(Mensagem pregada por ocasião do Dia dos Professores em 18-10-2009)
Jn. 3.1-10
OBJETIVO: Apresentar o princípio de que a atividade do ensino pode transformar vidas e impactar toda uma cultura.
INTRODUÇÃO: Professor que nota você daria a si mesmo?
CONTEXTO: Jonas profetizou Assíria, nação inimiga e opressora de Israel, por volta do ano 760 a.C.
TRANSIÇÃO: Todos somos professores e alunos ao mesmo tempo: estamos sempre ensinando e aprendendo. Quero falar nesta oportunidade sobre o tema: É PRECISO PAGAR O PREÇO PARA TRANSFORMAR VIDAS.
I – PROFETAS FORAM PROFESSORES E PROFESSORES SÃO PROFETAS.
a – Conhecendo Jonas e sua origem mais de perto.
1. Jonas, da Tribo de Zebulon, filho de Amitai.
1.1 – O nome ‘Jonas’, (יוֹנָה) → yõnãh, significa ‘Pomba’.
1.2 – Jonas era natural de Gate-Hefer (hoje: Meshed) que se localiza cerca de 7 km ao norte de Nazaré.
1.3 – Há um monumento em Meshed em memória de Jonas.
2. A profecia de Jonas se dirige à Assíria, o povo dominante sobre Israel na época de Jonas.
3. Nínive, a capital, era cidade importante no cenário mundial da época, com cerca de 100 mil habitantes.
3.1 – O nome Nínive significa bela.
3.2 – Nínive ficava na margem ocidental do rio Tigre.
3.3 – Cidade muito antiga, remontando aos primórdios da humanidade.
3.4 – Era uma fortaleza cercada por um muro de cerca de 30 metros de altura, e tão largo que dois carros de guerra podiam correr juntos sobre o mesmo.
b – A função do profeta como ensinador.
1. O profeta nos tempos bíblicos era muito mais que um adivinhador ou um lunático que saía prognosticando e vaticinando o futuro, como muitos entendem e tentam imitar ainda hoje.
2. O profeta era denominado por diversos termos na língua hebraica, mas pode-se dizer de modo sumário, que o profeta era o portador da Palavra de Deus com a responsabilidade de ensiná-la.
3. O profeta, numa época onde não havia escolas dentro dos moldes modernamente conhecidos, eram os portadores de conhecimento, nato, adquirido ou revelado e o colocava a disposição do povo, educando e conduzindo o povo por bons caminhos.
4. Cada professor é um profeta no sentido de que anuncia um conhecimento transformador.
II – O PREÇO PAGO POR JONAS PARA VER VIDAS TRANSFORMADAS.
a – Jonas era um militante patriótico.
1. A Assíria naquela época era a nação dominante, que subjugara a nação de Israel cobrando alta tributação e levando sua rentabilidade e riqueza.
2. Deus dera a Jonas a tarefa de avisar a seus opressores assírios que se não mudassem seus caminhos seriam então subvertidos pelo juízo de Deus.
2.1 – Jn. 1. 1-2 ‘A palavra do Senhor veio a Jonas, filho de Amitai, com esta ordem: “Vá depressa à grande cidade de Nínive e pregue contra ela, porque a sua maldade subiu até a minha presença”’.
3. Jonas viu nisto a chance de ver seus opressores punidos e mais que depressa pensou em deixá-los na mais completa ignorância, pois assim seriam destruídos.
3.1 – Jn. 1. 3 ‘Mas Jonas fugiu da presença do Senhor, dirigindo-se para Társis. Desceu à cidade de Jope, onde encontrou um navio que se destinava àquele porto. Depois de pagar a passagem, embarcou para Társis, para fugir do Senhor’.
4. Jonas queria ver o seu povo livre do opressor e não o opressor livre do juízo de Deus.
b – Jonas aprendeu que não estava valorizando seu público alvo.
1. O público alvo de Jonas naquele contexto não era o seu povo em particular, mas o povo de Nínive, o povo opressor.
2. Muitas vezes o aluno se mostra como o opressor e inimigo do professor. Nem sempre é fácil você tratar seus alunos com amor apesar do que eles são.
2.1 – ‘O professor tem o dever de amar seus alunos e demonstrar um vivo interesse pelo bem-estar deles’ (Marcus Tuller).
3. Foi preciso ser jogado ao mar, engolido por um grande peixe, vomitado na praia, banhar-se, fazer uma longa e sofrida viagem, para poder tratar seus alunos com o devido valor e consideração, olhando-os do ponto de vista de Deus.
III – PROFESSOR: PAGUE O PREÇO E O FUTURO LHE AGRADECERÁ.
a – O professor profeta está sempre aprendendo.
1. Jonas ainda teria outra lição dada por Deus.
1.1 – Mesmo os ninivitas tendo-se arrependido, Jonas ainda esperava sua ruína.
1.2 – Assentou-se sob uma enramada (Jn. 4.5) e ficou aguardando o juízo de Deus sobre os ninivitas.
1.3 – Deus fez crescer uma planta para dar sombra a Jonas e no dia seguinte fez a planta morrer e Jonas se irritou.
1.4 – Deus argumentou com ele, ensinando-o que pessoas são mais importantes que qualquer outro bem.
2. ‘O autêntico educador, ao contrário de certos professores que se sentem “donos do saber”, é humilde e está sempre com disposição para aprender. Ele não se esquece que o homem é um ser educável e nunca se cansa de aprender. Aprendemos com os livros, com nossos alunos, com as crianças, com os idosos, com os iletrados, enfim, aprendemos enquanto ensinamos’ (Marcus Tuller).
3. O professor precisa também aprender com os alunos e demonstrar-lhes o processo de aprender.
4. Conforme disse Sêneca: ‘Homines, dum docent, discent’, isto é, ‘Os homens, enquanto ensinam, aprendem’.
5. ‘A diferença entre professor e aluno é que o professor e um aluno para toda a vida’ (Vítor da Fonseca, educador).
b – O resultado do ensino do professor Jonas.
1. Qual o resultado do ensino do professor e profeta Jonas?
1.1 – O resultado imediato foi que a cidade se arrependeu diante de Deus e Deus mudou a sorte daquele povo.
1.2 – O resultado foi tão promissor que só 100 anos à frente é que o povo se desviou dos caminhos de Deus novamente, a ponto de Deus trazer a punição anunciada por Jonas.
2. Quando o ensino correto é semeado com amor altruísta certamente vai se colher os frutos através de uma sociedade transformada.
c – O resultado de seu ensino, professor.
1. Professor: Não espere aprender com os sofrimentos e dificuldades.
2. Valorize seus alunos.
2.1 – ‘Seja simples e direto na maneira de ensinar, porém, sempre com entusiasmo’ (Marcus Tuller).
2.2 – O professor entusiasmado é aquele que possui exaltação criadora; dedica-se ardentemente em tudo que faz e sempre fala com veemência, vigor e paixão, pois entusiasmo verdadeiro contagia os alunos.
3. Ao preparar suas lições, faça com satisfação e alegria. Sinta-se feliz todas as vezes que sua classe estiver reunida para a aula. Não seja um reclamador e negativista como foi Jonas.
CONCLUSÃO: Não desista de ensinar.
Na vida todos somos mestres e todos somos alunos.
Todos somos aprendizes e todos somos ensináveis.
O maior ensino é aquele que está aliado às verdades de Deus e que produz resultados permanentes na vida do indivíduo.
quarta-feira, 4 de novembro de 2009
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