sexta-feira, 3 de agosto de 2012

QUAL A MISSÃO DA IGREJA?



I Pe. 2.9

OBJETIVO: Ensinar que a missão precípua da Igreja é proclamar o ser de Deus.


INTRODUÇÃO: Qual é a missão [tarefa] da Igreja?
William Temple disse que ‘A Igreja é a única sociedade cooperativa no mundo, que existe em benefício dos que não são membros’.
Dietrich Bonhoeffer , teólogo alemão, afirmou que ‘A Igreja só é Igreja quando o é para os de fora’.
A razão de ser da Igreja se encontra no propósito de anunciar o evangelho e discipular os convertidos [ensinar a ser seguidores de Jesus].


CONTEXTO: O apóstolo Pedro escreve suas cartas para as Igrejas da região da Ásia Menor no intento de motivá-las na missão, apesar de sofrer oposição.


TRANSIÇÃO: O Rev. Ricardo Agreste, autor do livro ‘Igreja: tô fora!’ diz que ‘a Igreja se tornou em uma associação religiosa dedicada a organizar atividades de entretenimento e cultura de seus associados’. Quero refletir nesta oportunidade sobre o tema: QUAL A MISSÃO DA IGREJA?


I – A MISSÃO DA IGREJA IMPLICA EM ANUNCIAR O SER DIVINO.

a – O fim principal do homem.

1. A Confissão de Fé de Westminster afirma: ‘O fim supremo e principal do homem é glorificar a Deus e gozá-lo para sempre’.

2. Deus criou o ser humano para O glorificar de forma inteligente e consciente.

3. Glorificar a Deus é viver de tal forma que todo o viver do indivíduo com todas as atitudes e comportamentos honrem o Criador.

4. Um viver com esta qualidade resulta na mais realizada e feliz forma de vida aqui neste mundo.

b – O fim principal da Igreja.

1. O apóstolo Paulo ensina que a finalidade precípua da Igreja não se distancia nem se divorcia da finalidade do homem, pois a Igreja é o povo resgatado do pecado.

2. Se a finalidade da existência do homem é por a glória de Deus em evidência, a da Igreja é a mesma.
2.1 – Ef. 3.7,10 ‘Deste evangelho me tornei ministro pelo dom da graça de Deus, a mim concedida pela operação de seu poder... A intenção dessa graça era que agora, mediante a igreja, a multiforme sabedoria de Deus se tornasse conhecida dos poderes e autoridades nas regiões celestiais’.

3. O apóstolo Pedro declara explicitamente a mesma coisa a respeito da missão da Igreja.
3.1 – I Pe. 2.9 ‘Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz’.

4. A Igreja só é Igreja quando proclama e anuncia Quem é o seu Deus e Senhor.


II – A MISSÃO DA IGREJA IMPLICA EM ANUNCIAR A CONDIÇÃO HUMANA.

a – A condição humana diante do pecado.

1. O ser humano não é um ser ‘humano’ na plenitude da humanidade para a qual ele foi criado.

2. Na Queda o ser humano teve a experiência de ser desumanizado e assim, deixou de ser plenamente humano.

3. O que era então uma experiência só dos demônios tornou-se também uma experiência dos humanos.

4. Na condição de humanos demonizados o ser humano tornou-se desumanizado, e assim, a vida humana já não é mais humana, mas desumana e insana.

5. O pecado nos rouba a humanidade e nos oferece a insanidade. Todo tipo de doenças e distorções passaram a fazer parte da desumana vida humana.
5.1 – Is. 1.4-6 ‘Ah, nação pecadora, povo carregado de iniquidade! Raça de malfeitores, filhos dados à corrupção! Abandonaram o Senhor, desprezaram o Santo de Israel e o rejeitaram. Por que haveriam de continuar a ser castigados? Por que insistem na revolta? A cabeça toda está ferida, todo o coração está sofrendo. Da sola do pé ao alto da cabeça não há nada são; somente machucados, vergões e ferimentos abertos, que não foram limpos nem enfaixados nem tratados com azeite’.

6. A missão da Igreja anuncia nossa condição diante do pecado como seres desumanizados e enfermos e sujeitos à corrupção e desgraças oriundas do pecado.

b – A condição humana diante de Deus.

1. Se nossa situação diante do pecado é de enfermidade e de desumanidade, qual é então nossa condição diante de Deus?

2. As Escrituras Sagradas nos situam diante de Deus como mortos espirituais desgarrados de Deus, entregues à todo tipo de expressões pecaminosas.
2.1 – Rm. 3.10-17 (BV) ‘Tal como as Escrituras afirmam: Ninguém é bom - ninguém no mundo inteiro é inocente. Ninguém jamais seguiu realmente as veredas de Deus, nem mesmo desejou verdadeiramente fazê-lo. Todos se desviaram; todos caíram no erro. Ninguém, em parte alguma, fez só o que é direito durante toda a sua vida nem uma só pessoa. O que falam é abominável e tão sujo quanto o mau cheiro de uma sepultura aberta. Suas línguas estão cheias de mentiras. Tudo o que dizem tem o ferrão e o veneno de serpentes mortíferas. Suas bocas estão cheias de maldição e de amargura. Estão prontos para matar, odiando qualquer um que não concorde com eles. Por onde quer que vão, eles deixam a miséria e o transtorno atrás de si. Nunca chegaram a saber o que é sentir-se seguro e desfrutar as bênçãos de Deus. Não se importam com Deus, nem tampouco com o que Ele pensa deles’.

3. As Escrituras Sagradas nos situam diante de Deus como condenados à morte eterna.
3.1 – Rm. 6.23 (BV) ‘O salário do pecado é a morte, mas a dádiva gratuita de Deus é a vida eterna por meio de Jesus Cristo, nosso Senhor’.
3.2 – I Ts. 1. 8-9 ‘Ele punirá os que não conhecem a Deus e os que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus. Eles sofrerão a pena de destruição eterna, a separação da presença do Senhor e da majestade do seu poder’.

4. As Escrituras Sagradas nos situam diante de Deus como portadores de uma dívida impagável.

5. As Escrituras Sagradas nos situam diante de Deus como incapazes de realizar a própria salvação.
5.1 – Sl. 49.7-8 (NVI) ‘Homem algum pode redimir seu irmão ou pagar a Deus o preço de sua vida, pois o resgate de uma vida não tem preço. Não há pagamento que o livre’.

6. O ser humano é pecador, destituído da glória de Deus e precisa ser salvo, ou experimentará eterna condenação e sofrerá o furor da justa ira divina.

7. A missão da Igreja inclui anunciar ao pecador seu estado diante do pecado e diante do Senhor Deus Todo Poderoso.


III – A MISSÃO DA IGREJA IMPLICA EM ANUNCIAR A SALVAÇÃO EM CRISTO.

a – A salvação em Cristo é uma oferta do amor de Deus.

1. Por amor às suas criaturas, Deus preparou um plano para salvá-las da triste condição a que o pecado as submeteu.

2. Este plano de salvação custou altos dividendos ao próprio Deus Triúno.
2.1 – O Pai entrega seu Filho amado como pagamento pela pecaminosidade humana.
a) Isto implicaria em que toda a justiça divina seria executada contra seu filho em lugar do pecador.
b) O Pai puniria seu filho com o sofrimento do inferno para poupar o pecador.
2.2 – O Filho se submete a assumir a vida humana para ser o nosso resgatador.
a) Seria encarnado e sujeito aos sofrimentos e limitações humanas.
b) Se entregaria à vergonhosa e horrível morte de cruz e experimentaria o horror da punição divina sobre o pecado.
2.3 – O Espírito Santo assume o compromisso de estar presente neste mundo podre e vil.
a) Aqui Ele tem a tarefa de convencer o pecador de seu estado e levá-lo ao arrependimento.
b) Também acompanha os convertidos durante toda a vida, suportando seus pecados e conduzindo-os sempre de volta ao caminho que agrada a Deus.

3. A salvação em Cristo é a oferta do amor de Deus para a salvação do pecador. A missão da Igreja inclui anunciar esse maravilhoso amor de Deus para resgatar o pecador de sua triste condição.

b – A salvação em Cristo é uma oferta do amor da Igreja.

1. Não existe o cumprimento da missão se a Igreja não ama o pecador perdido e condenado pelo pecado.

2. Compreender a missão da Igreja inclui saber que estamos aqui para anunciar o amor de Deus aos pecadores.
2.1 – I Pe. 2.9 ‘Mas vocês não são assim, pois foram escolhidos pelo próprio Deus, vocês são sacerdotes do Rei, são santos e puros, pertencem ao próprio Deus - tudo isto para que vocês possam mostrar aos outros como Deus os chamou da escuridão para a sua maravilhosa luz’.

3. A Igreja é o povo que ama o perdido com o amor de Deus, desejando intensa e incessantemente a sua salvação.


CONCLUSÃO: Até onde você tem cumprido sua missão?
Você tem aproveitado as oportunidades para anunciar Cristo como a única fonte de salvação aos pecadores?

Dedique sua vida em gratidão à tão grande salvação conquistada por Jesus na cruz do Calvário.

Anuncie o ser maravilhoso de Deus.
Anuncie o amor de Deus.
Anuncie Jesus.

Nenhum comentário: