domingo, 20 de março de 2011

PORQUE ‘DESENVOLVEI A VOSSA SALVAÇÃO’?

Fp. 2.12-18

OBJETIVO: Ensinar que a salvação é de graça, mas a santificação deve ser desenvolvida com o esforço e diligência de cada cristão.

INTRODUÇÃO: A indiana Jyoiti Amge tem 15 anos. Mede aproximadamente 58 centímetros, e pesa pouco mais de 5 kg. Ela é menor que um bebê de 2 anos de idade!

CONTEXTO: Paulo estabeleceu esta igreja durante sua Segunda Viagem Missionária, por volta de 51 (dC). Desde o começo esta Igreja apresentava um forte zelo missionário e era constante em seu apoio ao ministério de Paulo (Fp. 4.15-16; II Co. 11.8-9). Paulo desfrutou de uma amizade mais próxima com os filipenses do que com qualquer outra Igreja. É mas provável que Paulo tenha escrito esta carta durante sua primeira prisão romana, por volta de 61 dC, para agradecê-los pela contribuição que tinha recebido deles.
A mensagem permanente dos filipenses diz respeito à natureza e base de alegria cristã, que não é uma emoção superficial que depende de circunstâncias favoráveis do momento, porque esta verdadeira alegria é fruto da salvação e da comunhão com o Cristo ressuscitado e glorificado.

TRANSIÇÃO: A vida é dinâmica e o crescimento e desenvolvimento devem ser consequências naturais a cada ser vivo. Você crê que está crescendo em sua vida com Deus ou se julga estagnado? Quero compartilhar hoje sobre o tema: PORQUE ‘DESENVOLVEI A VOSSA SALVAÇÃO’?


I – PORQUE É UMA RESPONSABILIDADE DE CADA CRISTÃO.

1. Paulo reconhecia o desenvolvimento na vida dos cristãos filipenses:
1.1 – Fp. 1.5 ‘vossa cooperação no evangelho...’.
1.2 – Fp. 1.7 ‘sois participantes da graça comigo...’.
1.3 – Fp. 1.9 ‘que o vosso amor aumente mais e mais....’.
1.4 – Fp. 2.12 ‘como sempre obedecestes...’.

2. Ainda que reconhecesse o desenvolvimento na vida destes cristãos, Paulo estimula os mesmos a continuar a desenvolverem a salvação.
2.1 – Fp. 2.12 ‘Desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor’.
2.2 – Ilustração: ‘A herança do mendigo’ (Israel Biorque).

3. A salvação como uma conquista para se pertencer ao Reino de Deus, não é uma realização humana, mas uma obra de Deus a favor do pecador, realizada por Jesus Cristo em seu sacrifício.
3.1 – Nada podemos fazer para ajudar a obra salvadora realizada por Cristo Jesus.
3.2 – É uma obra completa, realizada de uma vez por todas.

4. Desenvolver a salvação, portanto, implica no crescimento, amadurecimento, desenvolvimento e envolvimento espiritual de cada cristão.
4.1 – ‘Desenvolvei a vossa salvação’ implica em desenvolver a vida cristã, multiplicar, fazer prosperar, fazer crescer.

5. É importante desenvolver a salvação – crescer na fé – amadurecer, crescer sempre.
5.1 – Na oração.
5.2 – No conhecimento da Palavra.
5.3 – Na comunhão com os irmãos.
5.4 – No serviço ao próximo.

6. Para muitos cristãos, o Batismo e a Profissão de Fé, pode significar uma ‘linha de chegada’; mas não! É um marco importante: é a ‘linha de largada’, é a saída, é o começo.

II – PORQUE É UMA PARCERIA NOSSA, MAS A OBRA É DE DEUS.

1. Paulo compreendia e ensinava que a salvação é uma obra de Deus, do começo ao final.
1.1 – Rm. 8.29-30 ‘Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou, também chamou; aos que chamou, também justificou; aos que justificou, também glorificou’.
1.2 – Fp. 2.13 ‘Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar’.

2. Deus está sempre agindo no cristão, conduzindo-o à obediência.
2.1 – A perseverança do cristão só é possível porque Deus é quem continua e completa a obra da salvação.
2.2 – Fp. 1.6 ‘Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês vai completá-la até o dia de Cristo Jesus’.
2.3 – Ele quer que cada cristão obedeça a sua vontade, nos pensamentos e nas ações.

3. A salvação é uma obra monergista; isto é possui um único agente: Deus.
3.1 – Mono (Μονο) = um
3.2 – Ergon (Έργόν) = obra.
3.3 – É somente Deus quem realiza cada um dos atos para que o projeto da salvação se conclua: desde antes da fundação do mundo até à glorificação, tudo é obra de Deus.
3.4 – Fp. 2.13 (BV) ‘Porque Deus - está operando em vocês, ajudando-os a desejar obedecer-Lhe, e depois ajudando-os a fazer aquilo que Ele quer’.
3.5 – Fp. 2.13 (NVI) ‘pois é Deus quem efetua em vocês tanto o querer quanto o realizar, de acordo com a boa vontade dele’.

4. Embora Deus seja o único agente, somos parceiros e atuamos muito pouco, unicamente na obra da santificação; mas o pouco que participamos é de responsabilidade unicamente nossa.
4.1 – Hb. 5.11-14 (BV) ‘Existe muito mais que eu gostaria de falar nestas linhas, mas vocês parecem não prestar atenção, portanto é difícil fazê-los compreender. Vocês agora já são cristãos há muito tempo e já deviam estar ensinando aos outros, mas ao invés disso andaram para trás, a tal ponto que precisam de alguém que lhes ensine completamente de novo, até mesmo as primeiras noções da Palavra de Deus. Vocês são como criancinhas que só podem beber leite, sem idade suficiente para alimento sólido. E quando uma pessoa ainda está vivendo de leite, isso demonstra que ela ainda não foi muito longe na vida cristã, e não sabe muito sobre a diferença entre o certo e o errado. Ainda é um cristão bebê! Vocês nunca poderão comer alimento espiritual sólido, nem compreender as coisas mais profundas da Palavra de Deus enquanto não se tornarem melhores cristãos, e não aprenderem a distinguir o certo do errado por meio da experiência em fazer o que é correto’.

5. Você pode permanecer um cristão raquítico e anão, mas se tal acontecer a responsabilidade é unicamente sua, e os resultados não serão dos melhores; pois trarão implicações que trarão limitações para uma vida plena, conforme Deus espera te conceder.

III – PORQUE PRODUZ TRANSFORMAÇÕES, TESTEMUNHO E GLÓRIA.

1. Paulo admoesta os cristãos de Filipos a que demonstrem a nova vida.
1.1 – Fp. 2.14 (BV) ‘Em tudo quanto vocês fizerem, evitem queixas e discussões de modo que ninguém possa dizer nenhuma palavra de censura contra vocês’.

2. Como pode o cristão ser um imitador de Cristo, se vive em murmurações e contendas?

3. Aquele que nasceu de novo possui agora as mesmas inclinações do caráter de Cristo, e esta nova vida precisa ser manifesta.

4. Paulo admoesta aos cristãos de Filipos para que brilhem no meio das trevas.
4.1 – Fp. 2.15 (BV) ‘Vocês devem levar uma vida pura e imaculada como filhos de Deus num mundo em trevas, cheio de gente desonesta e obstinada. Brilhem entre eles como a luz de um farol’.

5. Resplandeçam como luzeiros do mundo! Brilhem como as estrelas!
5.1 – No meio de uma geração pervertida e corrupta vocês devem brilhar como as estrelas no céu, entregando às pessoas a sua volta a mensagem da vida.
5.2 – Resplandeçam como luzeiros do mundo em meio a uma geração corrupta, em meio a tanta violência, em meio ao mundo que está nas trevas da incredulidade, da idolatria, brilhem como as estrelas.
5.3 – Testemunhem! Falem por meio das atitudes e falem usando as palavras.
5.4 – Ilustração: ♫ HNC 320 ‘Brilha no meio do teu viver’.

6. O cristão que brilha em seu viver traz:
6.1 – A manifestação de uma vida transformada.
6.2 – O testemunho do Evangelho em palavras e obras.
6.3 – Glória e exaltação a Deus.


CONCLUSÃO: Se Paulo fosse escrever uma carta para você hoje, diria que você está com o mal do nanismo e que não está crescendo?
Diria que murmurações, queixas, divisões e outros pecados demonstram que não está desenvolvendo a vossa salvação?
O que diria Paulo a seu respeito?
Desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor.
Brilhem como as estrelas do céu.

Nenhum comentário: