segunda-feira, 30 de maio de 2011

OUTDOORS DE DEUS

Rm. 1.18-27

OBJETIVO: Ensinar que Deus se revelou e continua se revelando através das coisas criadas.


INTRODUÇÃO: Por que os cavalos, para se erguerem, usam as patas dianteiras, e as vacas, as traseiras? Quem ensinou esses animais serem assim? Por que o canário nasce aos 14 dias, a galinha aos 21, os patos e gansos aos 28, o ganso silvestre aos 35 e os papagaios e avestruzes aos 42 dias? Por que a diferença entre um período e outro é sempre de sete dias?
Quem regula a natureza, sem jamais cometer engano, determinando que as ondas do mar se quebrem na praia à razão de 26 por minuto, tanto na calma como na tormenta?
Coisas interessantes da na natureza:
• A melancia tem número par de franjas.
• A laranja possui número par de gomos.
• A espiga de milho tem número par de fileiras de grãos.
• O cacho de bananas tem, na última fila, número par de bananas, e cada fila de bananas tem uma a menos que a anterior. Desse modo, se uma fileira tem número par, a seguinte terá número ímpar.
• A ciência moderna descobriu que todos os grãos das espigas são em número par, e é admirável que Jesus, ao se referir aos grãos, tenha mencionado exatamente números pares: 30, 60 e 100. (Marcos 4:8).


CONTEXTO: A Carta de Paulo aos Romanos é o mais completo texto de teologia dentre todo o material produzido por este apóstolo. Paulo gasta boa parte de sua carta para demonstrar a universalidade do pecado e a manifestação de Deus se revelando de modo que o pecador seja indesculpável.


TRANSIÇÃO: Pode o homem não perceber a grandeza e a beleza da obra criada manifestando a pessoa de seu criador? Nosso tema nesta oportunidade é: OUTDOORS DE DEUS.

I – DEUS SE REVELA DO CÉU PELAS COISAS CRIADAS.

a – Deus providenciou meios para ser conhecido de suas criaturas.

1. Deus, na sua sabedoria não se deixou ficar sem testemunho e revelação de si mesmo, de modo que suas criaturas não o conhecessem.
1.1 – At. 14.15-17 ‘Senhores, por que fazeis isto? Nós também somos homens como vós, sujeitos aos mesmos sentimentos, e vos anunciamos o evangelho para que destas coisas vãs vos convertais ao Deus vivo, que fez o céu, a terra, o mar e tudo o que há neles; o qual, nas gerações passadas, permitiu que todos os povos andassem nos seus próprios caminhos; contudo, não se deixou ficar sem testemunho de si mesmo, fazendo o bem, dando-vos do céu chuvas e estações frutíferas, enchendo o vosso coração de fartura e de alegria’.

2. Na sua providência Deus dispôs meios para que Ele fosse conhecido de suas criaturas e de forma tal que toda a sua criação lhe rendesse glória.
2.1 – Sl. 29.9 ‘A voz do SENHOR faz dar cria às corças e desnuda os bosques; e no seu templo tudo diz: Glória!’.

b – Deus continuamente se revela às suas criaturas.

1. O homem jamais poderá conhecer a Deus por iniciativa ou capacidade própria, mas só pode conhece-Lo na medida em que Ele se faz efetivamente conhecido.

2. Deus em sua sabedoria resolveu se revelar através das coisas criadas, de modo tal que todas as coisas criadas comunicam a riqueza do conhecimento de Deus e sua existência.
2.1 – Somos fruto do acaso ou resultado intencional de um Ser inteligente?
2.2 – Se olharmos apenas o corpo humano, já seria o bastante. Há cerca de 50 bilhões de células que compõem o corpo humano. Cada uma delas exerce uma função inteligente. 50 mil bactérias podem estar apenas na borda de um copo quando bebo água. Cerca de um bilhão delas podem ser encontradas em meia colher de chá de saliva.
2.3 – Nossos glóbulos brancos formam um verdadeiro exército que, com inteligência defendem a saúde de nosso organismo. É mero acaso a existência de um sistema assim, ou é resultado de uma Ser inteligente?
2.4 – Uma ameba tem uma única célula, e só dentro de um olho humano estão cerca de 107.000.000 de células. Sete milhões delas são cones que transmitem informações ao cérebro e nos capacitam a perceber cerca de 1000 cores diferentes.
2.5 – O cérebro humano recebe milhões de relatórios simultâneos das células do olho. O cérebro separa e organiza todas essas informações e nos dá o resultado do que vemos. É mero acaso a existência de um sistema assim, ou é resultado de um Ser inteligente?
2.6 – As células mais inteligentes do corpo são as células sexuais e as células nervosas. O óvulo é a maior célula do corpo humano e pode ser vista a olho nu, tendo uma forma oval. Por outro lado os espermatozóides são como girinos que nadam furiosamente agitando suas caudas em direção ao óvulo. Numa ejaculação são bilhões deles, mas apenas um será o conquistador que gerará a nova vida humana. É mero acaso a existência de um sistema assim, ou é resultado de uma Ser inteligente?

c – Deus se manifestou de modo insofismável e pleno.

1. O apóstolo Paulo afirma que o que de Deus se pode conhecer é manifesto aos olhos humanos através das coisas criadas.
1.1 – Rm. 1. 19 (ARA) ‘... porquanto o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou’.

2. O apóstolo afirma que não é meramente um sentimento acerca da existência de Deus que nos é dado, mas a percepção e compreensão clara de seus atributos, qualidades e divindade.
2.1 – Rm. 1.20 (NVI) ‘Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas, de forma que tais homens são indesculpáveis’.

3. O ser humano é indesculpável se não adorar e não glorificar o criador na afirmativa hipotética de não o conhecia.


II – DEUS SE REVELA DE FORMA PATENTE E IRREFUTÁVEL.

a – Os testemunhos de Deus se dirigem aos seres morais.

1. A Bíblia atesta uma quádrupla revelação de Deus:
1.1 – Uma revelação na natureza que nos cerca, na consciência humana, e no governo providencial do mundo. O Livro das obras de Deus .
a) Sl 19:1 (ARA) ‘Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos’.
b) At 14:17 (BV) ‘mas nunca Se deixou sem testemunho; sempre houve as coisas que lembravam a existência dEle - as coisas boas que Ele fazia, tais como mandar a chuva e boas colheitas, e dar a vocês alimento e alegria’.
c) Rm 1:20 (NVI) ‘Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas, de forma que tais homens são indesculpáveis’.
1.2 – Uma revelação gravada nos corações de cada pessoa.
a) Rm. 2.14-15 ‘De fato, quando os gentios, que não têm a Lei, praticam naturalmente o que ela ordena, tornam-se lei para si mesmos, embora não possuam a Lei; pois mostram que as exigências da Lei estão gravadas em seu coração. Disso dão testemunho também a sua consciência e os pensamentos deles, ora acusando-os, ora defendendo-os’.
1.3 – Uma revelação interpessoal, onde uma pessoa atesta e compartilha a outra sobre a pessoa do Criador.
1.4 – Uma revelação encarnada na Bíblia como Palavra de Deus. O Livro das Palavras de Deus.
a) II Re 17:13 ‘O Senhor advertiu Israel e Judá por meio de todos os seus profetas e videntes: Desviem-se de seus maus caminhos. Obedeçam às minhas ordenanças e aos meus decretos, de acordo com toda a Lei que ordenei aos seus antepassados que obedecessem e que lhes entreguei por meio de meus servos, os profetas’.
b) Hb 1:1-2 ‘Há muito tempo Deus falou muitas vezes e de várias maneiras aos nossos antepassados por meio dos profetas, mas nestes últimos dias falou-nos por meio do Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas e por meio de quem fez o universo’.

2. De forma geral a Teologia Sistemática aponta para duas grandes revelações de Deus.
2.1 – Uma denominada de Revelação Geral.
2.2 – Uma denominada de Revelação Especial.

3. Uma distinção importante:
3.1 – A revelação geral está arraigada na criação, e é dirigida ao homem como homem.
3.2 – A revelação especial está arraigada no plano da redenção de Deus, e é dirigida ao homem na qualidade de pecador, e só pode ser adequadamente compreendida e assimilada somente pela fé.

4. O Dr. Warfield afirma: ‘A primeira é dirigida de modo geral a todos as criaturas inteligentes, e, portanto é acessível a todos os homens; a outra se dirige a uma classe especial de pecadores, aos quais Deus quis tornar conhecida a Sua salvação’.

b – A salvação só se conhece mediante as Escrituras.

1. O homem se torna indesculpável se não reconhecer e glorificar a Deus como o Criador; pois Deus estabeleceu outdoors em toda a sua criação, falando de seu Ser, atributos e divindade.

2. Deus nos ofereceu a revelação maior através das Escrituras e de Seu Filho, possibilitando a salvação de nossa condição de pecadores.

3. Também nisso o homem é indesculpável. O pecado que lança o pecador no inferno é a rejeição do Filho de Deus como seu eterno e único Salvador.


CONCLUSÃO: Olhe para a criação: reconheça e adore o Criador.
Olhe para as Escrituras e para Jesus: reconheça seu pecado e o grande amor salvador de Deus estendido até você.

Nenhum comentário: