quarta-feira, 15 de setembro de 2010

OLHANDO JESUS MAIS DE PERTO

Ap. 1.9-20

OBJETIVO: Apresentar à Igreja a descrição de Jesus com seus atributos incentivando os cristãos a maior reverência, adoração e serviço ao Senhor.

INTRODUÇÃO: A primeira impressão é a que fica. Nem sempre a primeira impressão é a verdade. A apresentação de Jesus nem sempre é a verdadeira.
Apocalipse é um livro que mostra a grandeza, poder e majestade de Deus. É um livro com figuras e símbolos enigmáticos.

CONTEXTO: O Apocalipse foi escrito pelo apóstolo João, por volta do ano 90, no reinado do Imperador Domiciano (81-96). Deve ficar claro que João é apenas o escriba. A mensagem é do Senhor ressuscitado, e João quer que ela seja claramente entendida pelas igrejas.
A situação dos crentes, naquela época, era muito difícil:
a) O cristianismo era considerado religião ilegal. O governo romano tolerava as religiões das pro¬víncias conquistadas, mas não permitia que elas fizessem proselitismo. A religião cristã mostrava-se es¬sencialmente proselitista, por ter como alvo tornar cristãos todas as pessoas. Por isso era considerada religião ilegal.
b) Os cristãos ensinavam que a dedicação maior de uma pessoa deve ser a Deus. Os romanos ensi¬navam que o cidadão devia dedicar-se primeiramente ao Estado. Por isso, o governo romano considerava os cristãos como seus rivais.
c) Os cristãos combatiam a idolatria, e o governo romano os considerava inimigos de seus deuses.
d) Os cristãos eram tidos na conta de indesejáveis fanáticos por causa do entusiasmo que tinham por sua religião.
e) Os romanos consideravam o imperador como um deus. E os cristãos afirmavam que existe um único Deus verdadeiro.

TRANSIÇÃO: Quem é Jesus para você? Quero compartilhar o seguinte tema: OLHANDO JESUS MAIS DE PERTO.

I – JESUS CRISTO É O DEUS ETERNO.

a – Jesus Cristo:

1. Nos versos iniciais deste capítulo, João faz a apresentação de Jesus como sendo aquele que era o autor direto do livro a ser apresentado.
1.1 – Ap. 1.4-8 ‘João às sete igrejas da província da Ásia: A vocês, graça e paz da parte daquele que é, que era e que há de vir, dos sete espíritos que estão diante do seu trono, e de Jesus Cristo, que é a testemunha fiel, o primogênito dentre os mortos e o soberano dos reis da terra. Ele nos ama e nos libertou dos nossos pecados por meio do seu sangue, nos constituiu reino e sacerdotes para servir a seu Deus e Pai. A ele sejam glória e poder para todo o sempre! Amém. Eis que ele vem com as nuvens, e todo olho o verá, até mesmo aqueles que o traspassaram; e todos os povos da terra se lamentarão por causa dele. Assim será! Amém. Eu sou o Alfa e o Ômega, diz o Senhor Deus, o que é, o que era e o que há de vir, o Todo-poderoso’.

1.2 – Estes predicativos apontam para o fato de que Jesus não é uma deidade recentemente inventada, mas aquele único e verdadeiro Deus que sempre existiu.

2. A apresentação de João.
2.1 – Se apresenta: ‘Eu, João, irmão vosso e companheiro na tribulação, no reino e na perseverança’ (Verso 9).
2.2 – Se localiza geograficamente: ‘Achei-me na ilha chamada Patmos’ (Verso 9).
a) Patmos é uma pequena ilha vulcânica, estéril e rochosa, localizada no mar Egeu. Tem cerca de 35 km2. Atualmente tem 2.400 habitantes, que vivem da pesca.
b) Essa pequena ilha foi governada pela Turquia, de 1537 até 1912, quando passou ao controle da Itália. O controle italiano foi formalizado em 1923, através do Tratado de Lausanne. Após a Segunda Guerra Mundial, a ilha passou ao controle da Grécia.
2.3 – Se localiza temporalmente: ‘Achei-me em espírito, no dia do Senhor’ (Verso 10).
a) A expressão “achei-me em espírito” significa que ele foi arrebatado em espírito.
b) “Dia do Senhor” aqui significa ‘dia pertencente ao Senhor’.
• A grafia em grego é diferente de “Dia do Senhor” que significa dia do juízo.
• Aqui a expressão se refere ao dia em que os crentes se reuniam para adorar o Senhor, isto é, o domingo.

3. A partir do verso 12 João aponta para a pessoa de Jesus com detalhes que identificam sua pessoa e caráter.
3.1 – Ap. 1.13 ‘um semelhante a filho de homem’, identifica Jesus como o apontado nas profecias messiânicas do VT.
3.2 – Ap. 1.13 ‘com vestes talares e cingido, à altura do peito, com uma cinta de ouro’, designativos de força e autoridade a quem assim se vestisse, identifica alguém no ofício de sacerdote e rei (Mt. 28:18).
3.3 – Ap. 1.14 ‘A sua cabeça e cabelos eram brancos como a alva lã’ representando a justiça e a santidade de Deus (Dn. 7:9-13).
3.4 – Ap. 1.14 ‘os olhos como chama de fogo’. Os olhos, penetrantes como “chama de fogo” são símbolos de acurada visão, o que significa onisciência.
3.5 – Ap. 1.15 ‘os pés, semelhantes bronze polido, como que fora refinado numa fornalha’ (15). Os pés como “latão reluzente” ou “bronze polido” são símbolos de fortaleza; o latão, nos dias de João, era conhecido como o mais resis¬tente dos metais.
3.6 – Ap. 1.15 ‘a voz, como voz de muitas águas’. A voz era “a voz de muitas águas” ou "de uma grande cachoeira", símbolo de sua autoridade sobre povos e nações.
3.7 – Ap. 1.16 ‘Tinha ele na sua destra sete estrelas’. Era símbolo dos "anjos", pastores ou líderes principais dessas igrejas. Ele estava de pé no meio de “sete castiçais de ouro” – que simbolizam as igrejas.
3.8 – Ap. 1.16 ‘da sua boca saía uma aguda espada de dois gumes’, símbolo de julgamento esmerado e pene-trante dos feitos dos homens.
3.9 – Ap. 1.16 ‘seu rosto era como o sol, quando resplandece na sua força’, apontando para sua glória e sua majestade.

b – Cristo, o Senhor do mundo.

1. Ele é o Senhor do mundo dos vivos.
1.1 – Ap. 1.17-18a ‘Quando o vi, caí aos seus pés como morto. Então ele colocou sua mão direita sobre mim e disse: Não tenha medo. Eu sou o Primeiro e o Último e aquele que vive’.
1.2 – As expressões ‘Primeiro e o Último’ e ‘Aquele que vive’ apontam para Aquele que é o único e necessário, fora de quem nada pode existir.

2. Ele é o Senhor do mundo dos mortos.
2.1 – Ap. 1.18-b ‘Estive morto, mas agora estou vivo para todo o sempre! E tenho as chaves da morte e do Hades’.

c – Cristo, o Senhor da Igreja.

1. Jesus se apresenta como o Senhor da Igreja:
1.1 – Ele tem em suas mãos os seus pastores e líderes:
a) Ap. 1.16 ‘Tinha ele na sua destra sete estrelas...’.
b) Ap. 1.20 ‘Eis o mistério das sete estrelas, que viste na minha destra, e dos sete candeeiros de ouro: as estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete candeeiros são as sete igrejas’.
c) O verso 20 esclarece o que são as estrelas: ‘as estrelas são os anjos das sete igrejas’.
d) Os anjos das Igrejas não apontam para seres espirituais, mas para os seus pastores.
1.2 – A entrada ou a saída de alguém no pastoreio da Igreja é de sua única competência. Isto deve orientar as lideranças das Igrejas, bem como tranquilizar cada um dos pastores do rebanho do Senhor


II – JESUS CRISTO É O CORDEIRO SACRIFICADO.

a – Ele é o Cordeiro que foi morto.

1. A figura do Cordeiro atravessa todo o livro de Apocalipse, sempre se referindo a Jesus como quem morreu substituindo cada uma de suas ovelhas.
1.1 – Ap. 1.5 ‘Àquele que nos ama, e pelo seu sangue nos libertou dos nossos pecados’.
1.2 – Ap. 5.6 ‘...um Cordeiro em pé, como havendo sido morto...’.
1.3 – Ap. 5.9 ‘...porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, e língua, e povo e nação...’.
1.4 – Ap. 5.12 ‘Digno é o Cordeiro, que foi morto...’.
1.5 – Ap. 13.8 ‘...no livro do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo...’.

2. O ‘Cordeiro’ é a figura do sacrifício substitutivo para o pecado do homem.


III – JESUS CRISTO É RESSURRETO E ENTRONIZADO.

a – Figura predominante: LEÃO.

1. A auto-apresentação do Leão.
1.1 – Ap. 1.8 ‘Eu sou o Alfa e o Ômega, diz o Senhor Deus, o que é, o que era e o que há de vir, o Todo-poderoso’.
1.2 – Ap. 1.17d ‘Eu sou o Primeiro e o Último’.

2. O reconhecimento do Leão por autoridades.
2.1 – Ap. 19.13 ‘Estava vestido de um manto salpicado de sangue; e o nome pelo qual se chama é o Verbo de Deus’.
2.2 – Ap. 5.8-9 ‘...os quatro seres viventes e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro...E cantavam um cântico novo, dizendo: Digno és...’.
2.3 – Ap. 5.12 ‘...Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e louvor’.
2.4 – Ap. 5.13-14 ‘Ouvi também a toda criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e no mar, e a todas as coisas que neles há, dizerem: Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, seja o louvor, e a honra, e a glória, e o domínio pelos séculos dos séculos: e os quatro seres viventes diziam: Amém. E os anciãos prostraram-se e adoraram’.

3. Jesus é o Deus todo poderoso que um dia será reconhecido universalmente e diante de quem todo joelho se dobrará e toda língua o confessará como Senhor.

4. A visão que João teve da pessoa de Jesus é sublime e triunfante: O Cristo redivivo, santo, majestoso, onisciente, cheio de autoridade e poderoso, está de pé no meio das igrejas, tem a sorte delas em sua mão.


CONCLUSÃO: Qual a sua real relação com esse Cristo?

Ele te chama ao reconhecimento e prostração diante dEle como o Deus eterno.

Ele te chama ao quebrantamento e arrependimento diante dEle como o Cordeiro que foi morto por ti.

Ele te chama ao reconhecimento e serviço diante dEle como o Senhor ressurreto e entronizado.

O que Deus está dizendo a você neste momento?

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