quarta-feira, 4 de novembro de 2009

CARACTERÍSTICAS DE UMA SOCIEDADE SEM DEUS

Am. 5.1-20


OBJETIVO: Ensinar que quando se vive fora dos padrões de Deus há degeneração na vida política, ética e social da nação.


INTRODUÇÃO: Qual a palavra define melhor, de modo negativo, nosso escalão político? Pode-se trazer aqui um sem número de palavras, contudo, algumas são mais comuns à fala dos cidadãos: ‘Sem ética’, ‘Colarinhos brancos’, ‘ladrões’; contudo, a que mais se usa é: ‘Corruptos’.


CONTEXTO: Amós foi um pastor sobre o povo de Israel e Judá em dias de muita prosperidade material daqueles reinos. ‘Por debaixo da película de prosperidade material, Amós desvenda a massa decadente de formalismo religioso e de corrupção espiritual’ . A desconsideração para com os direitos humanos era evidente naqueles dias. A deterioração da moralidade e da justiça social era prevalente nos dias deste profeta. A classe dos que governava não se sensibilizava com o sofrimento dos pobres que eram achatados pelos ricos.

TRANSIÇÃO: Apesar de se dizer uma nação temente a YHWH, a religiosidade não trazia mudança no comportamento ético e moral das pessoas. Qualquer semelhança com nossos dias não é mera coincidência. Portanto, quero refletir nesta oportunidade sobre o tema: CARACTERÍSTICAS DE UMA SOCIEDADE SEM DEUS.




I – UMA SOCIEDADE SEM DEUS MANTÉM RELIGIOSIDADE APARENTE.

a – Israel era uma nação religiosa.

1. O conhecimento revelacional e empírico da realidade espiritual era parte integrante da nação judaica nos dias de Amós.

2. O culto a YHWH com todos os rituais estabelecidos para comunicar seus valores e glória era praticado nos mínimos detalhes, contudo, a vida do povo era de mero formalismo e carregada de hipocrisia.

3. Os profetas que viveram nesta época confrontaram essa realidade de forma incisiva:
3.1 – Is. 1.11-15 ‘“Para que me oferecem tantos sacrifícios?”, pergunta o Senhor. “Para mim, chega de holocaustos de carneiros e da gordura de novilhos gordos. Não tenho nenhum prazer no sangue de novilhos, de cordeiros e de bodes! Quando vocês vêm à minha presença, quem lhes pediu que pusessem os pés em meus átrios? Parem de trazer ofertas inúteis! O incenso de vocês é repugnante para mim. Luas novas, sábados e reuniões! Não consigo suportar suas assembléias cheias de iniqüidade. Suas festas da lua nova e suas festas fixas, eu as odeio. Tornaram-se um fardo para mim; não as suporto mais! Quando vocês estenderem as mãos em oração, esconderei de vocês os meus olhos; mesmo que multipliquem as suas orações, não as escutarei! As suas mãos estão cheias de sangue!’.
3.2 – Is. 58.1-4 ‘Grite alto, não se contenha! Levante a voz como trombeta. Anuncie ao meu povo a rebelião dele, e à comunidade de Jacó, os seus pecados. Pois dia a dia me procuram; parecem desejosos de conhecer os meus caminhos, como se fossem uma nação que faz o que é direito e que não abandonou os mandamentos do seu Deus. Pedem-me decisões justas e parecem desejosos de que Deus se aproxime deles. ‘Por que jejuamos’, dizem, ‘e não o viste? Por que nos humilhamos, e não reparaste?’ Contudo, no dia do seu jejum vocês fazem o que é do agrado de vocês, e exploram os seus empregados. Seu jejum termina em discussão e rixa, e em brigas de socos brutais. Vocês não podem jejuar como fazem hoje e esperar que a sua voz seja ouvida no alto’.
3.3 – Am. 5.21-24 ‘“Eu odeio e desprezo as suas festas religiosas; não suporto as suas assembléias solenes. Mesmo que vocês me tragam holocaustos e ofertas de cereal, isso não me agradará. Mesmo que me tragam as melhores ofertas de comunhão, não darei a menor atenção a elas. Afastem de mim o som das suas canções e a música das suas liras. Em vez disso, corra a retidão como um rio, a justiça como um ribeiro perene!”’.

4. Buscar as cidades citadas no verso 5 (Betel, Gilgal, Berseba) era buscar apenas o lugar religioso, mas apenas buscar os centros de religião, dissociados de uma vida de rendição a Deus e aos seus princípios e valores para reger e nortear a vida, de nada vale.

5. Nosso país tem muitos lugares religiosos?

6. Quem deveria ser buscado acima dos lugares religiosos deveria ser YHWH, o Deus poderoso de Israel, porque só através dele e de seus princípios poderia existir a verdadeira vida para a nação.
6.1 – Am 5. 4, 6, 8 ‘Assim diz o SENHOR à nação de Israel: “Busquem-me e terão vida; Busquem o SENHOR e terão vida, do contrário, ele irromperá como um fogo entre os descendentes de José, e devastará a cidade de Betel, e não haverá ninguém ali para apagá-lo. (aquele que fez as Plêiades e o Órion, que faz da escuridão, alvorada e do dia, noite escura, que chama as águas do mar e as espalha sobre a face da terra; SENHOR é o seu nome’.

b – A religiosidade é inerente ao ser humano.

1. Deus é um ser espiritual e como nos criou à sua imagem e semelhança, também somos espirituais, de forma que o ser humano se realiza no exercício de sua espiritualidade.

2. Conforme as ciências que estudam o comportamento humano, não existe nenhuma cultura que seja atéia por natureza.

3. O fato de uma nação ser religiosa não implica necessariamente em qualidade de vida ética, moral ou espiritual.
3.1 – Ilustração: O exemplo que temos é a realidade de nosso próprio país: Cresce assustadoramente o número dos que se dizem evangélicos, e em contrapartida, a ética e a moral do país deteriora a olhos vistos, inclusive entre os evangélicos.


II – UMA SOCIEDADE SEM DEUS VIVENCIA CORRUPÇÃO SOCIAL.

a – A corrupção é inerente ao ser humano.

1. Não existe povo que não tenha experimentado a corrupção do pecado e de tal monta é esta realidade que onde estiver um ser humano, alí estará também o pecado com sua força corruptora.
1.1 – Rm. 3.23 ‘pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus’.
1.2 – Rm. 5.12 ‘Portanto, da mesma forma como o pecado entrou no mundo por um homem, e pelo pecado a morte, assim também a morte veio a todos os homens, porque todos pecaram’.

2. Mesmo os chamados países de primeiro mundo experimentam o poder da corrupção seja na vida do indivíduo ou na sociedade; por isso, escândalos, miséria, arrombos e crimes das mais diversas ordens se processam por todos os cantos do planeta.

b – A realidade nos dias de Amós.

1. Embora a nação judaica estivesse em desenvolvimento e em pleno crescimento nos dias de Amós, a vida moral e ética apontava para um distanciamento de Deus.

2. A falta de justiça era a característica dominante na sociedade dos dias de Amós.
2.1 – ‘Na justiça está o resumo de todas as virtudes’ Theogenis (pensador grego).

3. O que caracterizava que o povo de Israel estava sem Deus era exatamente a ausência de valores sadios e a prática corrompida no dia a dia.
3.1 – Juízo convertido em alosna (vs. 7).
3.2 – Justiça deitada por terra (vs. 7).
3.3 – Aborrece a correção (vs. 10).
3.4 – Pisar e explorar o pobre (vs. 11).
3.5 – Afligir o justo (vs. 12).
3.6 – Suborno (vs. 12).
3.7 – Rejeitar o necessitado (vs. 12).

c – Nossa sociedade é uma sociedade sem Deus?

1. Males como os constantes nos dias de Amós também existem em nossa sociedade brasileira?

2. A religiosidade é presente em nossa sociedade, e, mormente a religiosidade cristã, mas que diferença faz?

3. O que pode indicar que uma nação está verdadeiramente sendo cristianizada não pode ser o número de evangélicos ou de Igrejas, mas a prática dos verdadeiros valores de Deus na vida deste povo.


III – UMA SOCIEDADE SEM DEUS EXPERIMENTARÁ GRAÇA OU JUIZO.

a – Amós apontava duas possibilidades para os judeus.

1. Amós apontava o caminho do andar com Deus.
1.1 – Am. 5.4 ‘Assim diz o SENHOR à nação de Israel: “Busquem-me e terão vida’.
1.2 – Am. 5.6a ‘Busquem o SENHOR e terão vida’.
1.3 – Am. 5.14 ‘Busquem o bem, não o mal, para que tenham vida. Então o SENHOR, o Deus dos Exércitos, estará com vocês, conforme vocês afirmam’.

2. Amós apontava o caminho do juízo de Deus.
2.1 – Am. 5.6b ‘ele irromperá como um fogo entre os descendentes de José, e devastará a cidade de Betel, e não haverá ninguém ali para apagá-lo’.
2.2 – Am. 5.16 ‘Portanto, assim diz o SENHOR, o Deus dos Exércitos, o Soberano: “Haverá lamentação em todas as praças e gritos de angústia em todas as ruas. Os lavradores serão convocados para chorar e os pranteadores para se lamentar’.
2.3 – Am. 5.18 ‘Ai de vocês que anseiam pelo dia do SENHOR! O que pensam vocês do dia do SENHOR? Será dia de trevas, não de luz’.

3. Deus sempre tratou com Israel na base de um relacionamento que conduzisse a nação para um caminho de desenvolvimento, bênçãos e prosperidade; contudo o que tornava realidade era Israel trilhar o caminho da obediência ao Senhor.

b – A proposta de Deus para a nação ou para o indivíduo continua.

1. Uma das grandes exortações de Deus aos homens é o que se registra no verso 15 deste capítulo de Amós:
1.1 – Am. 5.15 ‘Odeiem o mal, amem o bem; estabeleçam a justiça nos tribunais. Talvez o SENHOR, o Deus dos Exércitos, tenha misericórdia do remanescente de José.’.

2. O que pode mudar a cara de nosso país diante de Deus?
2.1 – Certamente não é a multiplicação da religiosidade.
2.2 – Certamente não é o crescimento dos evangélicos.
2.3 – "Qualquer conceito de graça que nos faz sentir mais confortáveis pecando, não é bíblico. A graça de Deus nunca nos encoraja a viver no pecado, pelo contrário, ela nos capacita a dizer não ao pecado e sim para a verdade" (Randy Alcorn).
2.4 – O que precisa acontecer é um verdadeiro avivamento, o que caracterizaria uma volta radical aos princípios de Deus.


CONCLUSÃO: ‘Buscai a Deus e vivei!’.

Nenhum comentário: