segunda-feira, 11 de abril de 2011

COMPROMISSO COM A SALVAÇÃO DOS FILHOS

Ex. 10.1–11


OBJETIVO: Incentivar as famílias a assumir a responsabilidade direta na criação dos filhos nos caminhos do Senhor.

INTRODUÇÃO: Quando somos alcançados pela graça salvadora de Deus em Cristo, Deus propõe a abençoar salvadoramente toda a nossa família.
Estamos envolvidos num tremendo conflito espiritual, queiramos ou não. Deus e os agentes do seu reino destronam o reino de Satanás, e estes oferecem resistência constante. Nossa família, bem como nossos filhos estão dentro deste conflito. Ignorar este conflito com o mal é colocar em risco nossa vida e a vida de nossa família.

CONTEXTO
: Sabendo que o seu reino iria sofrer a derrota, Faraó, astuto negociador faz algumas propostas a Moisés que tipificam as propostas de Satanás ao povo de Deus hoje, haja vista a sua visível derrota.

TRANSIÇÃO
: Quero abordar nesta oportunidade o seguinte tema: COMPROMISSO COM A SALVAÇÃO DOS FILHOS.


I – O RISCO DE SER CRISTÃO SEM OS FILHOS.

a – A proposta era deixar os filhos.

1. A proposta de Faraó a Moisés era que os adultos saíssem do Egito para servir a Deus, mas que deixassem os filhos.

2. Esta continua sendo a sugestão de Satanás para o povo de Deus.
2.1 – ‘Deixem os filhos, afinal, estudaram ou trabalharam a semana toda’.
2.2 – ‘Deixem os filhos, afinal, eles decidirão quando crescerem’.
2.3 – E pior! Muitos pais estão cedendo a sugestão. Só não poderão transferir a culpa mais tarde, seja para o pastor, seja para Deus, ou seja, para o diabo.

3. Veja como isto tem acontecido a muitas famílias cristãs:
3.1 – Há muitos pais que se comprometem no batismo de seus filhos em criá-los na disciplina e conhecimento da vontade de Deus.
3.2 – Mas, no decurso dos anos, não querem se dar ao trabalho de educar os filhos nos caminhos do Senhor, pois se torna uma tarefa difícil e com muitas exigências.

4. Se não investirmos em nossos filhos hoje, é bem provável que não estarão servindo ao Senhor nos próximos anos.

b – Onda de permissivismo nos atinge.

1. O modelo de uma sociedade permissivista invade nossos lares e nossas Igrejas.

2. Há pais que criam seus filhos sem parâmetros como se os princípios e mandamentos se limitassem apenas para uso dentro das Igrejas ou como se tivessem sido dados apenas para as horas de cultos.

c – Responsabilidade de quem?

1. Dt. 6.6–7 ‘Estas palavras que hoje te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-se, e ao levantar-te’.

2. Pr. 22.6 (BV) ‘Ajude seu filho a formar bons hábitos quando ainda é pequeno. Assim ele nunca abandonará o bom caminho, mesmo depois de adulto’.

3. Adquiram o hábito de lerem o Livro de Provérbios e anotem tudo que diz respeito a família, a criação e correção dos filhos. São princípios de Deus.


II – RESPONSABILIDADE INADIÁVEL.

a – A mania humana de transferir responsabilidades.

1. Tudo começou no Éden.
1.1 – Adão, depois de pecar, chamado à responsabilidade por Deus, transfere a culpa para a mulher e para o próprio Deus, dizendo: ‘Foi a mulher que Tu me deste’.
1.2 – Eva, quando questionada, imediatamente transfere a culpa para a serpente, dizendo: ‘A serpente me enganou, e eu comi’.
1.3 – Ilustração: ‘Responsabilidade todos querem evitar’.

2. Ainda hoje temos a mania de transferir responsabilidades.
2.1 – Esse é um recurso largamente usado dentro dos relacionamentos familiares.
2.2 – É o pai que faz corpo mole e deixa que a mulher assuma responsabilidades que são suas.
2.3 – É a mãe que deixa os filhos soltos para não assumir uma postura que possivelmente a expõe diante dos filhos ou de terceiros.
2.4 – São irmãos que sempre jogam a culpa para os outros.
2.5 – É preciso quebrar esse círculo vicioso. O que nos permitimos viver dentro de casa, assumirá proporções maiores na sociedade.
3. Certamente teremos que assumir os custos da transferência de responsabilidade, pois incide frontalmente no futuro de nossa família.
3.1 – Todos nós estamos deixando à geração futura um legado e uma herança.
3.2 – Poderemos repassar aos nossos filhos uma herança de falta de postura ou mesmo de caráter.
3.3 – Não teremos o direito de lamentar a sorte de nossos filhos, seja no plano social, moral, físico, econômico ou espiritual; se não repassarmos a eles uma herança que os possibilite viver de cabeça erguida e vitoriosos.

b – Responsabilidades assumidas e seus resultados.

1. Exemplo de Eunice.
1.1 – Sabe porque Timóteo se tornou o pastor da importante Igreja de Éfeso e um braço forte na obra missionária junto com o apóstolo Paulo?
1.2 – Porque foi educado nas Sagradas Letras desde a infância por sua avó Lóide e sua mãe Eunice. Mulheres que assumiram a responsabilidade diante de Deus.
a) II Tm. 1.5 ‘’.
b) II Tm. 3.14-15 ‘’.
1.3 – Certamente milhares de pessoas foram afetadas pela vida de Timóteo.

2. Exemplo da mãe de Lemuel.
2.1 – Lemuel, em Pr. 31 recorda princípios vitais que lhe foram ensinados por sua mãe.


CONCLUSÃO: A proposta e sugestão de Satanás continua para cada família cristã: ‘Ide somente vós, os homens. Deixem as crianças’.
A resposta de Moisés deve ser a resposta das famílias cristãs: ‘Havemos de ir com nossos jovens, e com os nossos velhos, e com os nossos filhos, e com as filhas, e com os nossos rebanhos, e com os nossos gados; havemos de ir, porque temos de celebrar festa ao Senhor’.
Assuma a postura de Moisés, não abra mão de sua família.

Nenhum comentário: