sexta-feira, 3 de agosto de 2012

O NANISMO ESPIRITUAL É POSSÍVEL NA VIDA DO CRISTÃO?


Hb. 5.11-14


OBJETIVO: Ensinar que cristãos que não chegam à maturidade e sempre são como bebês espirituais, precisam superar pequenos obstáculos e caminhar rumo ao crescimento espiritual.

INTRODUÇÃO: Justo González, historiador da Igreja Cristã, lançou ‘UMA HISTÓRIA ILUSTRADA DO CRISTIANISMO’ em dez volumes, sendo o segundo volume intitulado de ‘A Era dos Gigantes’. Nele o autor se refere aos grandes nomes do cristianismo que se seguiram ao fim das perseguições à Igreja, a partir do quarto século. Nele encontramos gigantes da fé como Atanásio de Alexandria; os grandes Capadócios como Macrina da Capadócia, Basílio, o Grande, Gregório de Nissa e Gregório de Nazianzo; Ambrósio de Milão; João Crisóstomo; Jerônimo e Agostinho de Hipona.
A História do cristianismo registra muitos gigantes da fé. Todos nós somos chamados ao crescimento e desenvolvimento normal de nossa vida cristã. Porém nem todos são ou serão gigantes.

CONTEXTO: Esta Epístola é escrita para crentes judeus que não estavam desenvolvendo corretamente a vida cristã.

TRANSIÇÃO: Considerando o tempo que você é cristão, acha que está crescendo na medida certa?


I – A REALIDADE DO NANISMO ESPIRITUAL.

a – O nanismo na história humana.

1. Nanismo é uma doença que provoca um crescimento esquelético anormal, que geralmente resulta em um indivíduo de baixa estatura, inferior à da média populacional.

2. Você conhece ou já viu uma pessoa raquítica ou um anãozinho?

3. Podemos até mesmo achar bonitinho, mas por detrás de tal pessoa há uma série de doenças e anomalias que complicam sua vida ou de outras pessoas que estão por perto.

b – O nanismo espiritual na Bíblia.

1. As Escrituras é o Manual da Maturidade Cristã. Como na utilização de qualquer produto, se não usarmos o manual haverá possível prejuízo.

2. As Escrituras afirmam pessoas na comunidade cristã que já podiam ser mestres, ainda eram crianças.
a) I Co. 3. 1-2 ‘Irmãos, não lhes pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a crianças em Cristo. Dei-lhes leite, e não alimento sólido, pois vocês não estavam em condições de recebê-lo. De fato, vocês ainda não estão em condições, porque ainda são carnais’.
b) Hb. 5.12 ‘Embora a esta altura já devessem ser mestres, vocês precisam de alguém que lhes ensine novamente os princípios elementares da palavra de Deus’.

3. Calvino ‘Com o fim de fazê-los ainda mais envergonhados, de si mesmos ele (o autor aos Hebreus) usa a Palavra “primeiros princípios”, justamente como alguém fala do alfabeto’ .


II – AS CAUSAS DO NANISMO ESPIRITUAL.

a – Causas comuns no nanismo físico.

1. Causas genéticas.
a) Nanismo pituitário: O nanismo pituitário gera baixa estatura, porém o corpo é proporcional. Adultos com esse tipo de nanismo chega a medir 1,50m, pode causar atraso no desenvolvimento sexual. É causado por um problema na glândula pituitária, também conhecida como hipófise responsável pela produção do hormônio do crescimento.
b) Nanismo por acondroplasia é a chamada deficiência dos anões, pois gera indivíduos de baixa estatura, normalmente com altura inferior a 1,50m. Com aumento do perímetro cefálico e membros curtos.

2. Causas emocionais.
a) Privação emocional extrema pode retardar o crescimento, aparentemente por inibição hipotalâmica do hormônio liberador de crescimento (GRH).
b) Caracteristicamente o meio familiar é pobre e desordenado.
c) A criança pode ser negligenciada, isolada e sofrer abuso.
d) A volta do crescimento normal ocorre rapidamente após a remoção da criança do ambiente opressivo.

3. Causas alimentares.
a) A desnutrição na infância pode influenciar no raquitismo ou nanismo de uma pessoa.
b) As possíveis correções precisam se dar ainda na infância, antes da maturação do organismo.

4. Causas ambientais.
a) Os pigmeus africanos são o melhor exemplo desse tipo de nanismo.

b – Causas comuns no nanismo espiritual.

1. Nossa natureza pecaminosa:
a) O pecado que habita em nós, faz guerra contra nossa alma. É a velha natureza pecaminosa lutando contra a nova natureza em Cristo.
b) João Calvino ‘Somos continuamente impedidos, ou por nossa rebelião, ou pelos cuidados deste mundo, ou pela luxúria de nossa carne’ .
c) O pecado que habita em nós gera atitudes de indolência, negligência e nos tornamos preguiçosos contentando em sermos crianças e anões espirituais.
d) Lutar contra o pecado é lutar contra nós mesmos.

2. O mundo.
a) O mundo nas Escrituras é o sistema de vida a nossa volta, entrelaçado com o pecado.
b) O mundo exerce forte influência em nosso crescimento. Por isso o apóstolo João admoesta: ‘Não ameis o mundo’ (I Jo. 2. 15).

3. O Diabo.
a) O diabo representa toda a casta angelical que se rebelou contra Deus, o Criador, e se insurge contra a humanidade.
• Levou a humanidade à Queda.
• Continua sendo o enganador das nações.
• É preciso vigiar, pois anda ao derredor dos salvos.
b) Cristãos que não vigiam são envolvidos pelo diabo em tantas outras coisas, mesmo não pecaminosas, para desviá-las do crescimento.

4. Comparando o nanismo físico com espiritual.
a) Em paralelo ao nanismo oriundo de causas emocionais, crianças que não tiveram o devido cuidado e amor, assim também cristãos que não são discipulados e treinados logo após o novo nascimento poderão sedimentar seu crescimento em um nível pequeno e acomodar-se como se este fosse o seu máximo.
b) Igualmente ao nanismo por causas alimentares, o cristão novo que não recebe ou não busca a devida alimentação ficará sem desenvolvimento espiritual.
• Hb. 5.13-14 ‘Estão precisando de leite, e não de alimento sólido! Quem se alimenta de leite ainda é criança, e não tem experiência no ensino da justiça. Mas o alimento sólido é para os adultos, os quais, pelo exercício constante, tornaram-se aptos para discernir tanto o bem quanto o mal’.
c) Como há nanismo ligado a causas ambientais, devemos refletir se nosso ambiente como Igreja local proporciona o crescimento dos novos na fé, ou se apenas fazemos programas para distraí-los.


III – A CURA DO NANISMO ESPIRITUAL.

a – Os estímulos do Espírito Santo.

1. O Espírito Santo é o Mestre incansável, longânimo e persistente, que não desiste de nos ensinar.

2. Calvino ‘Devemos aprender ao longo de toda a vida, porquanto verdadeiramente sábio é aquele que sabe quão longe se acha do perfeito conhecimento’ .

b – Os estímulos dos Mestres.

1. Donald Guthrie: ‘A comunicação de uma compreensão plena da mensagem cristã, só pode acontecer se os cristãos maduros instruírem os cristãos imaturos’ .

2. Encontramos na Bíblia exortações para darmos ouvidos àqueles que o Senhor colocou como mestres sobre nossa vida.
a) Is. 30.21 ‘Quer você se volte para a direita quer para a esquerda, uma voz atrás de você lhe dirá: “Este é o caminho; siga-o”’.
b) Hb. 13.17 ‘Obedeçam aos seus líderes e submetam-se à autoridade deles. Eles cuidam de vocês como quem deve prestar contas. Obedeçam-lhes, para que o trabalho deles seja uma alegria e não um peso, pois isso não seria proveitoso para vocês’.

c – A determinação pessoal.

1. A disciplina pessoal é essencial para qualquer pessoa que queira desenvolver-se e adquirir habilidade em qualquer área a que lhe seja afeta.

2. Calvino ‘Poucos são aqueles que se disciplinam a fazer um balanço do tempo passado, ou que se preocupam com o tempo por vir... a maioria de nós dissipa sua vida nos estágios elementares como crianças’ .

3. O vs. 14 (ARA) usa a expressão ‘pela prática’ (διά τήν έχιν), que podem ser traduzidas ‘pelo hábito’.
a) Peritos da educação ensinam que é preciso pelo menos 21 dias para se formar um hábito.
b) São necessários determinação, disciplina e persistência por parte daqueles que desejam crescer espiritualmente.

4. ‘Não é a teologia que faz de um homem de valor aquilo que ele é, mas sim, a "trabalhologia"!’ (Leslie Carter).


CONCLUSÃO: Não se permita ser um anão espiritual.
O Pai espera que cheguemos à maturidade.

Nenhum comentário: