quarta-feira, 15 de setembro de 2010

PRECISA-SE DE FILHOS ESPELHADOS EM PAIS CHEIOS DA PALAVRA

PRECISA-SE DE FILHOS ESPELHADOS EM PAIS CHEIOS DA PALAVRA

Dt. 6.1-9


OBJETIVO: Ensinar que os mandamentos e estatutos do Senhor são as balizas necessárias para a educação de nossos filhos e para a construção de uma sociedade mais justa.


INTRODUÇÃO: Certas coisas na vida são de responsabilidade pessoal e por isso são intransferíveis.
A tarefa da condução dos filhos nos caminhos do Senhor é uma dessas coisas intransferíveis.


CONTEXTO: Deuteronômio foi o último livro escrito por Moisés, quando estavam nas terras de Moabe, a leste do Jordão e do Mar Morto. Estavam às portas de entrar na terra prometida.
Moisés faz uma revisão, uma repetição e uma aplicação da Lei buscando infundir no povo a fé que os capacitaria a prosseguir obediente e vitoriosamente na nova terra.


TRANSIÇÃO: Não se pode transferir a responsabilidade dada por Deus aos pais.
O dever de construir o caráter dos filhos sempre será cobrado por Deus diretamente aos pais e não às instituições, sejam elas governamentais ou religiosas.
Quero compartilhar nesta oportunidade sobre o tema: PRECISA-SE DE FILHOS ESPELHADOS EM PAIS CHEIOS DA PALAVRA.





I – É PRECISO DE PAIS COM UMA CONFISSÃO DE FÉ BÍBLICA.

a – O conteúdo de uma confissão de fé bíblica.

1. ‘Ouça Israel’.
1.1 – (em hebraico שמע ישראל) = Shemá Israel.
1.2 – ‘Ouça Israel’.

2. O ‘Shemá Israel’ são as duas primeiras palavras da seção da Torá que constitui a profissão de fé central do monoteísmo judaico (Dt. 6:4-9) no qual se diz שמע ישראל י-ה-ו-ה אלקינו י-ה-ו-ה אחד (Shemá Yisrael Adonai Elokêinu Adonai Echad - Escuta ó Israel, Adonai nosso Deus é Um).

3. Embora sendo uma confissão de fé judaica, esta confissão de fé sintetiza a unicidade de Deus na vida do cristão.

4. Cremos em um Deus único, embora triúno, apresentado no CMW com as seguintes palavras:
4.1 – Pergunta 7: ‘Quem é Deus?’
4.2 – Resposta: ‘Deus é espírito, em si e por si infinito em seu ser, glória, bem-aventurança e perfeição; todo-suficiente, eterno, imutável, insondável, onipresente, infinito em poder, sabedoria, santidade, justiça, misericórdia e clemência, longânimo e cheio de bondade e verdade’.

5. O povo de Israel passara cerca de 430 anos de escravidão no Egito, com um conhecimento miscigenado de sua fé com o panteísmo egípcio.
5.1 – Saíram sob a condução de Moisés e agora, 40 anos depois, na época da escrita do Deuteronômio, estavam conhecendo quem, de fato era o Deus de Israel.

6. Os pais cristãos precisam confessar e explicar sua fé, e não se contentar com o que é denominado de fé implícita, isto é, uma fé apenas internalizada, que não se torna explicável, entendível e discutível. Filhos se espelham nos pais.

b – A importância de uma confissão de fé bíblica.

1. CFW – Cap. I, § I – Da Escritura Sagrada:
1.1 – ‘... foi o Senhor servido, em diversos tempos e diferentes modos, revelar-se e declarar à sua Igreja aquela sua vontade; e depois, para melhor preservação e propagação da verdade, para o mais seguro estabelecimento e conforto da Igreja contra a corrupção da carne e malícia de Satanás e do mundo, foi igualmente servido fazê-la escrever toda’.
1.2 – Moisés estava cumprindo este princípio exarado na Confissão de Fé de Westminster: registrando a vontade de Deus para que o povo pudesse tê-la e, obedecendo-a, melhor viver com o próximo e com Deus.

2. Deus quer que seu povo tenha, não uma fé meramente implícita, antes, só com uma fé explícita é que pode conhecer sua pessoa, seu ser, atributos e caráter, desviando-se dos enganos do diabo.
2.1 – Criar filhos conforme as Escrituras reclamam uma firme confissão de fé dos pais e não apenas um esteriótipo da deidade.
2.2 – Pais, seus filhos conhecem e confessam a fé a partir da sua confissão de fé?


II – É PRECISO DE PAIS COM UM COMPROMISSO DEVOCIONAL COM A PALAVRA DE DEUS.

a – É preciso ir além da confissão de fé formal.

1. Moisés, iluminado pelo Espírito de Deus, demarca a necessidade de se relacionar com o Deus da confissão de fé a cada dia.

2. A confissão de fé precisa sair do formal teórico e se alojar em verdadeiro relacionamento com Deus, através de verdadeiro amor para com Deus.
2.1 – Dt. 6.5 ‘Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força’.
2.2 – Amar a Deus envolve toda a vida do indivíduo:
a) ‘De todo o coração’ envolve a natureza moral do homem. O coração indica o centro da vida moral.
b) ‘De toda a alma’ envolve a natureza intelectual do homem. Não se pode relacionar com Deus sem o exercício de nosso intelecto. Até mesmo o culto deve ser racional (Rm. 12.1).
c) ‘De toda a tua força’ envolve a física do homem. Não deixe para se oferecer ao Senhor quando lhe faltarem as forças físicas (Ec. 12.1).

3. Amor a Deus que não se expresse em ações e envolvimentos práticos na vida do cristão, pode ser apenas fruto de um coração enganado pelo pecado e soberba humana.

b – É preciso vivenciar a confissão de fé no dia-a-dia.

1. Não basta ter a Bíblia como Palavra de Deus. É preciso tê-la em nosso coração através do estudo constante.
1.1 – Dt. 6.6 ‘Estas palavras estarão no teu coração’.
1.2 – Só com a Escritura em nosso coração, enchendo nossa mente e guiando nossos passos é que seremos espelhos nos quais nossos filhos se verão.

2. A confissão de fé deixa de ser mero espectro de um elaborado sobre o Que ou Quem é Deus e passa a ser um relacionamento, pessoal e diário com o Senhor.

4. É neste ponto que os filhos passam a perceber que Deus não é apenas um elemento de religião na vida dos pais.

5. É nesse ponto que os filhos passam a perceber que Deus, para os pais é uma pessoa, amiga, amada, com a qual os pais mantêm um relacionamento de constante temor e obediência saudável.


III – É PRECISO DE PAIS QUE NÃO SE CANSEM DE UM TRABALHO A LONGO PRAZO.

a – Inculcar é trabalho a longo prazo.

1. O que significa inculcar : verbo transitivo direto.
1.1 – Apontar, citar, apregoar.
1.2 – Demonstrar.
1.3 – Dar a entender, indicar, revelar.
1.4 – Repetir (alguma coisa) com insistência, para frisá-la no espírito; repisar.
1.5 – Recomendar elogiosamente; propor, aconselhar.
1.6 – Dar-se, oferecer, apresentar-se.
1.7 – Mostrar-se, impor-se, insinuar-se.
1.8 – Descobrir-se, revelar-se.


2. Os pais só poderão ver seus filhos vivenciando a Palavra de Deus se esses mandamentos e estatutos forem parte de ações e de uma caminhada diária, onde se procura formar o comportamento baseado nesses princípios de Deus.

b – Como e quando realizar o trabalho de inculcar.

1. A tarefa de assimilar a Palavra de Deus e seus princípios e valores nunca será completa na vida do cristão aqui nesta caminhada.

2. Como já insinuado em palavras anteriores, esta é uma tarefa a longo prazo e sempre inacabada na vida de nossos filhos.

3. Moisés está cônscio disto e insiste que o povo use de todos os momentos, oportunidades e situações para inculcar os princípios de Deus nos corações de seus filhos, de modo tal que sempre as gerações seguintes vivam na vontade de Deus.

4. Situações indicadas como oportunas (Dt. 6.7-9):
4.1 – ‘Assentado em sua casa’.
4.2 – ‘Andando pelo caminho’.
4.3 – ‘Ao deitar-se’.
4.4 – ‘Ao levantar-se’.
4.5 – ‘Atarás na mão’.
4.6 – ‘Frontal entre os teus olhos’.
4.7 – ‘Escreverás nos umbrais e nas portas’.

c – Não transfira responsabilidades.

1. Esta é uma tarefa que compete aos pais e é intransferível.

2. Nem a Igreja, nem a escola, nem o Estado, nem a polícia... ninguém poderá repassar aos seus filhos esses valores, pois os mesmos devem ser sua vida repassada aos mesmos.


CONCLUSÃO: Quer ver seus filhos cheios da Palavra e andando no temor do Senhor?

Não transfira responsabilidades.

Encha-se da Palavra de Deus.

Transmita aos seus filhos o todo tempo.

Nenhum comentário: