terça-feira, 22 de abril de 2008

O MANDATO CULTURAL E O CUIDADO COM OS ANIMAIS


O mandato cultural implica na responsabilidade que cada um de nós, seres humanos, criados a imagem do Criador, temos para com a coisa criada. Desde a primeira página da Bíblia aprendemos que o SENHOR entregou a criação em nossas mãos para sermos seus co-regentes na administração. ‘Tenha ele domínio sobre...’ registrado no versículo 28 do primeiro capítulo desta revelação especial de Deus que é a Escritura, no livro de Gênesis, já é um substancial indicativo desta responsabilidade. No Salmo 8.6 temos assim declarado: ‘Deste-lhe domínio sobre as obras da tua mão e sob os seus pés tudo lhe puseste: ovelhas e bois, todos, e também os animais do campo; as aves do céu, e os peixes do mar, e tudo o que percorre as sendas dos mares’. Encontramos ainda em outro lugar a declaração: ‘Os céus são os céus do SENHOR, mas a terra, deu-a ele aos filhos dos homens’ (Sl. 115.16). Toda a criação, portanto, está sujeita aos homens e estes devem administrá-la como propriedade de Deus.

Os animais, sejam eles os destinados à alimentação, ao serviço ou à estimação, devem ser administrados e cuidados como propriedade de Deus em nossas mãos. Qualquer trato irresponsável para com os animais, sejam eles quais foram, é quebra do princípio regulador de Deus oferecido no mandato cultural. Que princípio regulador é este? As Escrituras Sagradas nos ensinam que devemos ‘sujeitar’ e ‘dominar’ sobre a coisa criada (Gn. 1.28). Isto implica em governo responsável sobre a criação.

Ter um animalzinho de estimação, achá-lo fofinho e lindo enquanto é um bebê e descartá-lo quando adulto ou quando começa a dar certo trabalho, é burlar o princípio do Criador. É preciso ter responsabilidade e boa administração sobre os mesmos. Ter animais serviçais como à família eqüina ou bovina (os mais comuns ao serviço), e maltratá-los, foge ao mandato de Deus a nós.

Prestaremos contas! O que você fez com o que estava em suas mãos ou em seu poder? Que fim teve? Como cuidou? Seja responsável. Cumpra bem o mandato cultural e terá a sua recompensa!

Rev. Emiliano.

Nenhum comentário: