terça-feira, 20 de outubro de 2015

Por Que a Corrupção?

Jr. 8.18-9.6

OBJETIVO: Ensinar sobre a natureza corrupta do ser humano e apresentar o remédio oferecido gratuitamente por Deus.

INTRODUÇÃO: Colarinho branco, Sangue-sugas, Mensalão, Mensalinho, Petrolão, Lava-Jato, e tantos outros nomes de CPIs para apurar corrupção em nosso país... Este é um assunto que todos os brasileiros conhecem bem.
Como a ferrugem, a corrupção é mal que desgraça a humanidade, de modo que todos estão contaminados com seu poder de infiltração e destruição.

CONTEXTO: Jeremias foi um pregador em Jerusalém por cerca de quarenta anos (600 anos aC) e via o poder do pecado na vida de seu povo, desde os palácios até ao povo comum.
O tom da fala profética no texto é de pesar sobre o pecado de Israel, misturando-se os sentimentos do profeta com os sentimentos do próprio Deus, na inconformidade com o pecado.

TRANSIÇÃO: Com os olhos na história de Israel e lembrando que tal história sintetiza o comportamento humano em qualquer época e lugar, quero vos propor nesta ocasião o seguinte tema: ‘POR QUE A CORRUPÇÃO?’.

I – A CORRUPÇÃO UNIVERSAL É ANTÍTIPO À CORRUPÇÃO DE ISRAEL.

a – O antítipo é algo representado em algo menor.

1. O povo de Israel foi criado por Deus e separado como um modelo do trato de Deus com a humanidade.

2. As iniquidades, deslizes e pecados de Israel são típicas em todos os povos da humanidade em qualquer época, lugar ou cultura.

3. Olhar para o trato de Deus para com Israel é compreender a forma deDeus tratar com todos os povos.

b – Deus não esconde a corrupção de Israel.

1. Em toda a história de Israel narrada nas Escrituras fica claro que Israel era um povo rebelde, desobediente e que trocava Deus por ídolos e coisas.
1.1 – Jr. 8.19 ‘Ouçam o choro do meu povo, vindo de uma terra distante! "Onde está o Senhor?" eles perguntaram. "Por que Ele nos abandonou?" "Por que eles acenderam a Minha ira, adorando imagens feitas por homens e ídolos de outros povos?" responde o Senhor’.
1.2 – Jr. 9.2-6 ‘Quem me dera ter uma cabana bem longe, no deserto! Assim eu poderia me afastar desse povo fingido e infiel, desse bando de traidores. "Curvam suas línguas como arcos para atirar suas flechas de mentira. Não dão importância à justiça. Vão de mal a pior e nem se lembram de que Eu existo", diz o Senhor. Abram os olhos com seus amigos! Não confiem nem em seus irmãos! Os irmãos enganam um ao outro, e os amigos espalham mentiras e intrigas. Eles zombam abertamente uns dos outros, e nunca falam a verdade. Estão viciados na mentira; eles se gastam com seus pecados. Amontoam maldade sobre maldade; estão tão carregados de mentira, que já não podem Me conhecer, por causa dela, diz o Senhor’.

2. Note que a sequência de pecados atribuídos ao povo de Israel é o extrato moral e ético de nossa sociedade moderna:
2.1 – Fingimento e infidelidade.
2.2 – Línguas mentirosas.
2.3 – Não valorizam a justiça.
2.4 – Indiferentes à Deus.
2.5 – Engano.
2.6 – Intrigas.
2.7 – Zombaria e menosprezo uns com os outros.
2.8 – Amontoam a maldade.
2.9 – Não podem conhecer a Deus.

3. Esse é o retrato da humanidade em todos os tempos, lugares e culturas.
3.1 – Ilustração: Esse tipo de comportamento pode ser encontrado nos palácios de Brasília, e exemplos de corrupção aí não faltam em nossos noticiários, bem como podem ser encontrados no seu ambiente de trabalho, escola ou família.

II – A CORRUPÇÃO É INTRÍNSECO À NATUREZA HUMANA.

a – A Queda Adâmica permitiu o pecado e seu poder corruptivo se instalar em nós.

1. As Escrituras são abundantes em informações de que o pecado é a causa primária da corrupção na vida humana.

2. A doutrina reformada acerca do pecado afirma em um dos postulados da TULIP, a Total Depravação do ser, indicando com isto que todo o ser humano, em todas as suas expressões, foi afetado pelo poder destrutivo do0 pecado.

3. Como afirma a própria Escritura: ‘Não há homem que não peque ’, podemos afirmar com toda lisura que os germes da corrupção estão presentes em cada um de nós.
3.1 – Jr. 17.9 (BV) ‘O coração é a coisa mais mentirosa e traiçoeira que existe do mundo; o coração do homem é terrivelmente cheio de maldade. Não há ninguém capaz de saber até que ponto é mau e pecador o coração humano!’.
3.2 – Jr. 17.9 (NVI) ‘O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença é incurável. Quem é capaz de compreendê-lo?’.

4. Algures alguém afirmou que: ‘Há tanto mal em cada um de nós, como há bem em cada um de nós, de modo tal, que nenhum de nós jamais poderia falar contra qualquer um de nós’.

b – Deus estabeleceu leis ao ser humano para restringir o poder da corrupção.

1. As leis de Deus tem um duplo propósito:
1.1 – Demonstrar a cada um de nós que somos pecadores.
1.2 – Restringir o poder da corrupção na vida humana.

2. Mesmo com as leis humanas e divinas o poder da corrupção, qual praga, se propaga e alastra em todos os seguimentos da vida humana.

III – A CORRUPÇÃO SÓ TERÁ A CURA ÚLTIMA NA REGENERAÇÃO.

a – Pode-se atenuar o poder da corrupção através de leis justas e punição adequada.

1. Infelizmente as leis humanas não conseguem brecar ou estancar o poder da corrupção que sintoma de um mal maior que em nossa gênese: o pecado.

2. I Tm. 1.8-10 ‘Sabemos que a Lei é boa, se alguém a usa de maneira adequada. Também sabemos que ela não é feita para os justos, mas para os transgressores e insubordinados, para os ímpios e pecadores, para os profanos e irreverentes, para os que matam pai e mãe, para os homicidas, para os que praticam imoralidade sexual e os homossexuais, para os sequestradores, para os mentirosos e os que juram falsamente; e para todo aquele que se opõe à sã doutrina’.

b – Através da educação e transformação dos valores ético-morais e culturais.

1. Há países onde a educação transforma os valores éticos, morais e culturais, modelando uma sociedade mais justa e menos destruída pela corrupção.

2. Onde não há um esforço real de transformar pela educação e cultura sadia (é o caso do Brasil) a corrupção cresce e se aflora de forma galopante.

c – Através do poder transformador do Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo.

1. Jesus, mesmo sendo Deus, assumiu carregar a culpa de uma parte da humanidade para lhes trazer libertação, cura e transformação.
1.1 – II Co. 8.9 ‘Pois vocês conhecem a graça de nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo rico, se fez pobre por amor de vocês, para que por meio de sua pobreza vocês se tornassem ricos’.

2. O Evangelho transforma o indivíduo de dentro pra fora, pois faz nascer nele uma nova natureza e uma nova vida.

3. As provas estão por aí, incontestes, espalhadas onde quer que haja um cristão.
3.1 – Rm. 1.16 (BV) ‘Não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê: primeiro do judeu, depois do grego’.
3.2 – I Co. 6.9-11 (BV) ‘Vocês então não sabem que os que fazem tais coisas não têm parte no reino de Deus? Não se enganem a si próprios. Aqueles Que vivem imoralmente, que são adoradores de ídolos, adúlteros ou homossexuais - não terão parte no seu reino. Nem tampouco os ladrões, os gananciosos, os bêbados, os caluniadores e os salteadores. Houve tempo quando alguns de vocês eram exatamente isso, porém agora seus pecados foram lavados; vocês estão separados para Deus, e Ele os aceitou devido ao que o Senhor Jesus Cristo e o Espírito de nosso Deus fizeram por vocês’.

d – Através da implantação de uma nova ordem quando da Regeneração.

1. Infelizmente não é nesta vida que tal praga será erradicada, mas aqueles que já experimentaram o poder transformador do Evangelho sabem por convicção e experiência que chegará esse dia.

2. ‘Novos céus e nova terra’ é a expressão bíblica para descrever a nova ordem em um mundo livre do pecado e da corrupção.

CONCLUSÃO: O brasileiro Marcos Archer, preso em 2004 por entrar na Indonésia com 13,4 quilos de cocaína e condenado à pena de morte naquele país, a despeito de vários pedidos de clemência remetidos pelos presidentes Lula e Dilma, foi executado no dia 18/01/2015. Alguns poderiam objetar: ‘Meu Deus do Céu, em pleno século XXI, esses bárbaros, ainda fizeram isso? Não foi justo!’ Mas, ia ser justo ele levar o veneno para vender às criancinhas, entregando-as à morte lenta das drogas?! Certamente ia destruir casas inteiras, desfazer lares, prostituir meninas e meninos... Isso é justo? É justo?! Deus cumpriu nele a lei para os que zombam da eternidade como se dela não fossem fazer parte, zombam como se não houvesse um Deus nessa Terra, zombam como se nem houvesse justiça. Pois bem, o Marcos Archer implorou clemência, mas não teve clemência ao levar drogas pra lá. Ainda ponderou: ‘Não é justo eu morrer assim, fuzilado aqui!’ Talvez alguém que ache que a morte dele não justificasse o seu erro. Quanto ao seu estado espiritual, até onde se percebe, Marcos Archer terá uma estada no inferno, longa e eterna. Rejeitou os caminhos de Deus nessa terra, Deus o rejeita na eternidade, preferiu as más obras, e, à Luz de Deus, viverá eternamente nas trevas .

Os germes da corrupção estão em sua vida.
Deus oferece o remédio com cura definitiva através do sacrifício de seu filho Jesus Cristo.
O que você fará com esse remédio?
Quer a cura?
Receba Jesus como seu salvador e experimente o poder transformador do Evangelho, nesta vida e por toda a eternidade.

Nenhum comentário: