segunda-feira, 13 de outubro de 2008

ASSUMINDO O COMPROMISSO PARA COM OS OPRIMIDOS

Rubem Alves, em seu livro ‘O Suspiro dos Oprimidos’ aponta para o fato de que ‘dos protozoários ao homem, todos os organismos têm um problema comum a resolver: a sobrevivência ’. É nesta questão que todos estamos inseridos e responsabilizados, na individualidade e na coletividade. A não sobrevivência de um de nós, afeta a todos a sua volta.
Um dos grandes problemas herdados da pecaminosidade afeta a todos nós, é que nos tornamos insensíveis para com a sobrevivência do próximo. Seguindo as linhas da própria Escritura vamos perceber que, tão logo a morte passou a existir em nosso drama humano, a opressão tomou o seu espaço. Encontramos de cara o assassinato de Abel por seu irmão Caim. A Bíblia é uma síntese da história humana e como tal nos permite algumas interrogações: ‘Quando essa opressão que se tornou em morte teve seu início?’; ou ‘Quanto tempo levou entre a insatisfação de Caim em sua relação com Deus frente a serenidade de alma de seu irmão Abel?’. A opressão começou em um dado momento anterior ao fato que seria cabal e desumanamente consumado. A opressão começou no coração de Caim; e Deus, no seu cuidado e interesse de que o homem aprendesse a vencer as forças opositoras e corrosivas do pecado, que a partir da Queda existia em seu interior, procura Caim e lhe diz ‘eis que o pecado jaz à porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo’ .
A história humana é uma história de opressão. Segundo Marx, citado por Rubem Alves , o homem sobrevive pela incorporação da natureza a si mesmo. Dela se alimenta para sua sobrevivência. Até aí não haveria problema, se o homem, em sua ânsia pela sobrevivência não se alimentasse da vida de seu igual.
Jesus Cristo, como nosso Redentor e Salvador, vem redirecionar a vida do homem que a Ele se entrega de tal forma que o amor e não a opressão seja o comburente que instigue a vida e a sobrevivência. Ser cristão é olhar para o próximo numa atitude de reconstruir o que o pecado destruiu. Olhe a sua volta e assuma o compromisso de socorrer o oprimido.
Rev. Emiliano

Nenhum comentário: