segunda-feira, 27 de outubro de 2008

A REALIDADE DA FÉ CRISTÃ SE MANIFESTA NO AMOR AOS OPRIMIDOS

Tg. 2. 14-26


OBJETIVO: Apresentar a tese bíblica de que a verdadeira fé só é possível quando demonstrada por uma vida de obras no engajamento do Reino de Deus.


INTRODUÇÃO
: Se a fé é um elemento não visível, se é algo subjetivo, como provar que a possuímos?


CONTEXTO: A Epístola de Tiago, o irmão do Senhor, é desde os tempos mais primitivos do Cristianismo um grande desafio de vida e um termômetro perfeito da fé da Igreja, posto que ela não permite a alma raciocinar os mistérios de Deus e divagar pelos corredores da razão investigativa e discursiva. Ela nos põe diante das situações do cotidiano onde somos chamados a viver a fé. A síntese da carta está na afirmação de Tiago 1:27: ‘A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e guardar-se da corrupção do mundo’.


TRANSIÇÃO: Como o cristão pode provar que sua fé é verdadeira e está longe de ser mero discurso? Olhando para esta pergunta me proponho refletir nesta oportunidade sobre o tema: A REALIDADE DA FÉ CRISTÃ SE MANIFESTA NO AMOR AOS OPRIMIDOS.






I – A FÉ APENAS DOGMÁTICA PODE SER TEÓRICA.

1. Apenas dizer que crê é prova suficiente de fé?
a) Tiago expressou este conceito de forma tão radical que fechou a porta para a existência de uma fé meramente teórica.
b) Tg. 2.19 ‘Você crê que existe um só Deus? Muito bem! Até mesmo os demônios crêem — e tremem!’.
c) O Senhor Jesus, filho de Maria e José como Tiago, apontou para esta mesma qualidade da fé que foge a esfera teórica, quando disse: ‘Toda árvore que não produz bons frutos é cortada e lançada ao fogo. Assim, pelos seus frutos vocês os reconhecerão! Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus’ (Mt. 7.19-21).

2. Será que existem cristãos que vivem apenas de uma fé falada e pouco praticada?

3. Como reformados, reconhecemos a incapacidade do cristão em ser completamente obediente, contudo não podemos ceder lugar ao comodismo de uma fé fria e sem obras.

4. CFW – CAPÍTULO XVI – DAS BOAS OBRAS.
a) § IV – ‘Os que alcançam pela sua obediência a maior perfeição possível nesta vida estão tão longe de exceder as suas obrigações e fazer mais do que Deus requer, que são deficientes em muitas coisas que são obrigados a fazer’.
b) § II – ‘Estas boas obras, feitas em obediência aos mandamentos de Deus, são o fruto e as evidências de uma fé viva e verdadeira; por elas os crentes manifestam a sua gratidão, robustecem a sua confiança, edificam os seus irmãos, adornam a profissão do Evangelho, tapam a boca aos adversários e glorificam a Deus, cuja feitura são, criados em Jesus Cristo para isso mesmo, a fim de que, tendo o seu fruto em santificação, tenham no fim a vida eterna’.

5. A credencial da verdadeira fé são as obras que a acompanham, portanto não existe salvação sem obras, visto não existir sem obras a fé verdadeira e salvadora.


II – A FÉ SALVADORA É PRÁTICA.

1. Qual é mais fácil de ser demonstrada: a fé ou as obras?
a) Tg. 2.18 ‘Mas alguém dirá: Você tem fé; eu tenho obras. Mostre-me a sua fé sem obras, e eu lhe mostrarei a minha fé pelas obras’.

2. Fé e obras são dois lados de uma mesma moeda: uma não pode existir sem a outra.

3. A religião pura em Tiago não se resume em ser solidário com os que sofrem a exclusão social, mas, também, o cuidado pessoal do ser (guardar a si mesmo da corrupção que há no mundo).
a) Quem você é realmente indica a realidade de sua fé.
b) O que você faz em relação ao oprimido é outro indicativo.
c) Tiago ensinou que o ‘espírito está para o corpo assim como as obras estão para a fé’ (Tg. 2.26).

4. Subtrair qualquer uma destas duas dimensões (Fé e Obras) é macular a pureza da religião proclamada em Tiago e na Escritura como um todo.
a) A Escritura nos questiona assim como Deus a Caim: ‘Onde está teu irmão?’ (Gn. 4:9).
b) A Escritura nos conclama a andar com Deus assim como Deus falou a Abraão: ‘Anda em minha presença e sê perfeito’ (Gn. 17:1).

5. Possuir apenas um bom discurso divorciado da prática pode evidenciar conhecimento e religiosidade, mas nunca serve como atestado da fé verdadeira e salvadora em Cristo Jesus.


III – EXEMPLOS DE PRÁTICA DA FÉ SALVADORA.

1. Martinho Lutero quando do rompimento com a Igreja Católica Romana, em 1517, encontrou certa dificuldade em compatibilizar o ensino de Tiago com os do apóstolo Paulo.
a) O apóstolo Paulo expõe como ninguém a miserabilidade do homem enquanto pecador, e a insuficiência de suas obras para alcançar a salvação por si só.
b) Tiago expõe de forma sucinta e clara que a verdadeira fé se evidencia em frutos ou obras em obediência aos princípios divinos e que agradam a Deus.

2. Tiago, o amado irmão de Jesus Cristo, pinça da história sagrada dois exemplos de pessoas que foram chamadas para ser do povo de Deus e provaram com suas obras.
a) Abraão.
• Tg. 2.21-24 ‘Não foi Abraão, nosso antepassado, justificado por obras, quando ofereceu seu filho Isaque sobre o altar? Você pode ver que tanto a fé como as obras estavam atuando juntas, e a fé foi aperfeiçoada pelas obras. Cumpriu-se assim a Escritura que diz: Abraão creu em Deus, e isso lhe foi creditado como justiça, e ele foi chamado amigo de Deus. Vejam que uma pessoa é justificada por obras, e não apenas pela fé’.
• A fé de Abraão foi uma fé obediente.
b) Raabe.
• Tg. 2.25 ‘Caso semelhante é o de Raabe, a prostituta: não foi ela justificada pelas obras, quando acolheu os espias e os fez sair por outro caminho?’.
• A fé de Raabe foi uma fé obediente.

3. O maior bem que o cristão pode fazer a alguém é conduzir uma pessoa à vida eterna em Cristo, mas isto não o isenta de prestar qualquer tipo de socorro temporal ao oprimido que lhe próximo.


CONCLUSÃO: A realidade da fé cristã se manifesta no amor aos oprimidos.
Ou o cristão prova sua fé através da prática das boas obras em obediência aos preceitos divinos ou não existe verdadeira fé e, por conseguinte não está salvo.
Abençoe outros a sua volta, porque você foi e é abençoado por Deus com a vida eterna e com toda sorte de bênçãos em Cristo.

Nenhum comentário: