segunda-feira, 19 de maio de 2008

DESPERTA PARA A RENOVAÇÃO DE SUA FAMÍLIA -III-

Quando se pretende criar galinhas, qual é o primeiro passo que deveria ser dado? Comprar um manual que indicasse os procedimentos básicos: o que comem, tipos de raça, como se reproduzem, como deve ser o local da criação. Tudo para não ser pego de surpresa: ‘Ah, eu não sabia disso!’.

Para criar filhos deveríamos fazer a mesma coisa. Antes de pensar em tê-los, refletir se queremos mesmo e do que teremos de abrir mão. Como educá-los, que tipo de escola gostaríamos que freqüentassem. Se a mãe vai ou não parar de trabalhar fora. Com quem ficarão quando precisarmos sair?

Infelizmente muitos de nós não fazemos assim, e quando os filhos chegam, vêm sem manual! A simples leitura de um livro ou de revistas especializadas em bebês já tiraria muitas dúvidas sobre nossos filhos. Foi assim que fiz, tornei-me assinante de uma dessas do gênero. Um dos meus companheiros na educação de meu filho era um livro enorme, escrito por um pediatra, com o qual eu resolvia as dúvidas freqüentes.

Hoje vemos papais e mamães colocando filhotes no mundo sem o mínimo preparo, sem se importar em seguir um padrão. A maioria não consegue colocar limites, formas de amor tão necessárias para se crescer em sabedoria, estatura e graça. A falta de limites, no entanto, é prerrogativa destes tempos modernos. Davi, apesar de ser um grande rei, grande guerreiro, foi um péssimo pai: ausente, omisso, condescendente.

No caso de Adonias filho de Davi, vemos que o mesmo usurpou o trono que seria de Salomão. Davi nunca contrariou Adonias, nunca impôs limites e deu no que deu. Apossou-se de algo que não era seu e viveu sempre sobressaltado. A história não termina bem, como não terminará bem a história com nossos filhos se não o0s educarmos com limites e no temor do Senhor.

(A. P. – Extraído de Pão Diário, 2008, 09 de fevereiro).

Nenhum comentário: