quarta-feira, 25 de novembro de 2009

“A Doce Presença de Deus no Meio do Seu Povo”

Sf. 3. 14-20.

Introdução: História do pedreiro que ia a igreja orar na hora do almoço.

Página 1.
Sofonias foi profeta em Israel em um tempo muito difícil, pois o povo mais uma vez havia se perdido dos caminhos do Senhor.
E Sofonias é encarregado por Deus de anunciar ao povo de Jerusalém e Judá a destruição que viria, pois o Senhor já estava farto das imundícies do povo.
Sf: 1.2-6.
O povo daquela época estava perdido com as coisas do seu tempo, eles adoravam a Deus e aos outros deuses e nos versos 5 e 6, vemos a adoração a Baal, e a Milcom ou Moloque, deus amonita, para quem se ofertava a vida de crianças.
Eles adoravam as estrelas e ao que tudo indica edificaram altares em cima dos seus telhados.
Os senhores eram maus com os seus servos e agiam com violência e engano.
Sf. 3. 1-4.
Todas as esferas do povo estavam corrompidas e todos os povos que habitavam ao redor e que traziam estas imundícies seriam destruídos e sentiriam a ira do Senhor.
Este povo estava longe do Senhor e já não sentia a sua doce presença.

Página 2
Quando falamos daquele tempo, podemos até dizer: “Ufa, ainda bem que foi naquele tempo e o Senhor falava direto aos profetas, que bom que este tempo já acabou”.
Ledo engano meus amados, pois hoje o povo de Deus não está diferente daqueles dias não, infelizmente vivemos em uma sociedade corrupta e idólatra. Os poderosos oprimem os seus empregados, e até os que se dizem crentes fazem isto, nos jornais o que vemos é somente propina para lá e para cá, isto em todas as esferas dos poderes.
Com relação a idolatria estamos presenciando uma enxurrada de novos ídolos a cada dia, sempre surge um santo novo capaz de curas milagrosas, desfazer causas impossíveis e desatar os nós que atravancam sua vida.
Os pastores que deviam guiar o povo nos caminhos de Deus, hoje misturam misticismos e amuletos, e afirmam que isto está na Palavra de Deus. Até mesmo em nossa igreja vemos que alguns adoram mais a Calvino que ao próprio Deus.
As pessoas adoram a lua, moldam sua vida e dias pelos astros, se o planeta júpiter estiver alinhado com a décima casa de urano é melhor não sair de casa.
E até sacrifícios de crianças acontecem em nossos dias para se cumprir rituais de macumba e feitiçaria.
Estamos com o coração parecido com os israelitas do tempo de Sofonias, duro e insensível à presença do Senhor, já não sentimos sua doce presença em nosso meio, devido às dores que passamos, aos problemas e as injustiças.
Mas Deus, apesar de anunciar o juízo, o que Ele que na verdade é fazer com que o povo se converta novamente à ele, e sintam a sua doce presença em seu meio.

Página 3
Sf. 3. 8-13.
Deus, apesar do juízo ao povo de Israel, fará justiça aos que são fiéis a Ele e restaurará a comunhão com eles, nos versos 15 e 17 podemos ver esta promessa quando lemos: Deus está no meio de ti.
Quando falamos em profecia, esta profecia pode se cumprir logo ou no futuro, pois o profeta somente obedece a Deus e fala o que Ele manda, assim Israel foi destruída e espalhada, assim como os povos que o Senhor falou, mas após um período de quatrocentos anos antes de Cristo, o povo Judeu foi ajuntado e se ergueu até que se cumpriu a promessa com o nascimento de Jesus, onde o próprio Deus, feito homem, esteve no meio daquele povo, ajuntando os necessitados, recuperando a visão aos cegos, curando os que coxeiam, e dando a oportunidade de receberem um nome e um louvor – Cristãos.

Página 4
Segunda parte da história.
A doce presença de Deus nos faz vencer os obstáculos, Jesus se fez homem e habitou entre nós e após morrer por cada um de nós que está aqui esta noite, ele ressuscitou e subiu aos céus, mas não sem nos deixar um consolador, que é o Espírito Santo de Deus que nos impulsiona a viver em santidade, e estar diante de Deus.
Assim, a profecia não se cumpriu integralmente ainda, pois Deus está em nosso meio, mas o fim ainda não chegou.
Todas as injustiças serão cobradas “naquele dia”, por isso não fiquemos desanimados com tantas injustiças ou problemas, mas sejamos fiéis ao nosso Deus.
O apocalipse está se cumprindo, ainda é tempo de graça, ainda dá tempo de você se converter de todo coração ao Senhor Jesus, pois é somente por ele que podemos sentir a doce presença de Deus, assim como o apóstolo Paulo nos mostra em Hebreus 10. 19-25.
Hoje temos total acesso à Deus, por meio de Jesus e assim como no texto de Paulo devemos nos manter firmes, pois o que fez a promessa é fiel.
Não abandone sua fé por causa das pessoas que te magoaram, não abandone a presença de Deus por causa das injustiças, das doenças, das crises no seu casamento, por causa do desemprego. Jesus disse que estaria sempre conosco, mas que passaríamos por aflições.

Conclusão: Seja fiel, não murmure, mas ore.
Pois maior prova de fidelidade é glorificar o nome de Deus ainda que tudo pareça contrário, pois em tudo dai graças.

Nenhum comentário: