segunda-feira, 9 de novembro de 2009

FAMÍLIA COM FÉ PROVADA E APROVADA

Hc. 3.17-19


OBJETIVO: Ensinar que apesar das dificuldades que podem assolar a família, a esperança e segurança da mesma sempre estará em Deus.


INTRODUÇÃO: Há uma sensação de que a sociedade está a cada dia pior, no entanto, quando é observada a luz das Escrituras, percebe-se que desde os dias edênicos, com a entrada do pecado no mundo, a vida humana se tornou um caos.
Vê-se nos dias de Noé que o próprio Criador avisa que esgotou sua medida de paciência e que destruiria a humanidade criada.
A família que é a célula máter da sociedade também se encontra enferma. Desde o Éden se encontra uma família dividida, e todo tipo de corrupção e desordem vai se instalando.


CONTEXTO: Habacuque foi contemporâneo de Jeremias (627-582 a.C.). Ambos profetizaram em Jerusalém, no reino do Sul. O contexto social, político e religioso de ambos foram o mesmo, portanto. Habacuque não foi apenas contemporâneo de Jeremias, mas também seu companheiro de ministério. Eles lutaram contra a opressão social. A época é caracterizada pelo perverso reinado de Jeoaquim. A época de Habacuque caracteriza-se pela ascensão da Babilônia como nação imperialista, nas proximidades do ano 600 a.C.


TRANSIÇÃO: Numa simples leitura do texto percebe-se que era uma época de crises e problemas e que certamente dificultava a vida em família dentro de um ambiente estável. Seguir a Deus num ambiente assim era um grande desafio e a família deveria suportar e vencer muitas provas. Quero compartilhar, portanto, sobre o tema: FAMÍLIA COM FÉ PROVADA E APROVADA.

I – A FAMÍLIA CRISTÃ EM UMA SOCIEDADE CORROMPIDA.

a – A inquietação de Habacuque ante à corrupção da sociedade.

1. Habacuque foi contemporâneo do profeta Jeremias, pregando à nação de Judá por volta do ano 605-597.
1.1 – Jeremias chorava para que o povo se arrependesse e mudasse seus caminhos voltando-se para o Senhor.
1.2 – Habacuque se inquietava com a demora de Deus em permitir o povo transitar na contra-mão de sua Palavra.

2. A sociedade dos dias de Habacuque estava corrompida.
2.1 – Uma sociedade carregada de violência (vs. 2).
2.2 – Uma sociedade cheia de iniquidade (vs. 3a).
2.3 – Uma sociedade repleta de opressão (vs. 3b).
2.4 – Uma sociedade que experimenta a destruição (vs. 3c).
2.5 – Uma sociedade cheia de contendas (vs. 3d).
2.6 – Uma sociedade que experimenta disputas (vs. 3e).
2.7 – Uma sociedade onde a lei se afrouxa (vs. 3f).
2.8 – Uma sociedade onde o perverso cerca o justo (vs. 4c).
2.9 – Uma sociedade onde a justiça é torcida (vs. 4d).

3. Naquela época as famílias tementes a Deus encontravam dificuldades para viverem seus princípios assim como também encontram as famílias dos nossos dias.

4. Qualquer semelhança com o tempo presente não é mera coincidência. A humanidade é a mesma: só muda o endereço.

b – A corrupção da sociedade obstaculariza a família cristã.

1. A relativização dos conceitos é um produto ‘eisteniano’ resultante do pós-guerra e com forte impacto em todo o procedimento de nossa sociedade.

2. Contudo, pode-se perceber que mesmo nos dias bíblicos mais antigos, a humanidade já dava um jeitinho, como os brasileiros, de afrouxarem as leis para poder quebrá-las sem que a consciência apertasse demais.

3. Numa sociedade onde não se encontram padrões absolutos a família cristã encontrará muitos obstáculos para vivenciar a fé.


II – A FAMÍLIA COM FÉ PROVADA.

a – O tempo de Habacuque foi de provação ao caráter teocêntrico.

1. Ser integro aos princípios revelados de Deus sempre foi um desafio aos que lhe temem.

2. Vê-se na simples leitura de Habacuque que o mesmo se contorcia diante das distorções éticas e morais da sociedade de seus dias.

3. Habacuque não conseguia ficar de boca fechada diante de Deus diante destas dificuldades, mas clamava e reclamava: ‘Até quando, Senhor, clamarei eu, e tu não me escutarás?’ (Hb. 1.2 – ARA).

b – O caráter teocêntrico da família cristã é provado.

1. A família cristã de hoje também sofre muitas inquietações no desejo de seguir os princípios de Deus, numa sociedade corrompida e perversa.

2. Certamente você que me ouve tem experimentado também suas dificuldades pessoais ou em família e muitas provações em meio a essa sociedade perversa na qual vivemos.

3. Certamente muitos dos conceitos aceitos na sociedade te afligem o coração e a alma devido o temor do Senhor que permeia sua vida.

c – A família cristã viverá pela fé.

1. Em qualquer época a família cristã sempre recorrerá ao recurso da fé, uma vez que os postulados de uma sociedade sem Deus sempre oferecerão confronto.

2. A Bíblia nos oferece muitos exemplos:
2.1 – A família de Noé: (II Pe. 2.5 - NVI) ‘Ele não poupou o mundo antigo quando trouxe o Dilúvio sobre aquele povo ímpio, mas preservou Noé, pregador da justiça, e mais sete pessoas’.
2.2 – A família de Ló: (II Pe. 2.7-8 - NVI) ‘Também condenou as cidades de Sodoma e Gomorra, reduzindo-as a cinzas, tornando-as exemplo do que acontecerá aos ímpios; mas livrou Ló, homem justo, que se afligia com o procedimento libertino dos que não tinham princípios morais’. (... atormentava a sua alma... ARA).

3. Para viver num mundo assim é preciso ter fé e viver pela fidelidade a Deus e aos princípios de sua Palavra.
3.1 – Hc. 2.4 (NVI) ‘Escreva: O ímpio está envaidecido; seus desejos não são bons; mas o justo viverá pela sua fidelidade’.


III – FAMÍLIA COM FÉ APROVADA.

a – Um conceito de aprovação além dos parâmetros educacionais.

1. Há escolas que não utilizam notas para mensurar o aprendizado de seus alunos, mas se utilizam de conceitos: A = Excelente; B = Ótimo; C = Bom; D = Regular; E = Insuficiente.

2. A Escola de Deus também utiliza conceitos de modo que o conceito máximo não é o A, mas o F. Na escala de Deus o cristão precisa de F = fidelidade.

3. Hc. 2.4 (NVI) ‘Escreva: O ímpio está envaidecido; seus desejos não são bons; mas o justo viverá pela sua fidelidade’.

b – Deus honra a fé dos que lhe temem.

1. O profeta Habacuque, depois de perceber toda a situação crítica que o cercava, bem como a sua família e seu povo, destaca o contraste entre ‘ainda que’ e ‘ainda assim’.
1.1 – Hc. 3.17 ‘Ainda que a figueira não floresça, e não haja uvas nas videiras, mesmo falhando a safra de azeitonas, não havendo produção de alimento nas lavouras, nem ovelhas no curral nem bois nos estábulos...’ (paráfrase minha).
1.2 – Hc. 3.18 ‘ainda assim eu exultarei no SENHOR e me alegrarei no Deus da minha salvação’ (NVI).

2. Mesmo que tudo dê errado, a disposição do que teme ao Senhor é de permanecer na fé, sabendo que Deus honra a fé dos que o temem.

3. Mesmo que tudo dê errado em sua família, estando você no caminho da obediência, Deus honrará a sua fé.

c – A família aprovada colherá frutos excelentes.

1. A confiança em Deus é uma atitude constante na sua vida ou em sua família?

2. ‘Andar altaneiramente’ (3.19 ARA) é estar seguro com o Senhor.


CONCLUSÃO: Mantenha sua família segura no Senhor.

Refaça sua fé e sua fidelidade ao Senhor e à sua família.

Nenhum comentário: