quarta-feira, 25 de junho de 2008

A COMUNHÃO DO CRISTÃO PODE SER RENOVADA

Gn. 50.15-21

OBJETIVO: Ensinar que, mesmo havendo estremecimento da comunhão entre irmãos, a mesma pode ser restaurada.

INTRODUÇÃO: Após um longo período de doença, a mulher morre e chega aos portões do Céu. Enquanto aguardava o anjo guardião da porta, ela espiou pelas grades e viu seus pais, amigos e todos que haviam partido antes dela, sentados a mesa, apreciando um maravilhoso banquete. Quando o anjo chegou, ela comentou:
- Que lugar lindo! Como faço para entrar?
- Eu vou falar uma palavra. Se você soletrá-la corretamente na primeira VEZ você entra; se errar vai direto para o inferno.
- Ok. Qual é a palavra?
- AMOR, respondeu o anjo.
- A-M-O-R. Ela soletrou perfeitamente. Passou pelos portões.
Cerca de um ano depois, o anjo pediu que ela vigiasse os portões aquele dia. Para surpresa dela, o marido apareceu.
- Oi! Que surpresa! - disse ela. Como você esta?
- Ah, eu tenho estado muito bem desde que você morreu... Casei-me com aquela bela enfermeira que cuidou de você, recebi seu seguro de vida e fiquei milionário. Vendi a casa onde vivemos e comprei uma mansão. Eu e minha linda esposa viajamos por todo o mundo. Estávamos de férias e eu fui esquiar hoje. Caí, o esqui bateu na minha cabeça e aqui estou eu. E agora, como faço para entrar, querida?
- Bem, aqui tem uma regra pra entrar: Eu vou falar uma palavra.
Se você soletrá-la corretamente na primeira vez, você entra, senão vai para o inferno.
- Tudo bem! Qual é a palavra?
- ARNOLD SCHWARZENEGGER

CONTEXTO: O texto lido encontra-se na história dos patriarcas e nos ensina que mesmo entre o povo de Deus existem falhas devido o pecado, mas que estas podem ser corrigidas e seus efeitos minimizados.

TRANSIÇÃO: Você já teve a amizade rompida com alguém e depois a reatou? Quero refletir com você nesta oportunidade sobre o tema: A COMUNHÃO DO CRISTÃO PODE SER RENOVADA.



I – COMUNHÃO RENOVADA EFETIVA O PERDÃO.

a – José poderia ser rancoroso em relação aos seus irmãos.

1. Foi mal entendido quanto aos seus sonhos.

2. Foi maltratado, traído e vendido como escravo.

3. No Egito amargou por anos numa prisão.

b – José reinicia verdadeira comunhão com os irmãos.

1. José, agora no posto de governador do Egito, recebe seus irmãos e os abençoa.

2. José estende o perdão a seus irmãos dando-lhes provisão, moradia e trabalho na terra do Egito para sobrevivência de suas famílias.

3. Mesmo depois da morte do pai Jacó, os irmãos ainda guardavam o peso da culpa por terem feito o que fizeram com José e isso lhes pesava no coração.
3.1 – Gn. 50.15 ‘Vendo os irmãos de José que seu pai havia morrido, disseram: E se José tiver rancor contra nós e resolver retribuir todo o mal que lhe causamos?’.

4. José estende a comunhão demonstrando que o perdão já selara uma nova relação entre eles.

5. A comunhão renovada manifesta que mesmo onde houve a situação de atrito e estranhamento, o perdão foi oferecido e efetivado.

II – COMUNHÃO RENOVADA EFETIVA A CONFIANÇA.

a – Os irmãos de José nutriam medo e desconfiança.

1. Achavam que José ainda lhes perseguiria e lhes faria mal, em retribuição ao mal recebido.
1.1 – Gn. 50.15 ‘Vendo os irmãos de José que seu pai havia morrido, disseram: E se José tiver rancor contra nós e resolver retribuir todo o mal que lhe causamos?’.

2. A parte culpada carrega em si a tendência do medo da retribuição ou do revide por parte de quem foi ofendido.

b – A comunhão renovada destrói o medo e a desconfiança.

1. Os irmãos de José estavam temerosos e amedrontados com a possibilidade de José não os haver perdoado de fato.

2. José, duas vezes nesse pequeno discurso lhes acalma e tira-lhes o medo do coração.
2.1 – Gn. 50.19 ‘José, porém, lhes disse: Não tenham medo’.
2.2 – Gn. 50.21 ‘Por isso, não tenham medo’.

3. Comunhão renovada é a prova material de que o perdão realmente ocorreu no pano espiritual e intangível dentro das almas envolvidas.

4. José garante que a vida seria entre eles uma manifestação palpável de verdadeiro amor e unidade.
4.1 – Gn. 50.21 ‘Por isso, não tenham medo. Eu sustentarei vocês e seus filhos. E assim os tranqüilizou e lhes falou amavelmente’.

5. Ilustração: O perdão de Pedro por Jesus após a negação ‘Tu me amas?’.


CONCLUSÃO: O verdadeiro perdão não dificulta as coisas como no caso narrado na Introdução.

Não há pecado ou culpa que o amor de Deus não restaure.

Isso é tanto verdade na relação vertical quanto o é na horizontal.

Aproprie-se do perdão de Deus oferecido a você em Cristo Jesus.

Aproprie-se do perdão dos irmãos quando oferecido.

Nenhum comentário: