terça-feira, 22 de abril de 2008

MANDATO CULTURAL E A RESPONSABILIDADE DO CRISTÃO


Quando o Criador apresenta e realiza seu projeto criador, no que tange ao ser humano, o mesmo propõe que o homem tenha domínio sobre a criação (Gn. 1.26-28). O versículo 28 especialmente esclarece quanto ao conteúdo da função dada ao homem de dominar a criação.

Dietrich Bonhoeffer, teólogo luterano, no período da II Guerra Mundial, delineia o mandado de Deus a criatura humana em quatro áreas: trabalho, casamento, governo e igreja. A teologia reformada aponta para duas áreas específicas, quais sejam: cultural e redentor.

Conforme Timóteo Carriker, ‘O mandato cultural chama toda a humanidade a participar na ordenança e na administração da criação, isto é, na obra da civilização e da cultura[1]. Dentro do pensamento do mesmo autor se destaca que, deste modo, Deus chama o homem para a tarefa de vice-regente sobre o mundo; e assim todos devem participar responsavelmente[2] nesta tarefa. Textos como Gn. 1.28; 2.15 e 2.18-25 apontam para essa responsabilidade do homem diante da criação e do Criador. Verbos como ‘multiplicar’, ‘encher’ e ‘dar nome’ falam da responsabilidade familiar e social. Verbos como ‘sujeitar’, ‘cultivar’ e ‘guardar’ apontam para a responsabilidade econômica e ecológica; enquanto verbos como ‘dominar’ e ‘dar nome’ apontam para a responsabilidade de governo. Todas estas áreas são partes integrantes e intrínsecas ao mandato cultural legado à raça humana.

Cabe, portanto, a todo e qualquer cristão de modo especial, pois este se atém ao fato de que a Escritura é Palavra de Deus para nossa orientação, como regra de fé e prática. Cabe, portanto, também, a todo e qualquer pessoa, pois esta é criatura e recebeu a mesma ordenança.

Qualquer falta de governo, administração responsável e zelo pela vida em todos os aspectos, seja ela vida vegetal, animal ou mineral, se constitui em quebra do mandato de Deus às suas criaturas.

A partir deste fundamento, questione como tem sido cumprida sua responsabilidade para com o mandato cultural e como você responderá ao criador sobre seu zelo e administração do planeta, no que lhe cabia e tocava, quando estiver frente a frente com Ele.

Rev. Emiliano.



[1] Karriker, C. Timóteo; Missão Integral, Uma Teologia Bíblica; pg. 21.

[2] Grifo meu.

Nenhum comentário: