segunda-feira, 19 de maio de 2008

A FAMÍLIA É LUGAR DE DISCIPLINA E EDUCAÇÃO

Pr. 29.15,17


OBJETIVO: Ensinar que os filhos precisam de limites e disciplina a fim de serem formados para a vida aqui e na eternidade.


INTRODUÇÃO: Nossa sociedade está ruindo por não priorizar valores e princípios que são básicos. Mas não basta atirarmos pedras no governo, na Escola, na Igreja ou no diabo. É preciso construir a família de forma correta, pois esta é a base da sociedade.

Apresentar o vídeo: ‘Filhos vêem, filhos fazem’.


CONTEXTO: Provérbios é um livro sapiencial que coleciona a sabedoria dos judeus e que o Espírito Santo inspirou para o bem do povo de Deus.


TRANSIÇÃO: Quero compartilhar nesta oportunidade sobre o tema: A FAMÍLIA É LUGAR DE DISCIPLINA E EDUCAÇÃO.




I – DISCIPLINA E EDUCAÇÃO SÃO MEDIDAS CONSTRUTIVAS.
a – A família existe a partir do princípio do amor.

1. Famílias são constituídas a partir do fato de que duas pessoas se despertaram uma para a outra através de um amor que as atraiu r as uniu.
1.1 – Esta atração se dá nas áreas física, emocional, social, espiritual, entre outras.
1.2 – Vínculos são estabelecidos de maneira tão forte e profunda que, quando separados, causa dor, rompimento e desagregação entre as pessoas envolvidas.
1.3 – A família é uma instituição de Deus e não foi criada para se destruída, mas deve perdurar ‘até que a morte os separe’.

2. Dos mais simples aos mais sofisticados e nobres estamentos sociais, a família se constrói a partir da existência do amor prático manifestado em relacionamentos saudáveis e a existência de limites e códigos disciplinares.

b – As Escrituras fornecem os parâmetros da disciplina saudável.

1. Geralmente usa-se a palavra disciplina, quando ligada à família, com uma conotação negativa.
1.1 – A disciplina não é meramente corretiva ou punitiva como muitos a interpretam.
1.2 – A disciplina, acima de tudo, é normativa e visa a construção.

2. O sábio Salomão fala no texto lido sobre a necessidade do uso da vara da correção.
2.1 – Pr. 29.15 (NVI) ‘A vara da correção dá sabedoria, mas a criança entregue a si mesma envergonha a sua mãe’.
2.2 – Pr. 29.15 (NTLH) ‘É bom corrigir e disciplinar a criança. Quando todas as suas vontades são feitas, ela acaba fazendo a sua mãe passar vergonha’.

3. O termo ‘vara da correção’ não implica necessariamente no sentido negativo de punição e correção, mas no estabelecimento de limites e normas de uma vivência sadia.

4. Vivemos numa sociedade permissivista onde regras e limites têm sido apenas sombras de um passado que se busca apagar ou romper.
4.1 – Como resultado, tem-se visto a marginalidade crescer fora de controle.
4.2 – Tem-se visto a multiplicação de adolescentes grávidas, sem qualquer preparo para essa fase.

5. É preciso vivenciar dentro de nossas famílias a disciplina, o estabelecimento de limites, a educação e correção, visando construir gerações melhores que a nossa atual.


II – DISCIPLINA E EDUCAÇÃO FRUTIFICAM EM PRAZER E REALIZAÇÃO FAMILIAR.

a – O criador da família estabeleceu um ‘Manual do Usuário’.

1. Ilustração: ‘Se você tem dificuldade com um aparelho recém adquirido, logo então você percebe que não leu devidamente o “Manual do Usuário”. O fabricante que o escreveu, sabe mais sobre o aparelho do que você. Leia o manual para resolver o problema. Quando vemos tantos problemas nas famílias de hoje, só faz sentido que nosso Criador, que escreveu o “Manual do Usuário”, sabe mais a respeito da família do que nós. Precisamos ler o Manual, a Bíblia. O alvo de Deus é que cada família seja uma bênção à humanidade’ .

2. Há muitos pais infelizes com filhos em maus caminhos. Isso poderia ter sido evitado se tivessem conhecido e obedecido os princípios do Criador.

3. O sábio fala de uma ‘criança entregue a si mesma’, apontando para a realidade de famílias que não seguiram o “Manual do Usuário”.
3.1 – ‘Na primeira birra da criança a culpa é dela; nas outras, a culpa é dos pais’ (Dr. Russel P. Shedd).

4. Siga as instruções: Leia o “Manual do Usuário”. A construção de lares sólidos não acontece por pura sorte. Somente pelo retorno ao padrão de Deus é que poderemos entender, perceber e receber as grandes bênçãos que ele preparou para nossas famílias.

b – A natureza frutifica conforme o que foi semeado.

1. Deus estabeleceu ordem na criação de tal maneira que cada coisa produza e reproduza conforme sua espécie.

2. Isto não vale apenas para o mundo animal e físico, mas também para a família em todos os aspectos: aquilo que semearmos dentro da família será o produto de nossa colheita.
2.1 – Pr. 29.17 (NVI) ‘Discipline seu filho, e este lhe dará paz; trará grande prazer à sua alma’.
2.2 – Pr. 29.17 (ARA) ‘Corrige o teu filho, e ele te dará descanso, dará delícias à tua alma’.

3. ‘Alegrias e delícias’são frutos colhidos em sua experiência e convivência familiar?

4. Ilustração: ‘Absalão, filho de Davi, não recebeu a devida correção que construiria seu caráter quando jovem. Anos a frente, seu caráter distorcido o levou a matar seu próprio irmão adonias e mais a frente ainda, rebelou-se contra seu pai, o rei Davi, procurando matá-lo. Esta rebelião acabou de modo trágico cm a morte do próprio Absalão’.

5. Os filhos precisam de limites, educação e disciplina, não meramente como instrumentos punitivos e repressivos quando a desordem aflora.

6. Disciplina e educação devem ser vivenciadas como instrumentos na construção de pessoas equilibradas e saudáveis visando uma sociedade melhor que a atual.


CONCLUSÃO: Pais! Disciplinem seus filhos seguindo as instruções de nosso fabricante, nosso Criador e amado Senhor.
Pode-se ter bons princípios partindo dos conceitos e padrões sociais, porém os mesmos devem ser filtrados pelo crivo da Palavra de Deus.
Construa um mundo e uma sociedade melhor, começando em casa!

Um comentário:

Anônimo disse...

A Familia e o lugar de disciplina e educaçao, com certeza...em 2 Timoteo. 3 ves.15 a 17 esta bem claro,nos pais somos o molde a forma que vai formar a base da sociedade, quem ama educa,devemos fazer nossa parte como cristaos servir de exemplo. Duvidas consulte o manual... desculpe a biblia....