domingo, 15 de novembro de 2009

UM DEUS BONDOSO, PORÉM IRADO

Na. 1. 1-15

OBJETIVO: Ensinar que Deus é compassivo e perdoador, mas não deixa o pecado impune.

INTRODUÇÃO: Em 08 de Julho de 1741, na cidade de Enfield, Connecticut, EUA, Jonathan Edwards pregou o sermão: ‘Pecadores nas Mãos de um Deus Irado’. O povo, ao entrar para o culto, mostrava um espírito leviano e mesmo de desrespeito, diante dos cinco pregadores que estavam presentes. Jônatas Edwards foi escolhido para pregar. Era homem de dois metros de altura; seu rosto tinha aspecto quase feminino, e o corpo magro de jejuar e orar. Sem quaisquer gestos, encostado num braço sobre a tribuna, segurando o manuscrito na outra mão, falava com voz monótona. Discursou sobre o texto de Dt. 32:35: “Ao tempo em que resvalar o seu pé”. Prosseguiu, então, aplicando o texto ao auditório: ‘Aí está o inferno com a boca aberta. Não existe coisa alguma sobre a qual vós vos possais firmar e segurar. Entre vós e o inferno existe apenas a atmosfera... Há, atualmente, nuvens negras da ira de Deus pairando sobre vossas cabeças, predizendo tempestades espantosas, com grandes trovões. Se não existisse a vontade soberana de Deus, que é a única coisa para evitar o ímpeto do vento até agora, seríeis destruídos e vos tornaríeis como a palha da eira... O Deus que vos segura na mão, sobre o abismo do inferno, mais ou menos como o homem segura uma aranha ou outro inseto nojento sobre o fogo, durante um momento, para deixá-lo cair depois, está sendo provocado em extremo... Não há que admirar, se alguns de vós com saúde e calmamente sentados aí nos bancos, passarem para lá antes de amanhã...’.
O resultado do sermão foi como se Deus arrancasse um véu dos olhos da multidão para contemplar a realidade e o horror da posição em que estavam. Nessa altura, o sermão foi interrompido pelos gemidos dos homens e gritos das mulheres, quase todos ficaram de pé ou caídos no chão. Foi como se um furacão soprasse e destruísse uma floresta. Durante a noite inteira a cidade de Enfiled ficou como uma fortaleza sitiada. Ouvia-se, em quase todas as casas, o clamor das almas que, até àquela hora, confiavam na sua própria justiça.

CONTEXTO: O Império assírio existiu no período de 1700 a 610 a.C. Neste período organizaram-se em uma sociedade extremamente militarizada e expansionista, ficando famosos pelos métodos extremamente cruéis de fazer a guerra. Realizaram diversas conquistas e estenderam seu domínio além da Mesopotâmia, chegando ao Egito. Naum é levado a pregar sobre a queda deste grande império por volta do ano 600, cerca de 100 anos depois de Jonas que também pregou a este povo.

TRANSIÇÃO: Você já experimentou o perdão de Deus por algum delito que lhe pesou a consciência? Deus é perdoador, mas também é o mesmo que trará vingança e punição sobre os que não se arrependerem. Quero compartilhar nesta oportunidade sobre o tema: UM DEUS BONDOSO, PORÉM IRADO.


I – DEUS É IRADO CONTRA O PECADO E PECADORES.

a – A ira de Deus contra Nínive.

1. Os assírios era um povo pagão e idólatra. Não bastasse isso era também um povo extremamente cruel.

2. Tivera vários embates e dominações opressivas sobre Israel, o povo de Deus.

3. YHWH, o Deus de Israel, teve paciência, mas chegou o tempo em que sua ira seria despejada sobre esta nação cruel e sanguinária.

b – Pregação incomum.

1. O apóstolo Paulo fala que ‘a ira de Deus se revela dos céus contra toda impiedade e perversão dos homens que detém a verdade pela justiça’ .

2. De Gênesis a Apocalipse, vemos um Deus irado contra o pecado e contra os pecadores.
2.1 – Pode-se ver Deus irado contra Adão, expulsando-o do Éden por causa do pecado.
2.2 – Pode-se ver Deus irado contra a humanidade, chegando a destruí-la por meio de um dilúvio universal.
2.3 – Pode-se ver Deus irado contra a nova sociedade pós-noética, confundindo as línguas e dividindo os povos, devido a desobediência estabelecida.
2.4 – Pode-se ver Deus irado contra cidades como Sodoma e Gomorra, Admá e Zeboim, reduzindo-as a cinzas, devido sua pecaminosidade e maldade.
2.5 – Pode-se ver Deus irado contra o Egito, arruinando aquela grande potência com as dez pragas.
2.6 – Pode-se ver Deus irado contra os povos cananeus ordenando a matança de todos, desde os mais velhos até as crianças de colo.
2.7 – Pode-se ver Deus irado no meio da própria história de Israel, trazendo juízo e disciplina contra o seu povo ou contra outras nações.
2.8 – O Novo Testamento não é diferente:
a) Rm. 2. 5-9 ‘Contudo, por causa da sua teimosia e do seu coração obstinado, você está acumulando ira contra si mesmo, para o dia da ira de Deus, quando se revelará o seu justo julgamento. Deus retribuirá a cada um conforme o seu procedimento. Ele dará vida eterna aos que, persistindo em fazer o bem, buscam glória, honra e imortalidade. Mas haverá ira e indignação para os que são egoístas, que rejeitam a verdade e seguem a injustiça. Haverá tribulação e angústia para todo ser humano que pratica o mal: primeiro para o judeu, depois para o grego’.
b) II Ts. 1.7b-9 ‘Isso acontecerá quando o Senhor Jesus for revelado lá dos céus, com os seus anjos poderosos, em meio a chamas flamejantes. Ele punirá os que não conhecem a Deus e os que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus. Eles sofrerão a pena de destruição eterna, a separação da presença do Senhor e da majestade do seu poder’.
c) II Pe. 2.9-12 ‘Vemos, portanto, que o Senhor sabe livrar os piedosos da provação e manter em castigo os ímpios para o dia do juízo, especialmente os que seguem os desejos impuros da carne e desprezam a autoridade. Insolentes e arrogantes, tais homens não têm medo de difamar os seres celestiais; contudo, nem os anjos, embora sendo maiores em força e poder, fazem acusações injuriosas contra aqueles seres na presença do Senhor. Eles difamam o que desconhecem e são como criaturas irracionais, guiadas pelo instinto, nascidas para serem capturadas e destruídas; serão corrompidos pela sua própria corrupção!’.
d) Jd. 14b-15 ‘Vejam, o Senhor vem com milhares de milhares de seus santos, para julgar a todos e convencer todos os ímpios a respeito de todos os atos de impiedade que eles cometeram impiamente e acerca de todas as palavras insolentes que os pecadores ímpios falaram contra ele’.
e) Ap. 20.11-15 ‘Depois vi um grande trono branco e aquele que nele estava assentado. A terra e o céu fugiram da sua presença, e não se encontrou lugar para eles. Vi também os mortos, grandes e pequenos, em pé diante do trono, e livros foram abertos. Outro livro foi aberto, o livro da vida. Os mortos foram julgados de acordo com o que tinham feito, segundo o que estava registrado nos livros. O mar entregou os mortos que nele havia, e a morte e o Hades entregaram os mortos que neles havia; e cada um foi julgado de acordo com o que tinha feito. Então a morte e o Hades foram lançados no lago de fogo. O lago de fogo é a segunda morte. Aqueles cujos nomes não foram encontrados no livro da vida foram lançados no lago de fogo’.
f) Ap. 21.8 ‘Mas os covardes, os incrédulos, os depravados, os assassinos, os que cometem imoralidade sexual, os que praticam feitiçaria, os idólatras e todos os mentirosos — o lugar deles será no lago de fogo que arde com enxofre. Esta é a segunda morte’.

3. O capítulo 6 de João registra que o Senhor Jesus pregou de forma dura e firme contra um evangelho fácil que só visava coisas materiais.
3.1 – Os seus próprios discípulos se levantaram dizendo ‘Duro é este discurso; quem o pode ouvir?’ (Jo. 6.60).

b – Reducionismos podem ser perigosos.

1. A mensagem das Escrituras é o que está escrito.
1.1 – Desviar da mensagem das Escrituras pode ser perigoso.
1.2 – A redução do ser e caráter de Deus à apenas ao atributo da bondade, que se desdobra em amor, misericórdia e graça, é não ser honesto nem com o próprio Deus nem com sua Palavra revelada.
1.3 – Quando se pratica o reducionismo quanto aos postulados da Palavra de Deus se produz cristãos fracos e automaticamente uma Igreja fraca.

2. John Piper, pregador reformado americano, afirma que ‘produzir cristãos fracos é tarefa muito fácil. É só dizer o que eles querem ouvir, abraçá-los sempre e receber o seu dinheiro ’.

3. A Bíblia apresenta Deus como santo e o pecado é um insulto a sua santidade; de modo tal que todos os pecadores que não passaram pela redenção em Cristo sofrerão sua ira.

4. Em Jo. 3.36 o Senhor Jesus fala que a ira de Deus permanece sobre o pecador não arrependido.

c – A ira de Deus se manifesta contra a impiedade dos homens.

1. Mais uma vez citando o apóstolo Paulo, vemos que ‘a ira de Deus se revela dos céus contra toda impiedade e perversão dos homens que detém a verdade pela justiça’
1.1 – O apóstolo não fala desta manifestação da ira de Deus como algo futuro, mas usa os tempos verbais do presente.
1.2 – Aprende-se no estudo das Escrituras que Deus usa eventos e fenômenos extraordinários da natureza para punir a própria pecaminosidade da raça humana.

2. Apresentar um Deus que pune pecadores não é uma mensagem muito aceita em nossos dias, e nomear os tipos de pecadores já pode gerar até cadeia para quem o fizer mesmo em nosso país, sob pena de preconceito.

3. Satanás incutiu na religiosidade universal o conceito de um deus bonzinho que nunca pune suas criaturas. Há daqueles que dizem que no final da história até o próprio Satanás será melhorado. Este não é o Deus da Bíblia.


II – DEUS OFERECE SUA GRAÇA AOS QUE O TEMEM.

a – ‘O Senhor é tardio em irar-se’ (Na. 1. 3).

1. Um dos atributos de Deus é sua paciência.
1.1 – Rm. 2.4 ‘Ou será que você despreza as riquezas da sua bondade, tolerância e paciência, não reconhecendo que a bondade de Deus o leva ao arrependimento?’.

2. No caso dos ninivitas, a medida da paciência de Deus já havia se enchido nos dias do profeta Jonas e, quando Jonas adverte a cidade e se arrependem, Deus susta o castigo.

3. Por um espaço de cem anos Deus se conteve sobre a pecaminosidade de Nínive. Agora nos dias de Naum, a sentença é aplicada e Nínive é destruída.

4. Em 612 a.C. Nínive foi tomada por uma coligação de medos e caldeus em uma dinastia independente chamada "Neobabilônia". Seu fundador, o general caldeu Nabopolassar conquistou e destruiu Nínive para sempre.

b – O Senhor é bom e acolhedor (Na. 1.7).

1. Dentre os atributos morais de Deus encontramos sua bondade.
1.1 – Deus é bom em si mesmo e também é bom para suas criaturas.
1.2 – Ele é a fonte de todo bem.
1.3 – Dentro do estudo dos atributos de Deus sua bondade se desdobra em:
a) Seu infinito amor por suas criaturas.
b) Sua graça, que é a imerecida bondade estendida aos que perderam o direito a ela.
c) Sua misericórdia, que é sua bondade demonstrada para com os que se acham na miséria, independente de seus méritos.
d) Sua longanimidade, que é sua bondade em virtude da qual tolera os rebeldes e maus a despeito de sua prolongada desobediência.

2. O profeta destaca que Deus é bom e acolhedor, no sentido de ser um refúgio para aqueles que reconhecem seus pecados, rebeldias e fraquezas e nele buscam amparo.

c – O arrependimento é o que aplaca a ira de Deus (Na. 1.15a).

1. Esta era a mensagem dos profetas do Velho Testamento.
1.1 – Is. 55.6-7 ‘Busquem o Senhor enquanto é possível achá-lo; clamem por ele enquanto está perto. Que o ímpio abandone o seu caminho, e o homem mau, os seus pensamentos. Volte-se ele para o Senhor, que terá misericórdia dele; volte-se para o nosso Deus, pois ele dá de bom grado o seu perdão’.
1.2 – Am. 5.4 ‘Assim diz o SENHOR à nação de Israel: Busquem-me e terão vida’.
1.3 – Jl. 2.13 ‘Rasguem o coração, e não as vestes. Voltem-se para o Senhor, o seu Deus, pois ele é misericordioso e compassivo, muito paciente e cheio de amor; arrepende-se, e não envia a desgraça’.

2. Esta era a mensagem de João Batista.
2.1 – Mt. 3.1-2 ‘Naqueles dias surgiu João Batista, pregando no deserto da Judéia. Ele dizia: Arrependam-se, pois o Reino dos céus está próximo’.
2.2 – Mt. 3.7-8 ‘Quando viu que muitos fariseus e saduceus vinham para onde ele estava batizando, disse-lhes: Raça de víboras! Quem lhes deu a idéia de fugir da ira que se aproxima? Dêem fruto que mostre o arrependimento!’.

3. Esta era a mensagem de Jesus.
3.1 – Mc. 1.15 ‘O tempo é chegado, dizia ele. O Reino de Deus está próximo. Arrependam-se e creiam nas boas novas!’.

4. Esta era a mensagem apostólica.
4.1 – At. 17.30 ‘No passado Deus não levou em conta essa ignorância, mas agora ordena que todos, em todo lugar, se arrependam’.

5. Esta deve ser a mensagem da Igreja.


CONCLUSÃO: Enquanto Jo. 3.16 mostra o amor de Deus pelo pecador, Jo. 3.36 fala que sua ira permanece sobre o pecador não arrependido.

Deus está pronto a perdoar os que se arrependem e se humilham diante de sua santidade, mas dará sua ira e indignação aos que se mantiverem rebeldes.

‘Missões se fazem com os pés dos que vão, com os joelhos dos que ficam e com as mãos dos que contribuem’.

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