quarta-feira, 4 de novembro de 2009

É PRECISO PAGAR O PREÇO PARA TRANSFORMAR VIDAS

(Mensagem pregada por ocasião do Dia dos Professores em 18-10-2009)

Jn. 3.1-10

OBJETIVO: Apresentar o princípio de que a atividade do ensino pode transformar vidas e impactar toda uma cultura.

INTRODUÇÃO: Professor que nota você daria a si mesmo?

CONTEXTO: Jonas profetizou Assíria, nação inimiga e opressora de Israel, por volta do ano 760 a.C.

TRANSIÇÃO: Todos somos professores e alunos ao mesmo tempo: estamos sempre ensinando e aprendendo. Quero falar nesta oportunidade sobre o tema: É PRECISO PAGAR O PREÇO PARA TRANSFORMAR VIDAS.


I – PROFETAS FORAM PROFESSORES E PROFESSORES SÃO PROFETAS.

a – Conhecendo Jonas e sua origem mais de perto.

1. Jonas, da Tribo de Zebulon, filho de Amitai.
1.1 – O nome ‘Jonas’, (יוֹנָה) → yõnãh, significa ‘Pomba’.
1.2 – Jonas era natural de Gate-Hefer (hoje: Meshed) que se localiza cerca de 7 km ao norte de Nazaré.
1.3 – Há um monumento em Meshed em memória de Jonas.

2. A profecia de Jonas se dirige à Assíria, o povo dominante sobre Israel na época de Jonas.

3. Nínive, a capital, era cidade importante no cenário mundial da época, com cerca de 100 mil habitantes.
3.1 – O nome Nínive significa bela.
3.2 – Nínive ficava na margem ocidental do rio Tigre.
3.3 – Cidade muito antiga, remontando aos primórdios da humanidade.
3.4 – Era uma fortaleza cercada por um muro de cerca de 30 metros de altura, e tão largo que dois carros de guerra podiam correr juntos sobre o mesmo.

b – A função do profeta como ensinador.

1. O profeta nos tempos bíblicos era muito mais que um adivinhador ou um lunático que saía prognosticando e vaticinando o futuro, como muitos entendem e tentam imitar ainda hoje.

2. O profeta era denominado por diversos termos na língua hebraica, mas pode-se dizer de modo sumário, que o profeta era o portador da Palavra de Deus com a responsabilidade de ensiná-la.

3. O profeta, numa época onde não havia escolas dentro dos moldes modernamente conhecidos, eram os portadores de conhecimento, nato, adquirido ou revelado e o colocava a disposição do povo, educando e conduzindo o povo por bons caminhos.

4. Cada professor é um profeta no sentido de que anuncia um conhecimento transformador.


II – O PREÇO PAGO POR JONAS PARA VER VIDAS TRANSFORMADAS.

a – Jonas era um militante patriótico.

1. A Assíria naquela época era a nação dominante, que subjugara a nação de Israel cobrando alta tributação e levando sua rentabilidade e riqueza.

2. Deus dera a Jonas a tarefa de avisar a seus opressores assírios que se não mudassem seus caminhos seriam então subvertidos pelo juízo de Deus.
2.1 – Jn. 1. 1-2 ‘A palavra do Senhor veio a Jonas, filho de Amitai, com esta ordem: “Vá depressa à grande cidade de Nínive e pregue contra ela, porque a sua maldade subiu até a minha presença”’.

3. Jonas viu nisto a chance de ver seus opressores punidos e mais que depressa pensou em deixá-los na mais completa ignorância, pois assim seriam destruídos.
3.1 – Jn. 1. 3 ‘Mas Jonas fugiu da presença do Senhor, dirigindo-se para Társis. Desceu à cidade de Jope, onde encontrou um navio que se desti­nava àquele porto. Depois de pagar a passagem, embarcou para Társis, para fugir do Senhor’.

4. Jonas queria ver o seu povo livre do opressor e não o opressor livre do juízo de Deus.

b – Jonas aprendeu que não estava valorizando seu público alvo.

1. O público alvo de Jonas naquele contexto não era o seu povo em particular, mas o povo de Nínive, o povo opressor.

2. Muitas vezes o aluno se mostra como o opressor e inimigo do professor. Nem sempre é fácil você tratar seus alunos com amor apesar do que eles são.
2.1 – ‘O professor tem o dever de amar seus alunos e demonstrar um vivo interesse pelo bem-estar deles’ (Marcus Tuller).

3. Foi preciso ser jogado ao mar, engolido por um grande peixe, vomitado na praia, banhar-se, fazer uma longa e sofrida viagem, para poder tratar seus alunos com o devido valor e consideração, olhando-os do ponto de vista de Deus.


III – PROFESSOR: PAGUE O PREÇO E O FUTURO LHE AGRADECERÁ.

a – O professor profeta está sempre aprendendo.

1. Jonas ainda teria outra lição dada por Deus.
1.1 – Mesmo os ninivitas tendo-se arrependido, Jonas ainda esperava sua ruína.
1.2 – Assentou-se sob uma enramada (Jn. 4.5) e ficou aguardando o juízo de Deus sobre os ninivitas.
1.3 – Deus fez crescer uma planta para dar sombra a Jonas e no dia seguinte fez a planta morrer e Jonas se irritou.
1.4 – Deus argumentou com ele, ensinando-o que pessoas são mais importantes que qualquer outro bem.

2. ‘O autêntico educador, ao contrário de certos professores que se sentem “donos do saber”, é humilde e está sempre com disposição para aprender. Ele não se esquece que o homem é um ser educável e nunca se cansa de aprender. Aprendemos com os livros, com nossos alunos, com as crianças, com os idosos, com os iletrados, enfim, aprendemos enquanto ensinamos’ (Marcus Tuller).

3. O professor precisa também aprender com os alunos e demonstrar-lhes o processo de aprender.

4. Conforme disse Sêneca: ‘Homines, dum docent, discent’, isto é, ‘Os homens, enquanto ensinam, aprendem’.

5. ‘A diferença entre professor e aluno é que o professor e um aluno para toda a vida’ (Vítor da Fonseca, educador).

b – O resultado do ensino do professor Jonas.

1. Qual o resultado do ensino do professor e profeta Jonas?
1.1 – O resultado imediato foi que a cidade se arrependeu diante de Deus e Deus mudou a sorte daquele povo.
1.2 – O resultado foi tão promissor que só 100 anos à frente é que o povo se desviou dos caminhos de Deus novamente, a ponto de Deus trazer a punição anunciada por Jonas.

2. Quando o ensino correto é semeado com amor altruísta certamente vai se colher os frutos através de uma sociedade transformada.

c – O resultado de seu ensino, professor.

1. Professor: Não espere aprender com os sofrimentos e dificuldades.

2. Valorize seus alunos.
2.1 – ‘Seja simples e direto na maneira de ensinar, porém, sempre com entusiasmo’ (Marcus Tuller).
2.2 – O professor entusiasmado é aquele que possui exaltação criadora; dedica-se ardentemente em tudo que faz e sempre fala com veemência, vigor e paixão, pois entusiasmo verdadeiro contagia os alunos.

3. Ao preparar suas lições, faça com satisfação e alegria. Sinta-se feliz todas as vezes que sua classe estiver reunida para a aula. Não seja um reclamador e negativista como foi Jonas.


CONCLUSÃO: Não desista de ensinar.

Na vida todos somos mestres e todos somos alunos.
Todos somos aprendizes e todos somos ensináveis.

O maior ensino é aquele que está aliado às verdades de Deus e que produz resultados permanentes na vida do indivíduo.

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