quarta-feira, 23 de outubro de 2013

A PEDRA FUNDAMENTAL DA IGREJA


I Pe. 1.1-10


OBJETIVO: Apresentar ao povo de Deus o ensino de que o Senhor Jesus é o alicerce sólido sobre o qual está construída a nossa salvação.

INTRODUÇÃO: Geralmente na construção de um templo como este, lança-se previamente a pedra fundamental.
O que é a pedra fundamental?
O que se coloca ali?
O que significa?

CONTEXTO: Vamos falar um pouco de arquitetura. Quando vamos construir uma casa o que fazemos? Achamos o terreno. Limpamos. Preparamos os alicerces para depois começarmos a construir ou levantar as paredes. Ao levantarmos as paredes, no canto, na união entre uma e outra parede normalmente colocamos, o que? Exatamente! Nesse lugar vão as colunas de concreto. Essas colunas são fortes e proveem a sustentação da casa. Estas colunas são angulares pois situam-se num ângulo apropriado para dar sustentação, normalmente na junção entre duas paredes. Essas pilastras sustentam as paredes e o telhado e mantém a casa de pé. Hoje em dia usamos pilastras para dar sustentação a um edifício. Na arquitetura antiga, quando as construções eram feitas com pedras, uma pedra muito forte era utilizada como “pedra angular”. Esta pedra era cuidadosamente selecionada na pedreira e talhada no tamanho e formato corretos para ser a “pedra angular” – a pedra que iria receber o maior peso do edifício e sustentá-lo.

TRANSIÇÃO: A Igreja de Jesus também é alicerçada sobre um firme fundamento tendo como pedra principal o próprio Senhor Jesus.


I – UMA PEDRA PROFETIZADA.

a – O que é Pedra angular?

1. Nas construções antigas, a pedra angular era a pedra de esquina que servia para alinhar toda a construção.
1.1 – A escolha de uma boa pedra facilitaria a construção conforme a planta.
1.2 – Uma pedra fora de esquadria resultaria numa construção errada.
1.3 – Os construtores de Israel julgavam Jesus uma pedra inadequada para o tipo de construção que eles queriam.
1.4 – Deus o julgou perfeito para edificar a igreja conforme a planta divina.

2. Pedro fez a aplicação direta quando repreendeu os líderes em Jerusalém:
2.1 – At. 4:11 ‘Este Jesus é pedra rejeitada por vós, os construtores, a qual se tornou a pedra angular’.

b – Jesus era profetizado como a Pedra desde o VT.

1. Sl. 118.22-23 ‘A essa pedra, que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a principal pedra, angular. E essa pedra eu quero para mim, como firme fundamento, que procede do Senhor e é maravilhoso aos nossos olhos’.

2. Is. 8. 14 ‘Tropeçaram na pedra de tropeço, como está escrito: Eis que ponho em Sião uma pedra de tropeço e rocha de escândalo, e aquele que nela crê não será confundido’.

3. Is. 28.16 ‘Portanto, assim diz o Senhor Deus: Eis que eu assentei em Sião uma pedra, pedra já provada, pedra preciosa, angular, solidamente assentada; aquele que crer não foge’.


II – UMA PEDRA ESTABELECIDA.

a – Pedro ou Jesus?

1. Uma leitura tendenciosa em Mateus pode levar a uma conclusão errada.
1.1 – Mt 16.18-19 ‘Jesus diz: Também Eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Dar-te-ei as chaves do reino dos céus: o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus’.

2. Breve consideração exegética:
2.1 – Pedro em grego é petros, que significa pequena pedra movível.
2.2 – A palavra grega para pedra é petra, que significa massa imóvel ou rochedo.
2.3 – Poderíamos traduzir o que Jesus disse assim: ‘Você é uma pequena pedra móvel, mas a minha Igreja está alicerçada em uma rocha firme’.

3. Qual pedra então é a que Jesus se refere?
3.1 – A afirmação de Pedro.
3.2 – O fato de que Ele, Jesus, era o Cristo, o Filho do Deus vivo.
3.3 – Todo o ensino bíblico dos apóstolos indicará que Jesus é a rocha sobre a qual Jesus está construída.

b – A Igreja é construída sobre a pessoa e obra de Cristo.

1. A doutrina acerca do alicerce da Igreja não pode ser baseada numa única referência bíblica e ainda assim interpretada de forma tendenciosa.

2. É preciso que se veja todos os outros textos que apontam para Jesus como a base sólida sobre a qual a Igreja é edificada.
2.1 – Ef. 2: 19-22 ‘Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular; no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para santuário dedicado ao Senhor, no qual também vós juntamente estais sendo edificados para habitação de Deus no Espírito’.
2.2 – 1 Pe. 2.4-6 ‘E chegando-vos para Ele pedra Viva, reprovada na Verdade pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa. 6 Pois na Escritura se diz: Vede, ponho em Sião uma Pedra Angular, eleita e preciosa; e quem nela crer não será confundido’.
2.3 – Mt 21.42 ‘Nunca leste nas Escrituras; A pedra que os edificadores rejeitaram, essa se tornou a Pedra Angular; o Senhor fez isto, e é maravilhoso aos nossos olhos’.


III – UMA PEDRA ETERNA.

a – A Pedra Angular é a principal do edifício.

1. 1 Pe. 2.4,6 ‘E chegando-vos para Ele pedra Viva, reprovada na Verdade pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa. 6 Pois na Escritura se diz: Vede, ponho em Sião uma Pedra Angular, eleita e preciosa; e quem nela crer não será confundido’.

2. É nele que todas as pedras se apoiam e se alinham.
2.1 – 1 Pe. 2.5 ‘também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo’.
2.2 – Ef. 2.11b-22a ‘Cristo Jesus, a pedra angular; no qual todo o edifício, bem ajustado...’.

b – A salvação do cristão é construída sobre Jesus.

1. Pedro é que mais se refere a Cristo como a Pedra onde se constrói o edifício que é a Igreja.
1.1 – At. 4.11-12 ‘Porque Jesus, o Messias, é Aquele a quem se referem as Escrituras quando falam de uma 'pedra rejeitada pelos construtores que se tornou a pedra principal da esquina. Não há salvação em nenhum outro mais! Debaixo do céu inteiro não existe nenhum outro nome para os homens chamarem a fim de serem salvos’.
1.2 – 1 Pe. 2.4-6 ‘E chegando-vos para Ele pedra Viva, reprovada na Verdade pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa. 6 Pois na Escritura se diz: Vede, ponho em Sião uma Pedra Angular, eleita e preciosa; e quem nela crer não será confundido’.

2. Paulo: 1 Co 3.11 ‘Pois ninguém pode por outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo’.

c – Que significa construir sobre a Rocha.

1. É o próprio Senhor Jesus que faz alusão de se construir sobre a rocha.

2. Mt. 7.24-27:
2.1 – A rocha está em referência para as Palavras de Jesus.
2.2 – Crer em Jesus é crer em suas Palavras.
2.3 – Construir sobre a rocha, que é sua palavra, é construir sobre o próprio Jesus.

3. O fundamento onde se constrói nossa vida é o próprio Senhor, e não há outro.
3.1 – 1 Co 3.10 (NVI) ‘Conforme a graça de Deus que me foi concedida, eu, como sábio construtor, lancei o alicerce, e outro está construindo sobre ele. Contudo, veja cada um como constrói’.

4. Construir sobre a rocha significa construir nossa vida.
4.1 – Seus valores.
4.2 – Seus princípios.
4.3 – Seus procedimentos.

5. Cada um dos salvos dará contas de si mesmo a Deus.
5.1 – II Co. 5.10 (NVI) ‘Pois todos nós devemos comparecer perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba de acordo com as obras praticadas por meio do corpo, quer sejam boas quer sejam más’.
5.2 – Como você está construindo sua vida?
5.3 – Como Deus o avaliará?


CONCLUSÃO: Jesus é o Alicerce.
Nós o edifício.
Como temos construído?

Nenhum comentário: