segunda-feira, 12 de maio de 2008

A FAMÍLIA DEVE SER NINHO QUE ACOLHE


II Tm. 1.3-5

OBJETIVO: Incentivar cada família a ser um ninho acolhedor, seja no âmbito emocional e relacional, seja no âmbito da fé visando a formação da família nos caminhos do Senhor.

INTRODUÇÃO: O Salmo 27.10 afirma que pode haver famílias não acolhedoras. ‘Ainda que me abandonem pai e mãe, o Senhor me acolherá’. Aqui e ali temos visto mães que abandonam seus pequeninos recém nascidos. Aqui e ali temos visto famílias que maltratam seus filhos.

CONTEXTO: As Cartas Pastorais foram escritas no fim do ministério do Apóstolo Paulo, pelos idos dos anos 64 ou 66 d.C. com a intenção de orientar e fortalecer os pastores da região da Ásia.

TRANSIÇÃO: Quero refletir nesta oportunidade sobre o seguinte tema: A FAMÍLIA DEVE SER NINHO QUE ACOLHE.

I – A FAMÍLIA COMO NINHO QUE ACOLHE PROMOVE HERANÇA DE FÉ E TEMOR NO SENHOR.

a – A fé foi uma herança viva passada na família de Timóteo.

  1. Timóteo era filho de pai grego (pagão) e de uma mãe judia, e fora criado sob a forte influência de sua mãe e de sua avó, onde a fé foi transmitida como herança valiosa.

1.1 II Tm. 1.5Recordo-me da sua fé não fingida, que primeiro habitou em sua avó Lóide e em sua mãe, Eunice, e estou convencido de que também habita em você’.

  1. Paulo aponta para o fato de que Timóteo sabe as sagradas letras desde a infância e que estas lhe apontavam o caminho da salvação e da vida eterna.

2.1 II Tm. 3.15 ‘... desde a infância sabes as sagradas letras que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus’.

b – A família é o depositário da fé para as gerações que virão.

  1. A experiência de formar ou degenerar a fé tem seu melhor ambiente na infância.

1.1 Ilustração: ‘Os livros que compõem a trilogia intitulada ‘Fronteiras do Universo’, escritos por Philip Pullman, e publicados em 1995, já possui o seu primeiro volume transformado em filme que recebeu o mesmo nome do livro: ‘A Bússola de Ouro’ (ou Os Reinos do Norte, em Portugal). A grande ênfase dada na trilogia e no filme é saga da morte de Deus e de ter se tornado um ser desnecessário[1].

  1. Transmita a herança da fé em sua família.

2.1 Pr. 22.6Ensina a criança no caminho em que deve andar’.

2.2 – Ensinar a criança não é meramente apontar o caminho, mas andar no caminho com a mesma para que aprenda na prática.

  1. Pais, não esperem seus filhos crescerem para perceber a importância da Palavra de Deus na vida deles.

3.1 – Assuma ensiná-los.

3.2 – Assuma andar com eles no caminho.

3.3 – Seja exemplo e padrão para seus filhos.

  1. Mesmo os adultos podem ser educados ou reeducados nos fundamentos da Palavra de Deus e ter seus valores e procedimentos moldados, mudados e transformados conforme a vontade de Deus.

II – A FAMÍLIA COMO NINHO QUE ACOLHE PROMOVE UM TESTEMUNHO QUE SE ESPALHA.

a – Não existe verdadeira fé divorciada de verdadeiro testemunho.

  1. Salvação para o apóstolo Paulo não é um mero ato de fé que lhe garante a entrada no Reino de Deus, mas é um processo de transformação na vida daquele que verdadeiramente crê em Cristo Jesus.

1.1 – O poder do Evangelho na vida de Timóteo se mostra evidente.

1.2 At. 16.2 ‘... dele davam bom testemunho os irmãos em Listra e em Icônio’.

  1. Timóteo vivia sua fé de modo tão prático e real que seu comportamento indicava o tipo de compromisso que havia assumido com Jesus.

b – O testemunho cristão não é automatizado na conversão.

  1. Paulo escreve para Timóteo demonstrando que a Escritura pode moldar o caráter de quem nela é treinado.

1.1 II Tm. 3.16-17Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra’.

  1. Ter um testemunho coerente com o Evangelho de Jesus não é algo que se mecaniza pelo simples fato de se tornar membro de uma Igreja ou mesmo de se passar pela verdadeira experiência da conversão.

  1. Ter um testemunho coerente com o Evangelho de Jesus é fruto da formação e desenvolvimento do caráter baseado nos princípios e valores deste Evangelho.

III – A FAMÍLIA COMO NINHO QUE ACOLHE PROMOVE A DISPOSIÇÃO MISSIONÁRIA.

a – Cada família cristã é uma família missionária.

  1. Percebemos o ardor pela causa de Cristo presente na família de Timóteo narrado em poucas linhas, seja no texto de Atos, seja nas cartas do apóstolo Paulo ao jovem pastor Timóteo.

  1. Uma família como ninho que acolhe é uma família que forma também o vigor e a participação da família nas causas do Evangelho.

  1. Ser família missionária não se manifesta apenas em ir ou enviar um dos seus para um lugar distante, mas sim ser uma família que sempre está pronta a comunicar pela vida e pela palavra as verdades do Reino de Deus.

b – Uma família como ninho que acolhe vive o amor em ação.

  1. Uma família como ninho que acolhe vive o amor em ação dentro do convívio do lar através de relacionamentos saudáveis e restauradores.

1.1 – É natural que haja situações de diferenças e até mesmo de atritos entre os partícipes da família, porém sempre haverá lugar para o perdão e para a restauração.

1.2 – A família cristã como ninho acolhedor não é aquela onde não existem falhas, mas aquela onde as falhas são corrigidas.

  1. Uma família como ninho acolhedor vive o amor em ação nos relacionamentos externos abençoando todos aqueles que passam pelo seu convívio.

2.1 II Co. 2.14-15Mas graças a Deus, que sempre nos conduz vitoriosamente em Cristo e por nosso intermédio exala em todo lugar a fragrância do seu conhecimento; porque para Deus somos o aroma de Cristo entre os que estão sendo salvos e os que estão perecendo’.

CONCLUSÃO: Não basta apenas sermos famílias.

É necessário sermos famílias que sejam verdadeiros ninhos que acolham e agasalhem.

Num primeiro momento a família acolhe os seus.

Num momento mais lato a família acolhe qualquer pessoa ao seu alcance com o intuito de conduzí-la ao conhecimento salvador e transformador do Evangelho de Jesus Cristo.

Implemente em sua família este ambiente de ninho acolhedor.



[1] http://www.objetiva.com.br/objetiva/cs/?q=node/368

Um comentário:

Emilianu's disse...

Gostei de ver esta verdade transformada em realidade na vida de um pastor como Timóteo. Me identifico com ele em algumas áreas.