O sofrimento nos dá mais viva apreciação da obra redentora.
Faz-nos conscientes dos resultados do pecado e ajuda-nos a criar um anseio pelo dia em que o pecado não mais existirá.
A paz depois da aflição é uma experiência que ninguém pode apreciar com exceção dos que sofreram; e a ressurreição acontece com a coroa em face da cruz.
A comunhão com Cristo em Seus sofrimentos é um privilégio que nem mesmo os anjos têm.
"Anjo algum já soltou o angustioso brado:
'Por que de Deus estou assim desamparado?'
Anjo algum conheceu o momento cruel
De sorver esse cálice horrível de fel.
Anjo algum já sentiu o aguilhão do pecado
Ou vacilou ao peso infamante da cruz;
Ou, junto à porta da esperança, perturbado,
Viu se abrirem portais, numa prisão sem luz.
Anjo algum solta a cruz da peleja renhida
Para entrar, triunfante, em uma eterna vida.
Anjo algum vê de Deus o bálsamo eficaz.
Anjo algum necessita a Sua infinda paz.
Sim, paz após a dor, o homem tão somente, usufrui;
Anjo algum a goza nem a sente.
Que a gratidão, qual fonte sempre a avolumar-se,
Excedendo à medida e ao que possa contar-se,
Emane sempre mais de nossos corações,
Correspondendo “assim do Céu às atenções.”



II. Somos Bem-Aventurados v 14

Temos aqui duas razões para sofrermos sem nos queixarmos.
2.1. Que aos olhos de Deus, somos felizes por sofremos por ele. Conforme At. 5. 40 – 41
“40 Concordaram, pois, com ele, e tendo chamado os apóstolos, açoitaram-nos e mandaram que não falassem em nome de Jesus, e os soltaram.
“41 Retiraram-se, pois da presença do sinédrio, regozijando-se de terem sido julgados dignos de sofrer afronta pelo nome de Jesus”.
Entender esta verdade como ensina os apóstolos que havia uma ordem para se alegrarem, talvez você possa perguntar por quê? E’ quero lhes dar alguns motivos pelo qual devemos nos alegrar diante dos sofrimentos:
2.1.1. Nós podemos participar: os apóstolos sentiram-se honrados por serem considerados dignos de sofrer por cristo e nos como temos nos sentidos diante das varias adversidades.
2.1.2. Dever ser exultantes: aqui mais uma vez somos chamados a pensar na volta de Cristo, pois teremos o privilégio de vermos a Glória Celestial, afinal seus seguidores compartilham de seus sofrimentos mais também de sua vitória.
2.2. Que isso é um indicio de que sobre nós repousa o Espírito de Glória e de Deus.

Se nos estamos prontos a sofrer por causa do nome de Cristo com resignação então é claro que o espírito de Deus está em nós e isso por si só é motivo de grande alegria. Na comunidade primitiva cristã, a palavra “nome” por si só era sinônimo da religião cristã.
Este texto faz menção a Is. 11,2 “E repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do Senhor”. Pelo fato de Isaias profetizar sobre Cristo nesse texto alguns comentaristas dizem que Pedro está se referindo a Trindade. Outra explicação possível aqui era uma referencia a Glória de Deus enchendo o tabernáculo conforme Ex. 40.34-35, “34 Então a nuvem cobriu a tenda da revelação, e a glória do Senhor encheu o tabernáculo;
“35 de maneira que Moisés não podia entrar na tenda da revelação, porquanto a nuvem repousava sobre ela, e a glória do Senhor enchia o tabernáculo”. Ainda é possível dizer que esta citação poderia ser apenas um referencia de que o Espírito do Senhor está sobre nós, se tratando de uma repetição explanatória. Mas olhando para estas três vertentes passamos a entender como Cristãos que diante de nossos sofrimentos o Espírito de Cristo repousa sobre nós, nos levando a pensar como o profeta Isaias no cap. 11.

Conclusão
Creio que muito mais poderia se dito aqui, porém o tempo não nos permite então que me ater apenas a estes dois pontos.
Eu sei que não é fácil ser Crente, e viver com cristão neste tempo é muito complicado afinal o mundo livre em que vivemos e digo isso me referindo aos nossos pais onde tudo parece ser permitido e isso é sim uma grande utopia, pois, o mundo tem nos perseguido a fé, como por exemplo, a homofobia, onde está para ser aprovado um projeto de lei que vem para cercear nossa liberdade Cristã, sofremos recentemente uma perseguição na universidade Mackenzie pelo fato de nosso chanceler Dr. Augustus Nicodemos divulgar no site da chancelaria a opinião de nossa Igreja, ou melhor, a opinião bíblica com relação ao assunto. Hoje vemos por vezes o estado tentando interferir na vida útil da igreja através da Receita Federal, do Congresso e por aí a fora, na TV diariamente somos atacados como Cristãos por causa da pornografia, das chacotas com crentes ou com as igrejas isso realmente nos entristece mais como nos diz a palavra devemos nos alegramos no Senhor, pois se nos sentimos incomodados é por termos o Espírito de Deus sobre nós. O importante é nunca esquecer que: Coragem para andar na contramão é saber que quando tudo nos é contrario somos bem aventurados. Que Deus nos abençoe nesta noite. Amém.

Nenhum comentário: