sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

QUE BOAS NOVAS O NATAL NOS TRAZ? ‘VOS NASCEU O SENHOR’



Lc. 2.8-11

OBJETIVO: Ensinar que o evento Natal encerra em si uma das maiores mensagens do Universo e que deve ser proclamada a todos.

INTRODUÇÃO: Sabe quem é Ibrahim Awwad Ibrahim Ali al-Badri al-Samarrai ou também conhecido pelo nome de Abu Bakr Al-Baghdadi Al-Husseini Al-Qurashi? Pois é! Este camarada nada mais é que o líder do Estado Islâmico, o califado que está bancando o terror no mundo.
Imagine o seguinte quadro: O presidente Obama resolve fazer uma grande festa no dia do aniversário desse inimigo declarado, como se fosse em sua honra.
Como acha que seria visto tal festa pelos olhos do islamismo? Tal festa só poderia ser recebida como zombaria e escárnio.

CONTEXTO: Lucas escreve ao seu amigo Teófilo procurando oferecer fontes seguras acerca de Jesus Cristo como o Filho de Deus que veio concretizar a promessa de salvação de Deus ao mundo humano.

TRANSIÇÃO: A. Quero falar nesta oportunidade sobre o seguinte tema: O NATAL NOS TRAZ A BOA NOVA: VOS NASCEU O SENHOR’.

I – CRISTO, O SENHOR DA CRIAÇÃO.

a – A mensagem dos anjos anunciam o nascimento do ‘Senhor’.

1. As profecias messiânicas falavam daquele que viria como o ‘Senhor’ carregando os vários nomes de Deus que o apresentam como o soberano do Universo.
1.1 – Dn. 7.14Em minha visão à noite, vi alguém seme¬lhante a um filho de homem, vindo com as nuvens dos céus. Ele se aproximou do ancião e foi conduzido à sua presença. Ele recebeu autoridade, glória e o reino; todos os po-vos, nações e homens de todas as línguas o adoraram. Seu domínio é um domínio eterno que não acabará, e seu reino jamais será destruí¬do’.
1.2 – Ap. 19.16Vi os céus abertos e diante de mim um cavalo branco, cujo cavaleiro se chama Fiel e Verdadeiro. Ele julga e guerreia com justiça. Seus olhos são como chamas de fogo, e em sua cabeça há muitas coroas e um nome que só ele conhece, e ninguém mais. Está vestido com um manto tingido de sangue, e o seu nome é o Verbo de Deus. Os exércitos dos céus o seguiam, vestidos de linho fino, branco e puro, e montados em cavalos brancos. De sua boca sai uma espada afiada, com a qual ferirá as nações. Ele as governará com cetro de ferro. Ele pisa o lagar do vinho do furor da ira do Deus todo-poderoso. Em seu manto e em sua coxa está escrito este nome: Rei dos reis e Senhor dos senhores’.
1.3 – Ap. 1.4b-5A vocês, graça e paz da parte daquele que é, que era e que há de vir, dos sete espíritos que estão diante do seu trono, e de Jesus Cristo, que é a testemunha fiel, o primogênito dentre os mortos e o soberano dos reis da terra. Ele nos ama e nos libertou dos nossos pecados por meio do seu sangue’.

2. O apóstolo João apresenta Jesus como o Senhor da criação.
2.1 – Jo. 1.1-3Antes de existir qualquer coisa, Cristo já existia, e estava com Deus. Antes de existir qualquer coisa, Cristo já existia, e estava com Deus. Ele criou tudo o que há - não existe nada que ele não tenha feito. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele; sem ele, nada do que existe teria sido feito’.
2.2 – Os sinais (milagres) apresentam Jesus com poderes sobre a criação.
a) Multiplicação de pães.
b) Jesus anda por sobre as águas.
c) Jesus acalma uma tempestade.
d) Jesus ressuscita mortos.

3. O apóstolo Paulo também apresenta Jesus como o Senhor da criação.
3.1 – Cl. 1.15-18Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito sobre toda a criação, pois nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos ou soberanias, poderes ou autoridades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele. Ele é antes de todas as coisas, e nele tudo subsiste. Ele é a cabeça do corpo, que é a igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a supremacia’.
3.2 – Hb. 1.1-3 (BV) ‘Há muito tempo Deus falou de muitas maneiras diferentes aos nossos pais por intermédio dos profetas (em visões, em sonhos e até face a face), contando-lhes pouco a pouco os seus planos. Mas agora, nos dias atuais, Ele nos falou por intermédio do seu Filho a quem Ele deu todas as coisas e por meio de quem Ele fez o mundo e tudo quanto existe. O Filho de Deus resplandece com a glória de Deus e tudo quanto o Filho de Deus é e faz revela que Ele é Deus. Ele põe em ordem o universo com a poderosa força da sua autoridade. Foi Ele quem morreu para purificar-nos e apagar o registro de todos os nossos pecados, e depois Se assentou no lugar de mais elevada honra do lado do grande Deus do céu’.

4. No VT (1 Sm. 2.6) diz que Yhwh é autor da vida; e no NT o mesmo título é dado a Jesus (At. 3.15).

II – CRISTO, O SENHOR DA IGREJA.

a – As Escrituras indicam Jesus como o que instituiu a Igreja.

1. Mt. 16.16 (BV) ‘Simão Pedro respondeu: O Cristo, o Messias, o Filho de Deus vivo. Deus abençoou você, Simão, filho de Jonas, disse Jesus, porque meu Pai do Céu revelou isto pessoalmente a você - isto não vem de nenhuma fonte humana. Você é Pedro, uma pedra; e sobre esta rocha edificarei a minha igreja; e todas as forças do inferno não prevalecerão contra ela’.

2. Segundo as Escrituras, Cristo não morreu pelo mundo inteiro, mas morreu pela sua Igreja.

3. A Igreja é a propriedade exclusiva e única de Jesus, sendo apresentada na Bíblia como sendo sua noiva.

b – As Escrituras indicam Jesus como o cabeça da Igreja.

1. Ef. 1. 19-23 (BV) ‘Oro para que vocês comecem a compreender como é incrivelmente grande o seu poder para ajudar aqueles que crêem nele: Foi esse mesmo grandioso poder, que levantou a Cristo dentre os mortos e O fez sentar-Se no lugar de honra no céu, à mão direita de Deus muitíssimo acima de qualquer outro rei, governador, ditador ou líder. Sim, sua honra é muito mais gloriosa do que a de qualquer um outro, seja neste mundo, seja no mundo futuro. E Deus colocou todas as coisas debaixo de seus pés e O fez o Cabeça da igreja que é o seu corpo, repleto dele mesmo, que é o Autor e Doador de todas as coisas em toda parte’.

2. Cl. 1.18 (BV) ‘Ele é a cabeça do corpo, que é a igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a supremacia’.

III – CRISTO, O SENHOR DO CRISTÃO.

a – As Escrituras apresentam Jesus como o Senhor pessoal de cada verdadeiro cristão.

1. Ter Cristo como Senhor foi o reconhecimento de absoluta submissão que os primeiros cristãos tiveram a ponto de morrer por ele nas arenas do império romano e em qualquer perseguição na história.

2. Rm. 14.9Cristo morreu e ressuscitou para esse fim mesmo, para que pudesse ser nosso Senhor, tanto enquanto vivermos como quando morrermos’.

3. Ter Cristo como Senhor sobre o cristão de hoje implica em se dispor a obedecer em primeiro lugar o Evangelho de Cristo sob o risco de perdas em qualquer âmbito ou seguimento da vida.

CONCLUSÃO: Festejar o Natal sem a verdadeira fé em Cristo Jesus é semelhante a fazer uma festa no dia do aniversário de seu inimigo, usando o nome dele, para zombaria e escárnio.

Festejar e celebrar o Natal só tem verdadeiro sentido quando se compreende a natureza daquele que veio do céu e se encarnou, para libertar o povo que nele crê.

Jesus é reconhecido por você como o Senhor criador e sustentador do universo, Senhor da Igreja e Senhor de sua vida?

Se Jesus é o Senhor do mundo e Senhor de sua vida, celebre o Natal com os olhos fitos no aniversariante.

Nenhum comentário: